quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A Oficina dos Livros Poibidos


«Colónia, alvores do século XV. Ares de reforma e de mudança assolam uma Europa governada ainda pelas superstições e velhas crenças. A difusão do saber está em poder de uns poucos. No entanto, um pequeno grupo de sábios e eruditos que se reúne na mais absoluta clandestinidade está ligado por uma ambição comum: a transmissão cultural ao povo. Como? Através dos livros. Uma aventura de fundo histórico onde se misturam religião, poder, sexo, violência, amor, lealdade, traição, amizade… "A Oficina dos Livros Proibidos" é um romance que prende com a sua intriga e cujo ritmo se acelera de forma imparável até chegar a um desenlace surpreendente, ao nível de "O Nome da Rosa".»

O romance histórico não é um género literário que aprecie muito. Mas, a conselho da Sofia Barão, que me emprestou o livro, arrisquei ler A Oficina dos Livros Proibidos, de Eduardo Roca.
Foi uma fantástica aventura. Adorei! E só lamento ter chegado à última página. Queria mais!
Os cenários, as personagens, o enredo… enfim, tudo me cativou. E o mérito é do autor que, com a sua escrita empática, numa linguagem acessível, nos transporta aos ambientes daquela época de forma magistral.
Possivelmente haverá quem considere que a narrativa exagera no grau de suspense que é mantido “em lume brando” por demasiadas páginas intercalando-se episódios que parecem nada acrescentar à trama principal. Todavia, para mim, essa é uma das principais característica do texto que me cativou… porque, sinceramente, detesto livros em que o mistério se resolve depressa demais.
Várias foram as frases que me marcaram, por encerrarem uma mensagem que vai muito além das sílabas que compõem cada palavra, que transcendem o sentido literal daquela composição particular…
Deixo-vos aquela de que mais gostei, na página 176, por se identificar comigo e demonstrar o poder que a leitura tem sobre mim alimentando-me a imaginação, fazendo-me sentir livre:

«Também eu viajo constantemente, só que as praias a que arribo são de papel e tinta.»

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails