sexta-feira, 13 de março de 2015

Os estranhos critérios da Câmara de Lisboa para avaliação do património cultural.


Alguém me saberá explicar quais poderão ter sido os critérios para o SG da CML classificar este espólio como não tendo interesse para o Município de Lisboa devido às suas "caraterísticas" e ao seu "estado de conservação"? Colocando de parte critérios sérios de avaliação patrimonial, que obviamente não foram os utilizados, o que terá justificado aquela apreciação? Eu tenho uma ideia... mas por pudor não a apresento aqui. Deixo ao vosso critério... 

=//=

O espólio literário da Biblioteca dos Serviços de Cultura da Assembleia Distrital de Lisboa em relação à capital é bastante importante e rico, sobretudo pela qualidade e antiguidade das obras disponíveis. Isto tem-se verificado ao longo dos anos, já que, frequentemente, vários investigadores nos procuram seguindo indicações de outras bibliotecas da cidade e até de ilustres professores universitários que continuam a nos indicar como referência, mesmo agora que este espaço se encontra encerrado ao público desde outubro de 2014 (embora, por marcação prévia, seja possível aceder aos nossos fundos arquivísticos e bibliográficos).

Apesar de a Câmara Municipal de Lisboa, segundo parecer do seu Secretário-geral Dr. Alberto Guimarães, no âmbito do processo de transferência da Universalidade Jurídica da ADL (nos termos da Lei n.º 36/2014, de 26 de junho) ter recusado aceitar este equipamento por considerar que não interessava ao município de Lisboa devido às suas “caraterísticas” (?) e ao “estado de conservação”(?) do acervo, são várias as obras que, além da nossa edição Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa (uma das mais procuradas em particular por alunos universitários de arquitetura e história de arte), que têm despertado o interesse junto dos estudiosos da olisipografia.

Alguns exemplos:

Coisas e Loisas de Lisboa Antiga, de Francisco Câncio, 1951
O autor, conhecido erudito ribatejano que cursou a Faculdade de Letras e que se dedicou a trabalhos históricos e etnográficos como o livro Ribatejo, obteve também apreciável êxito em publicações sobre a cidade de Lisboa, como esta, em que trata de curiosidades e apontamentos históricos da cidade, do século XV ao século XIX, retratando situações e acontecimentos dignos de destaque, monumentos e edifícios, hábitos e costumes da população, descrevendo igualmente certos tipos lisboetas, como por exemplo: o ferro-velho, o moço de recados, a vendedeira de fruta ou a varina.

Lisboa de Lés a Lés, de Luiz Pastor de Macedo, 1940
Esta obra nasce, conforme o seu prefácio, na sequência de uma outra, intitulada Ruas de Lisboa, (obra póstuma de Gomes de Brito) em que Pastor de Macedo considerava existirem algumas lacunas na história das artérias mencionadas pelo erudito olisipógrafo.

Lisboa de outros Séculos, de Francisco Câncio, 1940
O autor, já acima citado, inicia aqui o seu trabalho reportando-se à época da morte de D. João II e da fundação do Paço da Ribeira. Dada a sua vertente etnográfica, mais uma vez, os hábitos e costumes da época, o vestuário e o vocabulário, são estudados.

Peregrinações em Lisboa, de Norberto de Araújo, 1939
Nesta obra, Norberto de Araújo faz uma descrição extensa das ruas, palácios e monumentos, templos e instituições e dos mais diversos episódios da vida e hábitos citadinos. Também são referenciadas pessoas que se destacaram no seu contributo pela cidade. Nesta publicação de 15 volumes é demonstrado o profundo conhecimento que o autor tinha das fontes e dos estudos esclarecedores do passado de Lisboa, sendo por isso hoje, especialmente conhecido, como um olisipógrafo erudito, tendo-lhe concedido o município de Lisboa a medalha de ouro da cidade.

A Ribeira de Lisboa, de Júlio de Castilho, 1948

Esta é a 2ª. edição da obra, que consiste numa preciosa descrição histórica da margem norte do Tejo, desde a Madre de Deus até Santos-o-Velho, da autoria de Júlio Castilho, ilustre escritor do século XIX, sócio da Academia Real das Ciências, professor de História e Literatura Portuguesa do príncipe D. Luiz Filipe.



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails