quinta-feira, 17 de maio de 2007

E eles são aos molhos





Eleições intercalares em Lisboa - Candidatos confirmados
(imagens retiradas do Diário de Notícias de hoje)

A esquerda está fragmentada. Apesar de se falar na necessidade da convergência, da união de esforços, etc. e tal, o certo é que cada um dos candidatos continua a pregar no seu quintal.

Fala-se que a esquerda ficaria fragmentada, perderia identidade (?) caso formasse uma única lista. Que haveria o perigo de se assistir a um êxodo eleitoral (?) de corrente inversa (?) – será que passariam todos para o PND? - porque há quem considere que os lisboetas não aceitariam votar numa lista onde comunistas e bloquistas estivessem lado a lado (?).

Misturam-se eleições autárquicas com política nacional (embora a importância de Lisboa transcenda, de facto, os limites geográficos do seu concelho) e, apesar de todos falarem em nome da população, recusam-se alianças à esquerda por temer que isso enfraqueça a luta contra o Governo.

Ou seja, acabam por estar a favorecer a vitória da direita que, mesmo com um candidato de circunstância e tendo partido de uma posição bastante fragilizada, vê as hipóteses de chegar ao poder crescerem significativamente. Refiro-me ao Fernando Negrão (do PSD), que pretende aparecer como paladino da luta contra a corrupção na autarquia da capital, o que não deixa de ser caricato sabendo que foi das hostes do partido que o apoia que saíram os principais responsáveis pelo caos a que a câmara chegou.

Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos. Decerto que irão surgir algumas surpresas.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails