domingo, 30 de janeiro de 2011

A primeira "wiki-revolução"?

Semanário Expresso, de 21-01-2011
Uma pergunta pertinente e que, à nossa escala e dimensão, nos leva a reflectir sobre a transparência na Administração Pública (governo e autarquias), a importância da divulgação de informação sobre a actuação dos governantes e dos autarcas no exercício das suas funções, os reflexos na formação da opinião da população e as consequências em termos eleitorais. Quem se atreve a deixar a sua opinião sobre o assunto?

30 comentários:

Roosevelt - O tal do século passado disse...

A unica opinião posssivel é que a Dra Ermelinda Toscano meteu na cabeça que é a Assange de Almada, que o seu boletim da plataforma é a Wikileaks cá do sitio, e por isso está eléctrica. Será que é hiperactiva? Se for, com Ritalina a coisa melhora, se não é mesmo clonagem de personalidades.
Qualquer dia o Blog chama-se Infinitoleaks.

Anónimo disse...

que obsessão.. com os autarcas.. realmente comparar a notícia com a dimensão das autarquias locais.. não ha palavras para descrever tamanha boçalidade!
será alguma frustração por não ter qualquer desempenho de relevo nessa área? o dom de saber interpretar os desejos e anseios das grandes massas não é para qualquer um...

Minda disse...

Roosevelt,

A hora tardia estava já a deixar-lhe as ideias turvas.
Um bom domingo.

Minda disse...

Anónimo(a) das 9:36h

Parece-me que a boçalidade trouxe-a o(a) senhor(a) consigo pois não percebeu o que se pretendia com esta notícia. Mas eu repito:
«Uma pergunta pertinente e que, à nossa escala e dimensão, nos leva a reflectir sobre a transparência na Administração Pública (governo e autarquias), a importância da divulgação de informação sobre a actuação dos governantes e dos autarcas no exercício das suas funções, os reflexos na formação da opinião da população e as consequências em termos eleitorais.»

Churchill disse...

Ermelinda
As possíveis vantagens do wikileaks estão a ser claramente destruídas pelos assassinatos em massa, que estão a ocorrer, e a Tunísia é um caso evidente.
O gosto pela coscuvilhice já destruiu a relação diplomática entre vários chefes de Estado, e isso não é reparável.
Eu percebo que para a prossecução dos seus objectivos isso pouco interessa, mas volto a dizer que arrastar pela lama o bom nome das pessoas não devia ser uma coisa de animo leve.
.
Já agora o Assange também não me parece grande modelo de virtudes.

Até logo

Anónimo disse...

Glocal, é uma expressão que define completamente a comparação apresentada.
Pensar global e agir local é cada vez mais necessário e verifica-se alguma semelhança entre o fenómeno wikileaks e o fenomeno dos blogs, não só os de Almada, mas os que se situam um pouco por todo o microcosmos do poder autárquico.
A formação de sentimentos comuns que se congregam tendo como núcleo a participação num mesmo espaço cibernético, motiva para a mudança, agrupa para fortalecer, e deixa o poder confuso por não conseguir atribuir uma responsabilidade individual.
Utilizando uma palavra arabe, 'al qaeda', a rede, torna quase impossível de destruir porque o alvo é difuso.
Ao encabeçar um movimento, Bin Laden, Assange, ou outra pessoa qualquer, só dá a mensagem ao poder que é possível decepar o movimento mas, ele é já autonomo e prosseguirá se as comunicações não forem cortadas.
Daí que sim, podemos considerar a situação da Tunisia como a primeira wiki-revolução.
Oliveira

Minda disse...

Churchill,

Está a falar exactamente do quê?
Que grande confusão vai por aí…
Agora passei também a não me importar com assassinatos em massa para atingir os meus objectivos? Ou a destruição de relações internacionais? Desculpe que lhe diga mas parece que você ensandeceu de vez…
Nomes arrastados na lama? Que nomes? Que lama?

Minda disse...

Oliveira,

“Glocal”… soa mal mas acaba por agregar o sentido pretendido.
Em complemento do que escreveu:
O acesso à informação só causa problemas a quem tem algo a esconder.

Churchill disse...

Ermelinda
Para apreciadora de poesia, está com grande falta de imaginação.
Não percebe, ligue a televisão nos noticiários, e veja o que está a suceder.

A sua escala é obviamente menor, mas as pessoas que veio aqui enlamear, e até provado em tribunal, todos são inocentes, sofrem na pele as consequências da sua leveza de acusações.

Já agora por onde anda o homem do mobbing?, não temos ouvido falar nele. Não estava a terminar o período de estágio?(veja a entrevista da mulher dele no Sol)

Até logo

José Eduardo disse...

Caro Churchill: imagine todos os outros (na CMA/SMAS), que sem poderem queixar-se têm sofrido na pele, na carreira profissional e na carteira as arbitrariedades desses criminosos! O que diz sobre eles? Não existem para si? Estes que você fala e defende têm mais direito à dignidade que os outros? Rosne lá mais um pouco...

Churchill disse...

José Eduardo
Num Estado de direito, os fins não justificam os meios.
Se bem se lembra, é mesmo por isso que algumas provas foram anuladas e um tal cidadão ilustre de Almada ficou sem acusação.
.
Se há culpados de ilícitos, de irregularidades, de erros graves, aguardo a sua punição, com o desejo de rápida justiça.
Ao mesmo tempo espero que a haverem inocentes, o sr. e a sua líder sejam responsabilizados. E não é politica, é mesmo judicialmente.
.
Criminosos lá no seu vocabulário será uma coisa leve, para mim não.
.
Até logo

Minda disse...

Churchill,

A lama a que se refere foram os próprios que a produziram. E a falta de cuidado acabou por fazê-los cair no lodo, mesmo sem ninguém os empurrar.

Minda disse...

Zé Eduardo,

Parece que para certas pessoas há aqueles que são inatingíveis e, por isso, qundo se lhes toca "aqui d'el rei".
E depois há os outros. Aqueles que podem ser sempre prejudicados pelos primeiros.
Mas o reinado da prepotência mais tarde ou mais cedo vai acabar.

Minda disse...

Churchill,

Peço desculpa por me meter na conversa entre si e o José Eduardo.

Ao contrário da maioria que por aqui passa lançando acusações levianas, eu assumo, com a minha verdadeira identidade, tudo o que aqui escrevo.

Os que se sentem lesados, em vez de lançar impropérios de forma anónima e cobarde, devem recorrer às entidades judiciais competentes para que estas analisem e julguem, de forma imparcial, o que aqui se escreve... mas não só o que é da minha responsabilidade, também os comentários dos anónimos que tanto falam em justiça mas dela têm uma visão tão deturpada, pois não se coibem de caluniar sem uma única prova do que afirmam (ao contrário do que neste blogue é prática corrente).

Churchill disse...

Ermelinda
Mas já algum dos seus acusados foi constituído arguido?
.
Espere lá pelos resultados e depois abra então o champanhe.

Até logo

José Eduardo disse...

Caro Churchill: estou cá à espera dos processos desses criminosos! Eu, pelo que me assiste e enquanto funcionário da autarquia, já os accionei judicialmente mas falta fazer a reforma da justiça, ainda...tenho coluna vertebral, será que sabe o isso é?!

Minda disse...

Churchill,

Não são "meus acusados" e não pretendo abrir o champanhe, porque isto não é nenhuma festa.

Quanto aos processos em Tribunal... aguardemos, serenamente, os resultados.

Churchill disse...

Ermelinda
Se está a pensar aguardar serenamente, e quer companhia, é melhor comprar um açaime aí para o Zé Du.

PS. Começo a entender os dirigentes que bloquearam a ascensão do homem, comigo ele ia era para o olho da rua se me tratasse por criminoso.

Até logo

José Eduardo disse...

Caro Churchill: você deve ser um grande "lambe botas" e só vê, que consiga progressão na vida, com ausência de coluna vertebral. Desejo-lhe, que o que me desejou nunca aconteça ao seu filho! Relaxe e respire fundo, por cá ando...

Churchill disse...

José Eduardo
Ah pois claro, isto no mundo só há lambe botas e pessoal que chama criminoso ao chefe.
Umas aulas de humildade, e quem sabe de catequese, eram capaz de ser úteis.
Ou então Xanax.
Até logo

José Eduardo disse...

Caro Churchill: você não tem emenda! Faz-me lembrar uns célebres personagens (Social Fascistas do PCP e criminosos), em que para eles era legítimo mexer na carteira dos outros, não se podia era mexer na deles, porque aí, "alto e pára o baile", era a carteira deles e ai de quem lhe quisesse tocar! Você está tão cego que nem se enxerga e ainda lança atoardas bacocas...continue assim, sua luminária incandescente!

Minda disse...

Churchill,

Se há aqui quem precisa não de um açaime (que cão será quem assim se sentir, não que eu o chame a ninguém) mas de ter tento na língua (considerando que a escrita é o reflexo do seu pensamento) parece-me que é o Churchill.

E quanto à utilização do termo criminoso, podendo ele ser forte demais para os seus ouvidos (neste caso, olhos) não deixa de estar correctamente aplicado quando nos referimos a alguém que não respeitando a lei comete um crime e, portanto, tem um comportamento reprovável.

Churchill disse...

Ermelinda
Não esperava sinceramente que desse abrigo ao tipo de intervenções do Zé Du, absolutamente descontroladas, excessivas, difamatórias e muito para lá do razoável.
E já não estamos a falar de acusar um candidato de comprar casas sem pagar a Sisa (é verdade, já leu a justificação do Cavaco, afinal o homem sempre se deu ao trabalho de esclarecer a coscuvilhice!), mas de um assistente que resolve chamar criminosos a chefias e dirigentes.
A sra. dirige um serviço, também têm esse comportamento nos seus colaboradores?, e se um a tratar assim, aceita?
.
Aqui não tenho qualquer dúvida, se ele assume a autoria do que aqui escreve, eu se fosse dirigente dele fazia uma participação para abertura de processo disciplinar, no mínimo.

Até logo

José Eduardo disse...

Caro Churchill: acredite, se quiser mas, você diverte-me...eheheheh. As afirmações, que produz são próprias de alguém, que é muito pobre de espírito ou nunca soube o que diz. A ignorância revelada é atroz e, sempre tem a "safa", de renegar, quando lhe convier, a autoria dos dislates que por aqui vai proferindo (deixe-me que lhe diga: não tem a capacidade que pretende ter em nenhum patamar, não tem nível para me atingir e mais grave, sabe muito pouco, embora fale muito...eheheheh). Investigou muito pouco (ou as suas fontes são muito bacocas) sobre o meu percurso pessoal, profissional e académico! Tem de voltar a fazer "os trabalhos de casa", como se mandam os meninos repetir a redacção e fazer as contas! Para quem afirma ter já uma provecta idade faz uma triste figura (confirma-se: “burro velho não aprende línguas”) eheheheh. Até já (entretanto mostre que não tenho razão e diga alguma coisa sobre o artigo em questão...).

Minda disse...

Churchill,

Quem parece que está a passar os limites do razoável é o senhor.

Se até você que não sei quem é tem a porta aberta para entrar, por que haveria eu de a fechar a um amigo? Entre vocês os dois, se tivesse de mandar alguém embora pode crer que nunca seria o meu amigo José Eduardo.

Churchill disse...

Ermelinda
Desculpe mas não percebi.
O seu colega de plataforma chama criminosos aos dirigentes da CMA, e eu é que estou a passar das marcas?

Isso é que são os parceiros de movimento cívico?, grandes modelos de virtudes!
Enfim, a Sra. que vem de partidos que dão cobertura a bombistas, terroristas e outros criminosos (esses sim são criminosos), já deve achar isso normal, mas as pessoas decentes não.

Fique lá com os amigos que quiser, mas lembre-se que o povo é sábio, e não é a toa que diz "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és".

Até logo

Anónimo disse...

Admirador dá Plataforma dá Cidadania e do Infinitos, mas cansado do Churchill, eu recomendaria o deixar escrever no blogue, a liberdade de expreção é muito importante, mas o meu conselho é não lhe responder já que só quer desestabilizar e provocar sem contribuir a nada novo.

Obrigado.

Churchill disse...

Anónimo que gosta de fingir que dá erros.
Obrigado pela recomendação.
Até logo

Minda disse...

Churchill,

Gosto mais do ditado "cá se fazem cá se pagam"... e estou em crer que se vai cumprir.

Minda disse...

Anónimo das 11:07h

Não se preocupe. O anónimo que refere não abala a estrutura deste blogue e muito menos a minha.
Obrigada pela sua admiração.

Related Posts with Thumbnails