No sítio online da Academia Almadense estão publicadas duas breves notícias, datadas de 17 de Março de 2011, sobre o resultado das deliberações das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária. Até aí nada de mais.
Porque infinita é a vontade de sonhar e chegar sempre mais além… Espaço de convívio e reflexão onde as palavras são sementes que crescem livres de amarras.
No sítio online da Academia Almadense estão publicadas duas breves notícias, datadas de 17 de Março de 2011, sobre o resultado das deliberações das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária. Até aí nada de mais.
Termina hoje o prazo para apresentação das candidaturas a cinco novos lugares de direcção intermédia nos SMAS de Almada, dirigentes de 3.º e 4.º graus.
São várias as dúvidas que se nos apresentam. Citarei apenas algumas. A começar pela falta de clareza na identificação dos postos de trabalho, como podem observar pela leitura do respectivo Aviso publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 51, de 14-03-2011, p. 12.225: por exemplo, quem é que adivinha que um lugar para a "logística operacional" é na área da engenharia mecânica? Assim como, publicar o anúncio no Jornal de Notícias, um diário do Porto de fraca divulgação por estas bandas, serve apenas para cumprir o formalismo obrigatório e evitar que um número elevado de potenciais candidatos tomem conhecimento da vaga a concurso?
E, para terminar, temos a constituição do júri: havendo nos SMAS uma Divisão de Pessoal, não deixa de ser curioso que seja o Chefe de Divisão da CMA a integrar o júri, contrariamente ao que era hábito acontecer até à data. O que terá acontecido?
Vamos estar atentos ao desenrolar destes procedimentos concursais.
(para ver os videos em tamanho 425x344 clique duas vezes na imagem)
Espectáculo integrado na Quinzena da Juventude
Auditório Fernando Lopes Graça, Almada
Sábado, 26 de Março de 2011
"Associação Assim Ser" e "Balé Brasil de Portugal"
PARABÉNS ao Pedro e à Carmen (bailarinos, coreógrafos, animadores culturais... enfim, a alma desta associação e do seu corpo de dança) e a todos os que estiveram em palco e nos proporcionaram estes momentos de beleza, música, cor e alegria.
Na sexta-feira passada, dia 25 de Março, enviámos à Senhora Presidente da Câmara mais dois requerimentos:
Um sobre a questão do pessoal contratado em regime de prestação de serviços pago por verbas afectas ao Gabinete da Presidência;
Outro sobre o Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Almada, a Academia Almadense e a Companhia de Dança de Almada.
Embora tudo indique que não vamos obter resposta (tal como aconteceu com os requerimentos anteriores – oito de 2010 e um de 2011, apesar do Parecer favorável da CADA) não podemos deixar de continuar a exigir, por escrito, que a autarquia nos faculte documentos que todos temos direito a conhecer (cujo conteúdo não tem restrições de acesso e que se refere à aplicação de dinheiros públicos).
Brevemente iremos apresentar mais requerimentos. Pois assim procederemos com todos os assuntos que nos suscitem dúvidas. Não dispondo de informação acessível através do portal do município, é legítimo que pretendamos obter esclarecimentos pelas vias oficiais.
E para que a autarquia não se escuse alegando que a continuar assim teriam de incumbir um trabalhador só para tratar das respostas aos nossos requerimentos, informámos a senhora Presidente de que estamos na disposição de ir consultar os respectivos processos in loco, uma possibilidade prevista na LADA – Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (Lei n.º 46/2007, de 24 de Agosto), para deles recolher os dados pretendidos.

Veja AQUI o documento.
Notícias sobre mobbing, entre elas a do trabalhador em causa
Acabei de ouvir o CD (as miúdas ofereceram-no ao pai, no sábado passado). É, simplesmente, um espectáculo. Trata-se do álbum de homenagem a José Afonso. Acabou de ser lançado mas já é um fenómeno de vendas. As músicas do Zeca , com uma nova roupagem musical, mas a mesma mensagem. Uma surpresa muito, mas muito agradável. Pela voz de Olavo Bilac (dos Santos & Pecadores) e Nuno Guerreiro (da Ala dos Namorados), entre outros.
Da primeira à última sessão todas foram diferentes mas cada uma especial. A diversidades de estilos, a música a acompanhar e a qualidade dos poemas escolhidos (uns mais sérios outros que fizeram a assistência dar boas gargalhadas) fez destes três acontecimentos momentos únicos que todos apreciaram tendo sido muito gratificante para todos nós.

Em virtude de a CMA nos ter recusado a informação solicitada, como já aqui noticiámos, solicitámos parecer à CADA - Comissão de Acesso aos Documentos da Administração, que emitiu o Parecer n.º 44/2011, de onde retirámos o excerto acima apresentado.
Hoje começo o dia com a Assembleia Geral da SCALA, depois da minha caminhada matinal e do café da manhã.
Depois do almoço vou até Lisboa participar na manifestação da "Geração à Rasca", por solidariedade com os objectivos deste movimento apartidário. 
Esta imagem (retirada da Internet através dos mapas da Google), corresponde a parte dos terrenos expropriados a António Libânio Correia pela Câmara Municipal de Almada em 1981 e mais tarde cedidos, em direito de superfície, à CHUT - Cooperativa Habitacional União dos trabalhadores.
Apesar de a declaração de utilidade pública que esteve na base daquela expropriação ser um acto público (obrigatoriamente publicado no Diário da República), a senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada recusou o acesso a essa informação, presumivelmente por o considerar não público.
Opinião contrária tem a CADA - Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, conforme assim se expressou de forma fundamentada no seu Parecer n.º 44/2011 (de que são cópia os dois extractos acima publicados).
Desconhecemos os motivos que justificam este comportamento da senhora Presidente da CMA, contrário ao princípio da transparência. Se todos os procedimentos foram correctamente instruídos, julgamos que não haveria problema em fornecer cópia dos documentos solicitados. Mas...
Recebi este video do meu amigo Francisco Naia (uma voz sem igual na música portuguesa - que digo eu? uma voz? um músico, um poeta, sem igual). Uma prenda belíssima que quero partilhar convosco.
Trata-se de uma actuação surpresa do Coro "Premier Ensemble" no Café Iruña de Pamplona, a 7 de Maio de 2010. Celebrava-se, então, o "Dia Europeu da Ópera".
Oiçam, que vale a pena.
Segundo o Parecer n.º 44/2011 da CADA – Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, o pedido por nós formulado de acesso às licenças de construção e de habitação da moradia abaixo identificada, deveria ter sido deferido pois trata-se de informação de acesso livre e generalizado.
Mas qual é, afinal, o mistério desta moradia? Será por ser propriedade de um dirigente dos SMAS de Almada? Ou trata-se do facto de, apesar da construção estar concluída há mais de seis anos e de ser a residência permanente da pessoa em causa (portanto, com ligação à rede pública de abastecimento de água e electricidade), na Conservatória do Registo Predial (e na matriz predial das Finanças) ela estar omissa? Ou seja, oficialmente, naquele espaço existe somente um simples “terreno para construção”.