terça-feira, 18 de junho de 2019

O “tema dos comuns” ou “experiência dos grupos comunitários”!




“Encontros organizados em torno de temas chave de desafios da política local, coordenadas pelo Professor Raul Lopes com um convidado especialista no tema da sessão.
O objetivo principal é proporcionar aos técnicos das autarquias um espaço de aprendizagem interativa centrado na partilha de experiências. Em cada sessão haverá um tema introduzido pela comunicação de um especialista, a que se segue um período de debate aberto em que a reflexão sobre as experiências vivenciadas nas autarquias dos participantes é especialmente bem-vinda.”
3.º ENCONTRO / 2019
3 de junho de 2019 / 16:30H às 18H
As parcerias IPSS-Autarquias Locais: experiências, potencialidades e desafios
Rogério Roque Amaro, especialista em Economia Social

Estamos a viver um novo tempo histórico. A dicotomia Socialismo / Capitalismo, bipolarismo económico-social que marcou todo o século XX (mas que se foi esvanecendo a partir da queda do Muro de Berlim), já não se aplica ao século XXI. Necessitamos de um novo paradigma para enfrentar os problemas da sociedade e, sobretudo, resolvê-los.
O “tema dos comuns” ou “experiência dos grupos comunitários” é uma aposta do presente (embora tenha raízes no passado) e que se destina ao futuro.
Palavras-chave: GOVERNANÇA – PARTILHA – PARTICIPAÇÃO.
Que desafios para o século XXI?
Um problema nunca é só ECONÓMICO – SOCIAL – CULTURAL. A complexidade é uma caraterística inerente a todos. O que os distingue é somente o serem mais ou menos difíceis de resolver.
A propósito deste tema, ler Edgar Morin:
“De Morin o que mais nos interessa é a sua original teoria sobre o que denominou Os sete saberes necessários, que logo foi um seu livro em que afirma que diante dos problemas complexos que as sociedades contemporâneas hoje enfrentam, apenas estudos de caráter inter-poli-
-transdisciplinar poderiam resultar em análises satisfatórias de tais complexidades. Por isto chega a dizer: ‘Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?’ Com este seu livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin apresenta o que ele mesmo chama de inspirações para o educador ou os saberes necessários a uma boa prática educacional.”
DIGNIDADE DA VIDA e SUSTENTABILIDADE DO PLANETA são os dois grandes desafios do século XXI.
No século XXI os problemas complexificaram-se. Cruzam-se questões culturais e ambientais o que torna os problemas sociais mais difíceis e complicados de resolver. E se a isto juntarmos a territorialidade (o local concreto onde os problemas acontecem) e a dimensão política, a análise factual é ainda mais complexa.
Estamos numa sociedade da informação, só que a informação disponível nem sempre é bem interpretada. A economia torna a política refém dos seus ditames. Precisamos de inventar novos modelos, porque o mercado parece incapaz de resolver os problemas que criou e o Estado não consegue sozinho resolvê-los.
E a partir desta constatação chegamos à dimensão comunitária.
Em 2009, o prémio Nobel da economia foi atribuído a uma economista que, em conjunto com outro colega, estudaram a área das instituições não-mercantis.
“Ostrom estudou ao longo de toda a sua vida a cooperação humana. Estudou, em particular, as condições institucionais que são requeridas para que grupos humanos possam, de forma associativa, resolver os "dilemas sociais" que têm de enfrentar. O trabalho de Ostrom desafia a tese da "tragédia dos comuns" segundo a qual os recursos em regime de propriedade comum serão inevitavelmente sobre-explorados, se não houver a imposição de regras por agentes externos, tipicamente através da acção do Estado, ou se não se proceder à privatização individual de bens outrora comuns.”
A atual linha de reflexão recusa a dicotomia do século XX e acrescenta à visão PÚBLICO x PRIVADO a dimensão COMUNITÁRIA.
A resposta da comunidade para os complexos problemas das populações apela à DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.
O funcionamento, e organização dos grupos comunitários, mobilizam as pessoas para a intervenção cívica. Só na área da grande Lisboa existem 27 grupos comunitários.
Um exemplo é o da Alta de Lisboa que congregadiferentes organizações (IPSS, ONG’s, Associações, Empresas e Entidades Públicas) que desenvolvem actividades, da mais diversa natureza (Saúde, Educação, Emprego, Segurança, Ambiente, Juventude, Desporto, etc) no território da Alta de Lisboa, que compreende as Freguesias da Charneca e do Lumiar.”
Trata-se de um modelo de corresponsabilização. Uma resposta de parceria que não é o da estatização nem o do neoliberalismo. Trata-se de apresentar uma solução mais democrática.
Falamos de GOVERNANÇA que é um conceito diferente do de GOVERNAÇÃO INTEGRADA. Enquanto o primeiro assenta na participação das pessoas o segundo é tecnocrata e menos democrático.

Bibliografia:
·      Entrevista (2015).
·      Notícia sobre a “Rede Portuguesa de Economia Solidária criada em Rio Maior” (2015).
·      Intervenção na conferência comemorativa intitulada "20 anos de Intervenção Social em Portugal" (2016).
·      Artigo: A exclusão social hoje.
·      Vive o bairro!” A intervenção comunitária como ferramenta da redução de riscos e minimização de danos na Matriz H do Bairro da Flamenga.
·      Obras de Edgar Morin.
·      A Estranha Ordem das Coisas, de António Damásio.

37 comentários:

Anónimo disse...

Vereadoura da Cdu que atazo de vida e o Tiago que veio de sintra os mentecaptos desta CDU em Almada

Anónimo disse...

pCP almada ebateu fundo.
Ter um tiago que nunca foi comunista, veio de sintra para almada como assesor, um lecazinhos que nuca trabalhou um cromo

Anónimo disse...

A CMA tinha gente tão incopotente a tal Pardala demorou anos com projetos na gaveta, as augis paradas e problema do PDM .assim como o Zé couves não avaliou trabalhadores o do lixo nem deu condições aos trabalhadores mas está na Moita como adjunto do genro do ex presidente Judas a ganhar 3000. Viva os tachos no PCP .
Porquê a Pardala não ficou em Almada ? Pois voltar para o posto não dava ,foi melhor fazerem a folha a um em Loures para a meterem . Viva as lâmpadas do PCP

Anónimo disse...

Como é possível Amélia Pardal ter chegado a vereadora, Só mesmo neste PCP de Almada. Não sabe falar, cheia de tiques uma arrogante.Só quer falar na igualdade do género, na cultura como se percebesse alguma coisa de alguma coisa. Um zero à esquerda. A querer armar-se com a Presidente. Coitada tinha que viver tres vezes para chegar ao nível. O Tiago coitadinho do moleque, Um triste.

Anónimo disse...

Tiaguinho Galveias a pegar na esfregona. que tamanha inexperiencia. 1ª vez que pega numa esfregona. Nunca fez nada. Tão nitido. Coitadinho do mocinho.

Anónimo disse...

Sim essa dita Vereadora que trabalhava no mesmo edifício que eu ,entrava no edifício com a arrogância , prepotência sem limites ,tratava mal tantos. Queria a cultura o turismo esse conseguiu , deu passadeira vermelha as amigas subiu-as para chefes ,Ana Borges ou Tejim fui uma delas ainda hoje há o leva para a dita , Ana Carreira essa dava se ao luxo dizer não vou a concurso tenho tapete vermelho da Pardal.
Quando a vejo pelos vídeos nas reuniões câmara da vontade de lhe bater . Essa e o ex presidente que fingiam ser humanos , mas infelizmente era para os trabalhadores amigos.
Como a Sônia dos verdes essa foi para o SMAS a receber 2000 a recibos verdes para abrir e fechar uma porta. Muito mais há para escrever eram dias e semanas.Que nunca mais metam os pés na CMA .

Anónimo disse...

Na coltura tinha umas fâns do pioriu ainda no tempo da imilia concorreu para director da cultura num processo muito estranho. grande oportunista

Anónimo disse...

O que é feito do oportunista Geraldes de quem ninguém sabe o que faz para ganhar entre 2500 a 3000 por mês. Este senhor faz o quê para a população. Distribui folhetos.

Anónimo disse...

Comudistas de Almada, Geraldes, sua espsoa Luisa paulitos, montez, amelia pardal a tal que se pirou para loures aqui 2000€ por mês era pouco, tiago galveias nunca trabalhou à espera que o partido lhe arranje um lugarsinho, os burgeses carneiros, Pedro Rebelo, segundo se consta já meteu mulher na Cãmara, os xulecos da comixão de trabalhadores e Comisssão sindical (Rebelo, Paulitos e o Black )que trio de calões

Anónimo disse...

A CDU no seu melhor como marchante na marcha do Beira Mar lamento a falta de um membro da junta no pavilhão a dita senhora Ilda Garret só aparece em festas onde pode comer ,beber a farta e para as fotos ,uma mal educada, presunçosa que se acha a presidente.

Anónimo disse...

Ilda Garret uma oportunista que veio trabalhar para a camara, vamos lá saber quem a colocou cá arranjou casa da camara para uma familiar e agora arma se em comunista antes de vir para a camara não era comunista. Depois com as benesses tornou-se.

Anónimo disse...

PCP nas oras da amargura. O que faz um fulano chado Tiago a substituir o vereador gonçales. Esse repazito Tiago Galveias, caiu em Almada à 2 ou 3 anos. E de Sintra. O que fez este fulano na vida para estar ali. MInha nossa. A criatura não conhece o concelho. Deve ter pai que era militante e arranjou taxo para o filho

Anónimo disse...

PCP almada só trampa.

Anónimo disse...

A Amélia pardal a sinhora que só fala em igualdade do género como se tibesse alguma vez feito alguma coisa por isso. Atrazo de vida. Tanta coltura tem esta criatura que ganha 3800

Anónimo disse...

O Geraldes mete uma c.gada do PCP. Advinhem a multidão que lhe coloca likes. A Loisa Paulitos, a tia, o irmão, um tal montez. Coitado

Anónimo disse...

Anda por aí uma do execotivo da junta Caparica á procura de ser a próxima presidente afinal nunca ninguém a viu em nada do PCP a sra professora Patrícia que dizia mal do antigo executivo até di vereador da educação sim na escola entre colegas. Nunca foi cumunista ,aprendeu agora que pra subir Ten de andar no Facebook a fazer cumentários ou será engates ? Tadinha .
Paresse que anda já tudo a marrada na grande freguisia de Almada a gareta quer ser a \presidenta coitada.

Anónimo disse...

A CDU em Almada organiza tretas ninguém comparesse um tal Faustino saiu tacho da charneca a empresa faliu o PCP deu lhe algo. Vá trabalhar como outros acaba a prepotência

Anónimo disse...

Como foi possível no tempo do ex presidente Judas nem uma obra ,hoje fui inauguração da escola da Trafaria está irreconhecível.
Ainda bem o PCP dizer para fazerem obras nas escolas quando estiverem na câmera nada foi feito .
Passem pela escola da Trafaria vejam e em vez porém tretas nas redes sociais vejam onde falharan.

Anónimo disse...

Hoje depois ver a burrice e sectarios do PCP sobre os murais fiquei parva com o comentário da D.Barbara Judas dizer também ia pintar , nunca a vi fazer nada reformou com 55 anos ,está dias inteiros no café ,tem empregadas em casa sim tem tempo para isso visto sem uma burguesa . Os murais são do tempo passado bem o PCP vive nessa época ,bastou ouvir nos bombeiros uma Elsa Dias falar sobre o 25 ABRIL onde até falou do imperialismo,esta que quer ser presidente da Mega Freguesia . O espaço público é de todos nós.
Já agora a Catarina vá trabalhar nunca o fez. Enfim estamos no séc XXI .

Anónimo disse...

Uma matrafona que nunca trabalhou niguem sabe o que faz uma lUISa pulido anda sempre a aparecer em pinturas no murais para ser vista como grande cumunista.nunca buliu, ninguem sabe o que faz. vá trabalhar, um andré solha que arranjou emprego no seixal e que também agora é cumunista, o Geraldo que trabalhar é bom para o esminino

Anónimo disse...

Vergonhoso pintam paredes que todos contribuintes pagam impostos. Vi na foto a minha colega Luísa Paulistos está sempre de atestado médico para isto já não está doente.
Nas fotos são o bando dos que não trabalham e reformados .Almada devia fazer um baixo assinado contra isto.

Anónimo disse...

Um Viegas armado em comudista, conseguiu arranjar já com quase 50 anos taxo na função publica. Agora anda a pintar paredes. UM Pedro rebelo esgaziado veio trabalhar para o estado. Pegou no megafone e já é delegado do STal. Segundo ouvi já meteu a mulher no estado na Camara de almada. E é esta a escumalha do pcp em almada. eram 10 trambolhos a pintar a parede armados em grandes camaradas. Tadinhos com gentalha desta o PCP está muito mal

Anónimo disse...

Alguns trocatintas das colectividades estão desesperados pois acabou a mama dizem voluntários mentira comen bebem com a família a borla o velho Alfredo da incrivel Almadense leva a mulhe tudo nada paga , recebem da câmera e dinheiro desaparece em jantares etc maioria estão 30 anos nisto. Pois vivem disto nso apresentavam facturas nada há carrinhas para uso dos presidentes. Tudo a grande. O velho Proxete Maia para jantares está lá tudo em nome do associado.Tenhan vargonha

Anónimo disse...

O stal continua na perseguição a trabalhadora este Pedro Rebelo , Viegas , Paulistos não fazem nada estão dias sem ir trabalhar. Expulsem esta gentalha da CMA urgentemente.
Fui assinatura para novo bairro o dito Judas político de Facebook nem apareceu mas faz críticas nas redes sociais. Ele tem boa casa ,quinta no Alentejo ganha fortunas tem a família toda encaixada nas câmaras municipais filho da mãe diz comunista é um oportunista como irmão tudo igual.
Vergonhoso este PCP em Almada .Revoltante .

Anónimo disse...

Um maluco desse pedro rebelo já invadio gabinetes do vereador e nada lhe aconteceu. Segundo se sabe, já meteu a mulher que veio da banca com indminzação para trabalhar nas bibliotecas. Só
chulagem. se fosse no privado ou no banco onde a mulher trabalhava já tinham ido os dois com os porcos. Aqui meteu se no stal para poder ser maluco

Anónimo disse...

Pedro Rebelo maluco helder viegas andou em várias empresas privadas nunca foi comunista, veio à 3 anos para a camara e agora é do pcp, o Paulo Junior que nunca trabalhou esteve 40 anos na comixão sindical a coçar os c.lhões, passava os dias a comer e a beber, nunca trabalhou. São estes os fascistas de almada. Calões...tudo ao serviço doutra calona chamada luisa Paolitos.

Anónimo disse...

Lembrando que a mulher do Pedro Rebelo está numa biblioteca há poucos anos a trabalhar na câmera colocada pelo ex vereador José Gonçalves , este também colocou uma Sônia no smas a ganhar 2000 EUR.

Anónimo disse...

Na Ecalma a Paula Magro fazia a vida negra as pessoas perseguição total mas a mamã dela amiga do Judas , o padrasto o escultor que nunca trabalhou Almada era destes oportunistas.Acabou .

Anónimo disse...

Paula Magro mais uma que nunca foi comunista como o pai. Já a mãe meteu se na junta da piedade, mais uma burguesa que trabalhou o menos possível. Meteu a filha na ecalma como coordenadora ´e era má como as cobras para os trabalhadores. tinha as costas quentes do pai que se tornou comunista quando a filha arranjou taxo na Ecalma

Anónimo disse...

Comunistas em almada= fascistas

Anónimo disse...

Se estes xulos do stall tem o azar de me tentarem fazer perseguição apanho os gajos um a um dou cabo do canastro.
Agora até a facha da Laura anda a querer mandar ela que fique quietinha. Estas xulaas nada fazem .
Esta gaja foi a cma que lhe pagou a formação para ela estar naquele lugar .
Gonçalves e Judas bem meteram os que quseram na camera.

Anónimo disse...

Nunca mais se ouviu falar de uma vereadora do Pcp muito forte que só sabia falar na igualdade do género. Uma burguessa que se Meteu se no PCP e nunca fez a ponta de um corno, e foi a vereadora da camara.

Anónimo disse...

Está em Loures sem fazer nada

Anónimo disse...

Nunca fez nada mais uma intriguista.

Anónimo disse...

Alguém sabe dizer quantos sócios tem o stal na camara em almada e quantos palermas pagam cotas? milhares e milhares de euros retirados a trabalhadores que mal têm para comer.

Anónimo disse...

A matrafona Palitos atacava e dizia mal do Gonçalves o viriador das couves e dos tomates que não prestava etc, do Antonio Matos, do Judas. só visto como esta gente vive.

Anónimo disse...

Fascistas e lacaios de almada andam por ai Paulitos, a intriguista calona, o Porco suino Viegas, o Rebelo esquisofrenico, Venham trabalhar para a limpeza . Esta gentalha venha trabalhar para a higiene e salubridade, para saber o que é trabalhar. nunca trabalharam. Cambada de xulos. andam a ameaçar os meus colegas do lixo, esta canalha

Related Posts with Thumbnails