segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CDU sem maioria... será que faz diferença?

Hoje não tenho tempo para fazer a análise dos dados. Mas deixo-vos aqui um mapa global, por freguesia, para que possamos ir reflectindo sobre os resultados obtidos no nosso concelho onde, mais uma vez, lamentavelmente, a maioria absoluta coube à abstenção... ou seja, a maioria dos almadenses continua indiferente à política autárquica. Um caso sério a merecer a nossa preocupação.

Aproveito a oportunidade para dar os parabéns à vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Oliveira que, tenho a certeza, irá desempenhar um bom mandato. Aliás, estou em crer que ela e o grupo municipal do BE (Luís Filipe, eu própria e o Manuel Braga) iremos constituir uma equipa coesa e empenhada na defesa dos interesses da população local. E, em conjunto com as/os restantes autarcas de freguesia eleitos pelo BE, constituiremos um grupo alargado com potencial para marcar a diferença na gestão autárquica em Almada.

Por isso, aqui deixo um abraço sincero de parabéns a: Helena Oliveira (vereadora), Luís Filipe e Manuel Braga (deputados municipais), Ana Lúcia (autarca na AF de Almada), Eduardo Jorge (autarca na AF da Caparica), Filomena Silva (autarca na AF da Charneca), Jorge Gonçalves (autarca na AF da Cova da Piedade), Vitor Hugo (autarca na AF do Feijó), Pedro Oliveira (autarca na AF do Laranjeiro), António Tavares (autarca na AF do Pragal), Jerónimo Gil (autarca na AF da Sobreda) e Helena Nunes (autarca na AF da Trafaria).

E, como mandam as regras democráticas, deixo, também, uma saudação aos adversários políticos que venceram as eleições no município e nas freguesias.

26 comentários:

BabySuicida disse...

CDU sem maioria? Pode fazer toda a diferença.
Depende das outras forças partidárias e, naturalmente, dos dossiers a serem tratados.
Deixo um pedido a Helena Oliveira. Deixe-se de ataques nacionais ao partido do governo e preocupe-se com a causa local.
Com toda a sinceridade e independentemente da seriedade de Helena Oliveira não a vejo no sítio certo.
Menos ainda na Assembleia Municipal onde Luis Filipe jamais se atreverá a levantar a mão à Maria Emília.
Propositadamente não falo das Assembleias de Freguesia.

Nuno Afonso disse...

Quer a Helena, quer o Luis Filipe são dois anjinhos a quem a maria emilia lhes irá dar um rebuçado- Então a velha emilia que tem a escola e maldade no corpo, fará destes dois moços, não façam barulho

Aníbal Moreira disse...

Quero em primeiro lugar felicitar o BE - Bloco de Esquerda, em particular a Ermelinda Toscano pela eleição "histórica" de um vereador na Câmara Municipal de Almada.
Estão de parabéns,"champanhe" pelo trabalho desenvolvido no concelho de Almada.

Lamento é que o coordenador do Bloco de Esquerda, não o tivesse enfatizado/ reconhecido publicamente esse feito, aquando das suas intervenções politicas nas televisões.

Não tendo a CDU maioria na Câmara Municipal, vai ter que governar com outra força politica, ou seja vai ter que dar um pelouro.

Coloca-se a questão, qual será a força politica alvo desse convite?
Neste caso, ( e que tudo indica que será) o BE - bloco de esquerda, aceita, e como se vai afirmar na autarquia?
Fica já aqui um desafio e um convite aos trabalhadores, para que não se esqueçam do que aconteceu nesta ultima gestão de 4 anos de CDU em sintonia com o sindicato amigo da CGTP o STAL, que levou a perda de direitos dos trabalhadores, fortemente divulgado neste blogue.

Para que se fidelizem ao sindicato ( sabem a que sindicato me estou a referir) que sempre denunciou e lutou pelos direitos dos trabalhadores.

Aníbal Moreira...vou estar muito atento
Parabéns

Analista disse...

Aníbal
O grande problema chama-se exactamente Bloco de Esquerda.
Até que ponto deixará - e pode fazê-lo - que a CDU faça passar tudo o que quer?
A CDU (5 vereadores) com o BE (1 vereador) são maioria.
Convém dizer que em caso de empate, a presidente tem voto de qualidade.
Por aquilo que tenho visto, o BE sempre se colocou numa postura de ataque ao PS/Governo, preocupado mais com este pormenor do que com a gestão CDU.

Anónimo disse...

Oh Minda, não sabia que um frustrado maníaco com varias tentativas de ... ...,varias vezes foi em plenário geral de trabalhadores foi acusado de burla qualificada ,quando se fazia passar por fiscal no fim da jornada de trabalho tentando sacar dinheiros dos "desgraçados" de pequenos empreiteiros ou construtores de habitação própria,e até à cerca de um mês pelo menos, é o que alguns ex colegas fazem passar em Almada que pela calada da noite introduziu-se nas próprias instalações do sintap em Almada.Minda atenção ao tipo de pessoas que começam a frequentar o seu blog. Não concordo com muitas afirmações que escreve nesta pagina, mas julgo é uma pessoa seria. atenção! os vampiros começam a rondar.Viva O povo

Anónimo disse...

Se pensam que a CDU se vai aliar ao Bloco de Esquerda, tirem daí o chapéu. O acordo será com o PSD, o unico partido que não rouba eleitorado à CDU. Alguma vez Maria Emilia ia dar oportunidade ao Bloco de fazer um bom trabalho, e crescer? Óbvio que não. A CDU perde sempre para a esquerda, nunca para a direita, e Maria Emilia só tem vantagens num acordo com o PSD, o que a torna imbativel mesmo na Assembleia Municipal.
O Vereador do PSD até é administrador do Metro Sul do Tejo.
O Bloco na Câmara ia dar muito trabalho à vereação.
O PS que comece a escolher a próxima vitima para daqui a 4 anos. Fatima Felgueiras está livre agora, pode vir ser candidata,

Minda disse...

Baby Suicida:

Fazer toda a diferença faria se a CDU de Almada não tivesse os vícios que adquiriu em 35 anos de poder (quase sempre absoluto).

Aguardo, com expectativa, a constituição do próximo executivo municipal e a distribuição de pelouros. Mas estou em crer que, à semelhança do que acontece em Cacilhas há dois mandatos consecutivos, a CDU se vá aliar ao PSD para garantir a maioria absoluta e continuar a governar com a prepotência do costume pois aquele é o parceiro ideal como já ficou provado ao nível das freguesias.

Numa coisa concordo consigo: a nível autárquico o papel da oposição deve estar centrado nas questões locais, do governo municipal. A oposição ao governo do país faz-se, sobretudo, na Assembleia da República.

Quanto ao desempenho do BE na Assembleia Municipal, lembro que ele não é apenas representado por uma pessoa mas por três (onde me incluo) sendo as nossas posições assumidas em conjunto.

Minda disse...

Nuno Afonso:

Helena Oliveira e Luís Filipe podem ser muita coisa, agora anjinhos? Desculpe mas está muito enganado e tem andado desatento nos últimos meses.

Quem é que, afinal, levantou a questão do trabalho precário na CMA? Quem tem denunciado as irregularidades no sector dos recursos humanos da CMA? Quem tem exigido mais rigor e transparência na gestão autárquica? Etc. etc.

Minda disse...

Aníbal Moreira:

Obrigada pelas felicitações. A eleição de uma vereadora é o resultado do trabalho da Helena Oliveira e de uma equipa que muito se empenhou durante a campanha. Os parabéns são colectivos.

Pois, foi pena que Francsico Louçã não tivesse dado ênfase a esta vitória que acabou sendo ofuscada pela desilusão de Lisboa e do Porto.

Ao contrário de si penso que a CDU não vai convidar o BE para fazer maioria absoluta. Mas aguardemos, serenamente...

Minda disse...

Analista:

Ai o problema chama-se Bloco de Esquerda? Ou, antes, chamar-se-á fraca oposição do PS em Almada? É que o BE nunca esteve no executivo municipal, ao contrário do PS que sempre lá esteve (mesmo sem pelouros). E o que fez, em concreto? Tenho esperança de que Paulo Pedroso venha mudar essa postura.

Minda disse...

Anónimo:

Peço desculpa mas não sei de quem está a falar e, por isso, não posso comentar o que diz.

Quanto à frequência deste blogue, ele tem entrada livre e assim continuará a ser. Não impeço ninguém de por aqui passar. Mas só causam mossa aqueles que nós deixarmos.

Minda disse...

2.º Anónimo:

Concordo inteiramente consigo no que se refere ao acordo CDU/PSD. É essa a minha opinião também.

Agora no que toca ao PS e à próxima vítima já não estamos de acordo. Primeiro porque não considero que Paulo Pedroso tenha sido uma e, depois, porque isso seria uma ideia demasiado rebuscada no sentido de que o PS assim age para permitir as sucessivas vitórias da CDU o que não acredito.

Analista disse...

Só me resta aguardar para ver a postura/actuação da vossa Helena Oliveira, em quem depositam tanta esperança.
Consoante o seu trabalho, mudarei, ou não, de opinião.
Até lá e na minha perspectiva, legítima como qualquer outra, o problema chama-se Bloco de Esquerda.

Belzebu disse...

Caro Analista(analista de quê?-presunção e água benta cada um toma a que quer)
Mas vamos ao que interessa.
O PS de Almada não conseguiu eleger o candidato mais á esquerda que pelo PS de Almada já passou. È pena para os almadenses, mas como ele vai ficar como vereador na CMA, pode ser que o PS de Almada vire á esquerda nos próximos 4 anos e ajude de facto o Paulo Pedroso a ser presidente da CMA. Se o PS Almada continuar na mesma o próximo presidente será o José Gonçalves.
Pense nisso e transmita lá aos seus camaradas.
Quanto á Helena Oliveira vai mudar de opinião.
Por fim: o problema chama-se Partido Socialista e não Bloco de Esquerda.
Aproveitem os próximos 4 anos para aprenderem a ser esquerda, aí os almadenses não irão desconfiar de vocês nas autárquicas, e confiar nas legislativas e europeias.
Vejam lá se aprendem!

Belzebu disse...

BabySuicida,
Sabe que a Minda era a candidata nº 2 do BE á AMA, e que o BE elegeu 3 de deputados unicipais?
Logo a Minda está na AMA.

BabySuicida disse...

E daí, Belzebu?

Lear disse...

Minda,
Em primeiro lugar os meus parabéns pela sua eleição como deputada da AM.
A CDU sem maioria será diferente ? Sim e Não. Só dependerá da oposição.
Parece-me que MES vai dar um pelouro ao PSD e não ao BE e o PSD tornar-se-á a muleta da CDU.
A impressão que me passa é que a oposição até agora não se tem oposto, sendo uma verdadeira correia de transmissão de MES.
Nota-se isso perfeitamente na AM onde tudo o que a MES lá leva, lá é aprovado. E falo de MES, porque quem ganha as eleições em Almada é MES e não a CDU. Pode-se gostar ou não da figura, mas indubitavelmente assim é.
A vassalagem da AM viu-se, por exemplo, na aprovação
do projecto Almada Nascente em véspera de eleições.
A impressão que tenho, pode ser que esteja errado, é que temos tido uma oposição pouco inteligente e medrosa, até parecendo que tem o rabo preso. Pode ser impressão, hum ...mas não creio que seja só impressão!MES também terá de reflectir: a sua vitória foi apenas uma meia-vitória, pois ela tinha apelado à manutenção ou mesmo reforço da maioria absoluta, não tendo tal sucedido. Além disso, é o seu último mandato e o putativo delfim, José Gonçalves é, até ver, um indivíduo sem carisma.
Ou seja,a CDU pode ir de derrota, em derrota, até à derrota final.
Na minha óptica, se forem inteligentes (MES é esperta, mas inteligente no sentido mais nobre da palavra, tenho dúvidas!) vão arrepiar caminho naquilo que não é difícil de perceber que foi o motivo da perda da maioria absoluta.
Caso contrário, que será provavelmente o que irá suceder, porque a inteligência por aquelas bandas não é muita e porque os vícios de décadas não se perdem da noite para o dia, tudo continuará na mesma.
Portanto, tudo está nas mãos da oposição, lado em que a inteligência também não abunda. Fico perplexo, quando vejo pessoas supostamente inteligentes comportarem-se como se fossem criancinhas imaturas!
Não sou muito defensor da teoria da conspiração, mas já estou como o velho espanhol, que as há, há!

Anónimo disse...

Minda

Concordo quase em absoluto com o que é dito pelo Al-Ma'dan.

Tudo vai depender da oposição ou da sua inexistência.

Não tenho dúvidas de que o PSD vai ficar com um pelouro - talvez o do Turismo que já foi seu - o que confere, desde logo, um rebuçado.

Discordo do Al-Ma'dan no que diz respeito ao José Gonçalves. Que tem carisma. Mas um carisma muito próprio do da Maria Emília.
Mas isso só o tempo dirá.

PS (não político): não dou os parabéns a ninguém até provarem que os merecem.
Têm muito tempo para mostrar...

Anónimo disse...

Quando escrevi "Que tem carisma. Mas um carisma muito próprio do da Maria Emília"

Queria escrever "que tem um carisma muito próprio MAS MUITO DIFERENTE do de Maria Emília".

Troquei os pés pelas mãos...

Sorry.

Minda disse...

Analista:

Está no seu direito de não acreditar... e nós de lhe dizer que, no mínimo, espere para avaliar depois das provas dadas.

Mas continuo a achar que está a olhar para "o problema" na perspectiva errada: o PSD é que tem sido a muleta da CDU quando esta não tem maioria absoluta (veja-se o caso de Cacilhas, insisto).

Minda disse...

Belzebu:

Não posso deixar de concordar com as suas palavras.

O PS precisa de ser uma oposição mais forte e credível para merecer a confiança dos eleitores. Espero que Paulo Pedroso traga a Almada essa dinâmica.

Minda disse...

BabySuicida:

E daí? Não quero parecer demasiado convencida, mas estou em crer que a minha presença no grupo municipal do BE na Assembleia Municipal pode mudar muita coisa... assim tenho dado provas neste blogue de que não temo a Maria Emília.

Minda disse...

Al-Ma'dan:

Obrigada. Conto ser uma deputada municipal empenhada e interventiva.

Embora não vá tão longe na apreciação negativa do trabalho da Assembleia Municipal de Almada (quando há maioria absoluta é muito difícil fazer seja o que for), não posso deixar de reconhecer que tem uma certa razão quendo refere a fraca oposição que a CDU sempre tem sofrido ao longo dos vários mandatos.

Por exemplo, uma coisa que me choca imenso é o facto de a Presidente desrespeitar as deliberações da Assembleia e nem a Câmara (a quem compete zelar pelo cumprimento das deliberações da Assembleia) nem a própria Assembleia se insurgirem contra esse facto. Incompreensível (e ilegal).

Espero que as coisas possam mudar neste mandato. Pela parte que me cabe, tudo farei para que assim seja.

Minda disse...

Observador:

Assumi um compromisso perante os eleitores, em meu nome pessoal e do Bloco de Esquerda. E vou respeitá-lo... pela transparência na gestão autárquica, podes crer que tudo farei para que haja uma oposição firme, coerente e que marque a diferença.
Aguardarei pelos parabéns no final do mandato. Mas espero que façam uma apreciação séria e não sectária do meu trabalho.

Lear disse...

Minda,
Faça-nos um favor, demonstre que, contrariamente a quase toda a oposição, não tem medo de MES.
Porque será que quase todos têm ?
Será ela um papão ? Terá ela os deputados e vereadores presos por algum lado ?

BabySuicida disse...

Mas há quem tema e muito.

Related Posts with Thumbnails