sábado, 18 de novembro de 2017

Reunião da Câmara de Almada: atrasos, hipocrisia e pluralismo


Começou com cerca de 15 minutos de atraso e apesar de se respeitar a respetiva ordem de trabalhos e ter havido um “Período de Antes da Ordem do Dia”, certo é que não houve qualquer informação sobre os despachos da senhora (e não senhor como a convocatória refere – “tiques” de quem ainda não aceitou o presente? ou uma simples desatenção? – de qualquer das formas, um lapso que não deveria ter acontecido) presidente nem dos vereadores como era indicado e assim o púbico presente (dezenas de munícipes que encheram a sala) nada ficou a saber sobre essa matéria.
(...)
A insistência do ex-presidente da CMA Joaquim Judas em pretender saber se o acordo entre o PS e o PSD era de governabilidade ou também programático, o que mereceu da parte da presidente a pergunta: “Não vejo a relevância do assunto, mas qual é a sua preocupação?”. Ao que Joaquim Judas respondeu: “Conhecer o grau de compromisso existente.”
É caso para dizer: mas que grande “cara de pau”! Logo o PCP que em Almada durante mandatos sucessivos fez acordos pós-eleitorais com o PSD em algumas freguesias (como a de Cacilhas, por exemplo) para garantir a maioria absoluta (que os eleitores não lhe tinham dado nas urnas) e quando questionado sobre o assunto adotou sempre uma postura de sobranceria afirmando que não tinha nada a explicar.
A intervenção do PSD que sentiu necessidade de esclarecer a sua posição sobre a questão da água: “A água é um bem público 100% municipal. Que não existam fantasmas. Ninguém está aqui para privatizar a água em Almada. Os SMAS são um serviço de excelência. É esta a nossa mensagem”. Ainda assim mereceu da parte da CDU um último comentário: “As palavras devem ser acompanhadas por atos.”
(...)
Joaquim Judas começou por informar que “a CDU não se irá opor à participação da oposição no Boletim Municipal”, ainda assim com a ressalva de que «o nosso entendimento dos órgãos municipais não é o mesmo para a câmara e para a assembleia municipal onde há bancadas. No anterior mandato foi criado um encarte proporcional ao peso eleitoral das bancadas mas com muita pena nossa nem sempre as forças políticas utilizaram esse espaço. A câmara, na sua diversidade, projeta o trabalho de uma espécie de “conselho de administração” no seu conjunto.»
Não posso deixar de introduzir mais um aparte: agora que mudou de “campo” e deixou de poder controlar a publicação daquele que, sobretudo em época de campanha eleitoral autárquica era um dos mais eficazes instrumentos de propaganda partidária (mesmo que o nome do partido nunca fosse citado), obviamente que a CDU não se irá opor à participação da oposição no Boletim Municipal.
(...)
Mas aquela que pareceu ser uma posição coerente (com ideias defendidas anteriormente) dos partidos que viriam a votar contra (PS e PSD) ou se abstiveram (CDU) na primeira parte rejeitando a possibilidade de a oposição participar no Boletim Municipal, na minha opinião não passou de uma atitude de grande hipocrisia se nos lembrarmos daquilo que todos eles já disseram na Assembleia Municipal sobre esta mesma temática e se encontra exarado em ata.
Mesmo considerando que Joana Mortágua poderia ter defendido melhor a sua proposta, estou em crer que nada faria mudar a “confusão conveniente” que se instalou e serve sempre de argumento nestas ocasiões alternando do PS para a CDU e vice-versa, consoante quem a usa detêm a presidência do órgão executivo ou está na oposição, contagiando também os parceiros de governação (neste caso o PSD).
Refiro-me à intenção deliberada de confundir a vontade do BE em dar efetiva expressão ao pluralismo existente nos órgãos colegiais do município atendendo à atividade desempenhada por cada autarca no exercício exclusivo das funções que lhe cabem, com a oportunidade dos vereadores da oposição passarem a fazer campanha pessoal ou atuando como se fossem meros cronistas dos respetivos partidos. Uma opinião emitida em jeito de preocupação pela presidente da autarquia.
(...)
Nesta notícia apresento apenas alguns destaques e o texto completo com o resumo da reunião (e as observações que achei por bem fazer) pode ser lido AQUI.


Artigos deste blogue relacionados com o tema principal:

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que correu bem, mesmo com atraso

Related Posts with Thumbnails