domingo, 15 de outubro de 2006

Fórum Social Português

Termina hoje o Fórum Social Português que, este ano, juntou em Almada associações e partidos de esquerda que continuam a sonhar com um outro Portugal e acreditam que um outro mundo é possível... três dias de conferências, oficinas de aprendizagem, bancas informativas, momentos culturais (exposições, teatro, dança e música), conversas informais e muito, muito mais... Pena foi, contudo, que a população tenha olhado com uma certa indiferença para estas inciativas e, apesar de haver algumas com bastante aderência, o certo é que ficou muito àquem da importância que os assuntos em discussão fazia prever.
Deixo-vos, aqui, o meu modesto testemunho:




Bancas da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), do STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local), Solidariedade Imigrante e Partido Comunista Português.


Bancas do Movimento Humanista, Marcha Mundial de Mulheres, FP e ATTAC.


Banca do Bloco de Esquerda, actuação do grupo português «Roncos do Diabo», ex-Gaitofolia, e Mesa da conferência «Partidos e movimentos na construção de uma alternativa política em tempos de globalização» (com a participação de Alex Callinicos da Stop The War, Inglaterra; Joana Soares, do GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental e Ana Drago e Fernando Rosas, dirigentes do Bloco de Esquerda, responsável pela organização deste debate), a iniciativa que acabei por escolher entre as múltiplas que, à mesma hora e distribuídas por vários locais da cidade, havia para escolher.

NOTA FINAL: para ouvir a actuação do grupo «Roncos do Diabo», clique AQUI e AQUI (peço desculpa pela qualidade da imagem, mas a gravação é amadora e tendo como recurso uma máquina fotográfica digital e não uma câmara de video... mesmo assim, dá para ouvir estes sons inovadores, baseados, em exclusivo, na sonoridade das gaitas-de-foles transmontanas e percursão. Um estilo que alguns classificam como sendo de punk-rock, ao ritmo agro-techno... uma força da natureza.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails