quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Passatempo - Frase mistério! Quem adivinha o autor?

Este passatempo foi-me proposto por um amigo. Colocar frases pouco conhecidas, com algum conteúdo de reflexão, mais ou menos polémico, aqui no Infinito's e solicitar aos leitores que tentem descobrir, pelo teor da suposta mensagem, quem será o autor das palavras.
Achei o desafio interessante, por isso aqui fica a primeira frase que ele me enviou (mas, em breve, haverá mais):
«A social-democracia nunca pensou em solucionar os problemas reais do movimento profissional.
Em poucas décadas, nas mãos espertas da social-democracia, o movimento sindical de instrumento de defesa dos direitos sociais passou a ser instrumento de destruição da economia nacional.
Os interesses dos trabalhadores não deveriam em nada obstar a sua acção, pois, politicamente, o emprego de meios de compressão económica sempre permite a extorsão e o exercício de violências a toda hora, sempre que, de um lado, há a necessária falta de escrúpulos e, do outro, a suficiente estupidez junta a uma paciência de cordeiro.
E isso acontece nos dois campos em luta.
Já no começo deste século (séc. XX) o movimento sindical, de há muito, havia deixado de servir ao seu objectivo de outrora.»
Esclarecimento.
A transcrição das frases que aqui venham a ser apresentadas não significa concordância da autora do blogue às ideias nelas subjacentes, ou uma qualquer forma de apoio/admiração por quem as escreveu.
Pretende-se, apenas, com este desafio, trazer à reflexão algumas ideias que, desconhecendo-se o seu autor, e desenquadradas do contexto onde terão sido proferidas, podem ter interpretações diversas daquelas que teriam, seguramente, se o autor viesse logo identificado à partida.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails