quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Balanço Eleitoral - parte II


Nas eleições legislativas, de 2002 para 2005, o BE subiu 108%, e de 2005 para 2009 22%.
Nas autárquicas, de 2001 para 2005, o BE subiu 155% no que se refere à eleição para a Câmara Municipal, e 151% para a Assembleia Municipal. Quanto subirá de 2005 para 2009?
Acerca da CDU, podemos observar que subiu 5% nas legislativas de 2002 para 2005 mas, todavia, decresceu outro tanto de 2005 para 2009.
Em relação às autárquicas, a CDU subiu 5% de 2001 para 2009 no que se refere à eleição para a Câmara Municipal, e apenas 2% para a Assembleia Municipal. Manterá esta proporção? Ou verificar-se-á uma tendência de descida, como a ocorrida nas legislativas?
Nas autárquicas de 2005, a CDU perdeu votos nas freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Feijó e Trafaria, a CDU, em particular nesta última onde a presidência da Junta passou para o PS.
Uma coisa interessante de se analisar aqui no concelho de Almada prende-se com o eleitorado flutuante, isto é, os eleitores que nas legislativas votam PS e nas autárquicas votam CDU. Em 2005 foram cerca de 23.456 eleitores que confiaram no PS para o parlamento mas já não lhe deram apoio a nível municipal. Que razões justificam este comportamento?
Assim como podemos dizer que há uma parte significativa de pessoas (13.325) que embora queiram a CDU na autarquia (em 2005) já não lhe confiam o voto para a Assembleia da República (2009).
Do mesmo modo temos um PS que, apesar da crise e do desgaste da maioria absoluta de Sócrates, e de em 2005 não ter conseguido cativar o eleitorado em termos autárquicos, acaba por obter mais 14.264 votos e vencer no concelho de Almada as eleições legislativas em todas as freguesias. Será que a falha está nas candidaturas apresentadas pelo PS até à data? Poderá Paulo Pedroso quebrar este ciclo?
Por fim, só mais uma pequena anotação para vos dizer apenas que cerca de 4.701 votantes do PSD têm a mesma atitude que parte dos eleitores do PS: votaram no PSD nas legislativas de 2005 mas não o fizeram nas autárquicas de 2005. Como se comportarão em 11 de Outubro de 2009, considerando que entre as autárquicas de 2005 e as legislativas de 2009, houve 4.595 que flutuaram de um lado para o outro?
E o CDS, perguntarão? Apesar da significativa subida nas legislativas, de 2005 para 2009, o certo é que este é um partido sem expressão autárquica no concelho de Almada, pois apenas costuma apresentar candidatura à CM e à AM e à freguesia da Costa da Caparica.
Finalmente, e apesar de os dados não constarem no quadro em análise, não posso terminar este artigo sem uma referência à abstenção:
Em relação às eleições autárquicas a abstenção foi de 53% (2001) e 52% (2005), em termos concelhios. Em 2001, a freguesia menos abstencionista foi a da Sobreda (48%) e a do Laranjeiro aquela onde a abstenção foi a mais elevada (59%). Em 2005, a Trafaria foi a freguesia onde os abstencionista foram em menor número (46%) e o Laranjeiro continuou a ser a freguesia com maior taxa de abstenção (58%).

24 comentários:

Belzebu disse...

Cara Minda,
Resolvi fazer uma Previsão para as Eleiçoes Autárquicas em Almada no próximo dia 11.
Estudei os dados das eleições Autárquicas de 2001 e 2005 e Legislativas de 2002, 2005 e 2009 mas o que consegui foi uma Previsão/Desejo:
PS: 4 Vereadores
CDU:3 Vereadores
BE: 2 Vereadores
PSD:2 Vereadores
Isto acabava com amaioria absoluta da CDU, inviabilizava um acordo CDU/PSD, a não ser que o BE também alinha-se nisso...
E possibilitava uma maioria ao PS se se entendesse com o BE.

Aceitam-se apostas

Liberdade disse...

A minha aposta é ou pouco diferente do Belzebu:

PS: 4 vereadores e vitória final.
CDU: 4 vereadores
PSD: 2 vereadores
BE: 1 vereador

Para isto acontecer a CDU tem de perder 2 vereadores, um para o BE e outro para o PS. O PSD é muito estável, não deve mudar.

Para mim é adquirida a eleição da Helena Oliveira do BE. Agora é preciso concentrar votos no PS-Paulo Pedroso, primeiro para eleger o 4º vereador e depois para ter pelo menos + 1 voto do que o PS. E como por um voto se perde e por um voto se ganha, nenhum voto pode ser desperdiçado.

Lear disse...

Estou com o liberdade, pelos menos 4 vereadores para o PS mas com mais votos que a CDU/MES para que a presidência fique com Paulo Pedroso.
Vamos torcer, mas torcer não basta, é preciso acima de tudo votar e votar bem.

Anónimo disse...

Cambada de ignorantes! É o único comentário que se me oferece. E este comentário inclui a autora do blog, que para contas destas deve ser zero! Não nas contas, na aritmética, mas na política!

Quanto aos comentadores de serviço, estudem primeiro. Façam um esforço por se informarem. Depois apareçam. Cambada de ignorantes! Repito!

Minda disse...

Belzebu:

Fazer previsões é uma tentação. Bem gostaríamos de adivinhar o futuro…

Também eu já fiz análise semelhante e tenho-a discutido com vários amigos. È natural que assim seja.

Perante o que nos é dado observar do comportamento do eleitorado almadense (que sempre foi maioritariamente de esquerda) é de esperar que, fartos da gestão CDU e dos tiques ditatoriais da M.ª Emília e da sua equipa, sobretudo da prepotência dos últimos anos, queiram mudar mas mantendo-se à esquerda.

As contas que apresenta parecem-me sensatas, embora considere como cenário mais provável a CDU ficar com 4 vereadores, mas ser o PS o partido mais votado, e o BE eleger só um vereador e ficar a meio caminho do segundo.

Todavia, tudo é possível… Só dia 11 saberemos o resultado. E muito vai depender da abstenção que, infelizmente, tem sido bastante elevada (superior a 50%).

Minda disse...

Liberdade:

Como respondi ao Belzebu, as contas que também fiz são iguais às suas.

Vamos, de facto, esperar que os abstencionistas percebam que essa atitude não é a solução para fazer Almada mudar.

Minda disse...

Al-Ma'dan:

Eles andam nervosos... demais. Sentem que, desta vez, a vitória não são "favas contadas".

Minda disse...

Caro anónimo:

A sua má educação apenas é possível porque neste blogue há respeito pela liberdade de expressão e os comentários não são moderados. Caso contrário teria sido eliminado...

Para se exprimir não necessita de ofender.

E se estas análises o deixam nervoso, vá descansar. Acalme-se, não se irrite... olhe pela sua saúde pois nestas eleições vai ter muitas surpresas que o vão deixar indisposto.

Emilia Matos de Sousa disse...

Anónimo que chamou ignorantes, é mais um comuna oportunista com uma tala nas fuças. Votai PS

Anónimo disse...

Minda,

Ignorante não é insulto. É um estado de (não) conhecimento, que com algum esforço pode ser alterado. Cambada também não é insulto.

Análises? O que aqui tem sido publicado são análises? A mim parecem-me muito mais puros desejos (como, aliás, o Belzebu assume)! Desejos puros, fundados apenas na especulação. E isso não são análises.

Insulto são estas "análises", mas ao povo de Almada. Que sempre soube distinguir muito bem as coisas. E você, Minda, sabe muito bem o que estou a dizer.

Finalmente, venha lá com essa dos "tiques ditatoriais". Logo você, que acena com a censura aos comentários quando eles não lhe interessam. E não, de facto não gosto destas "análises". Mas apenas por uma questão de rigor. Não porque me preocupem. É que eu sou rigoroso em todos os aspectos da minha vida, e não gosto da falta dele. Só por isso, Minda, acredite!

Anónimo disse...

Voltando ás previsões que não passam mesmo disso as minhas seram estas:
PS-4
CDU-3
PSD-2
B.E-1
CDS/pp-1

Eu sei que podera não ter nada a ver umas eleições com as outras mas não nos podemos esquecer que o CDS teve uma evolução do ano 2005 para 2009 no concelho de Almada de
3.50% com mais 2896 votos.
Por isso não é de descartar a hipotese de o PP ter um vereador.
Quanto ao comentador anonimo (ordinário) só demonstra o desespero e o panico em que estes comunas se encontram.

E.H

BabySuicida disse...

Quer-me parecer que o "Curioso" regressou disfarçado de coitadinho revoltado.
Embora com muito trabalho pela frente (eu disse trabalho?) o homem não desiste.
Abana por todos os lados.

Belzebu disse...

Caro Anónimo das21h28m

O sr/sra, para além de ignorante(iletrado, desinformado) também está desesperado.
É melhor começar a adaptar-se a uma nova realidade, talvez sem as mordomias a que está habituado...

Pedro da Cunha disse...

A Canalha anda completamente desorientada.
Esse macaco do curioso não sabe fazer contas de somar. Eu ensino nas últimas legislativas, o PS teve 37.000 votos em Almada, o psd vendidos à emilia, teve 17500, o tal partido do curioso A CDU/EMILIA/Construtores/Parasitas teve se não me engano 15.000. Não havendo vigarice a emilia peixeira não será vencedora.vamos votar Paulo Pedroso pelo menos é um democrata e esta canalha fogem como ratazanas

Anónimo disse...

Ora cá vai o resultado final

CDU - 5 vereadores
PSD 3 vereadores
PS 2 vereadores
BE 1 vereador

Dia 11 tiramos as duvidas....

Analista disse...

Anónimo de 3 de Outubro de 2009 3:15

Se estas suas previsões acontecessem:

CDU - 5 vereadores
PSD 3 vereadores
PS 2 vereadores
BE 1 vereador

Seria o holocausto almadense.
O que de todo não queremos.

Minda disse...

Emília:

Há quem resolva esconder a sua frustração atrás do pensamento de que todos os outros são ignorantes quando, afinal, são eles próprios os “néscio de serviço”.

Minda disse...

Anónimo de dia 2, 7:52

Ora, ora, tão instruído que ele é...Por isso, agradeço-lhe o trabalho de nos vir aqui explicar o significado de ignorante e cambada, tentando fazer-nos crer que não as utilizou com o objectivo de insultar.

E já que é tão inteligente, diga lá desde quando um desejo não pode ser baseado numa análise, ou uma análise impede que se apresentem previsões que possam ser, também, desejos?

Insultar o povo por expressar um desejo? Censura aos comentários? Essa agora é pura anedota…

E vem você falar de rigor. Sim, dá para ver a que tipo de rigor se refere, não precisa de explicar mais nada…

Tenha um resto de bom fim-de-semana e, como lhe disse antes, descanse e acalme-se. Os nervos, assim, dão-lhe cabo da saúde.

Minda disse...

E. H.:

Todos nós sabemos que legislativas são legislativas e autárquicas são autárquicas. Assim como é do conhecimento geral que existe uma grande fatia do eleitorado almadense que é de esquerda mas não está fidelizado a um partido, oscilando entre o PS e a CDU de umas para outras das eleições atrás citadas.

Essa evidência dificulta qualquer projecção mas isso não nos deve impedir de expressar as nossas opiniões, como alguns pretensos comentadores que por aqui aparecem querem que aconteça porque esses desejos não são coincidentes com o deles.

Pessoalmente, até posso não gostar dessa projecção, mas que ela tem a sua lógica tem. E depois da contagem dos votos, tenho fé em que a certeza daqueles que julgam ir ganhar sem problemas vai sair abalada.

E que eles estão em pânico, desesperados, estão! Há por aí muitos sinais evidentes desse estado de espírito.

Minda disse...

Baby:

Pois a mim também me parece, pelo estilo da escrita, que aquele anónimo é o Curioso… até pela vestimenta com que aqui aparece (mais uma vez de destemido anónimo) tudo indica que assim seja.
E, tal como o seu anterior homónimo, que só sabia falar escondido atrás da capa do anonimato, por aqui vem mostrar a confusão em que a sua cabecinha se encontra assim como a dos seus camaradas…

Minda disse...

Belzebu:

Exactamente. Mais palavras para quê?
Adiante...

Minda disse...

Pedro:

Não podemos contra-argumentar utilizando linguagem desse calibre com gente daquela… acabam por dar a volta e dizer que os estamos a ofender, pois esse é um privilégio de que se arrogam.

No dia 11 vamos votar e dar uma lição de cidadania a esta gentinha. Votar PS e BE é o voto certo para mudar Almada.

Minda disse...

Anónimo de 3-10, das 3:15

Pois é, dia 11 tiramos, de facto, as dúvidas. E se for este o resultado, uns dias a seguir veremos a CDU e o PSD de mãos dadas: a CDU a comandar e o PSD a servir de muleta, para receber umas migalhas de um poder que é pura ilusão.
Ou seja, tudo na mesma. O que não é caso para festejar mas, antes, para lamentar.

Minda disse...

Analista:

Se assim acontecer é caso para pensar que os almadenses terão o que merecem. Pena é que por causa de alguns venhamos todos a sofrer as consequências…

Related Posts with Thumbnails