domingo, 23 de janeiro de 2011

Cinco contra um!


Acabei de ouvir o mais triste discurso de vitória de um candidato. Nitidamente de vingança. A exigir que denunciem quem orquestrou a campanha negra contra si. "Foram cinco contra um", disse. Saberá ele que denunciar factos não é caluniar? Estou desiludida. Cavaco Silva vai ser presidente por mais cinco anos... Mas não foi com o meu voto. E se fosse no distrito de Setúbal, haveria 2.ª volta.

38 comentários:

Roosevelt disse...

Minda, em primeiro lugar, como vaticinei, Cavaco ganhava logo à primeira. Em segundo, como vaticinei, a Minda iria partir o verniz e toca de despejar o seu já tão habitual veneno que destila aqui, nas Assembleias em que participa etc.
Discurso de Vingança? Com que autoridade moral a Minda pode afirmar tal coisa, quando o seu Blog e inumeros posts seus aqui não são mais do que vendettas pessoais à presidente da Câmara de Almada, durante a campanha contra o cavaco. Quer campanha mais negra em Almada que o seu blog associado a um outro emalmadense? De facto essa é uma área em que Ermelinda se move bem e pode dar a sua opinião bem avalizada.
Como o País é mais vasto que Setúbal onde venceu a abstenção e não o seu triste poeta, Cavaco estará cá por 5 anos mais.
Não entendo como é que gente que se afirma democrata tem tanta dificuldade em lidar com a pluralidade de ideias. Não aceitam que em Almada os cidadãos escolham a CDU. Não Aceita que no País os cidadãos escolham Cavaco.
Uma coisa me resta. Não esperava outro post vindo de si. Triste, baixo, vil, sem nada de novo.
Espantava-me que de si viessem palavras de coragem para todos trabalharmos para o país sair da crise, que viesse um apelo de união para deixarmos de ser a anedota da Europa. Isso sim.
Agora esta converseta do bota a baixo sua, não só já não surte efeito, como não traz nada de novo.

Anónimo disse...

Para todos os sociais fascistas comunas:Portugal rendam-se è evidência, são apenas 300000.
Com a arrogância de serem os defensores dos trabalhadores. demagogos.hipocritas, fascistas.
o que sofrem os trabalhadores nas mãos destes comunas fascistas

Anónimo disse...

Roosevelt vá dar banho ao caõzinho. está aqui porque não vai trabalhar amanhã. reformou-se com 50 anos e é um comuna buguês da treta

José Eduardo disse...

Caros: Vejam a militância e o valor dos PCP's no distrito de Setúbal: "Presidenciais/Setúbal: Cavaco reforça votação e Francisco Lopes diminui em distrito gerido pelo PCP"; "O candidato apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, também perdeu mais de 30 mil votos, tendo obtido 18,14 por cento dos votos, ficando aquém da votação de Jerónimo de Sousa há quatro anos, que obteve 21,20 por cento." Fonte: Expresso
http://aeiou.expresso.pt/presidenciaissetubal-cavaco-reforca-votacao-e-francisco-lopes-diminui-em-distrito-gerido-pelo-pcp=f627699

Tenham uma boa semana e os PC's do distrito de Setúbal, comecem a pensar emigrar até à Coreia do Norte!

José Eduardo disse...

Vejam bem o valor do PCP no distrito de Setúbal:"Cavaco Silva conseguiu ganhar nos 13 conselhos de Setúbal, um antigo bastião comunista, e Vila Real passou a ser o novo 'Cavaquistão' . Manuel Alegre foi vitorioso em apenas dois concelhos. E Fernando Nobre marcou pontos no eleitorado urbano."
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/a-geografia-dos-resultados_1476751
Fonte: Público

O Povo tem andado iludido com a demagogia destes Social Fascistas do PCP, no distrito de Setúbal, mas, em próximas eleições autárquicas, vamos enviá-los para a Coreia do Norte!

Minda disse...

Roosevelt,

Tenha uma noite descansada.
Mas não deixe o nervosismo estragar-lhe o sono. Tome um calmante antes de se deitar.
E votos de uma óptima semana.

Minda disse...

Anónimo das 23:47h

Infelizmente essa arrogância que refere é um facto.
O PCP gosta de levantar a bandeira da defesa dos direitos dos trabalhadores mas, depois, vê-se aquilo que fazem quando têm o poder nas mãos.

Minda disse...

José Eduardo:

Obrigada por nos deixares essas ligações.
Esses textos são bons para reflectir.
Mas duvido que o PCP os interprete da mesma maneira... como é costume, até vão dizer que o camarada Chico teve uma vitória estrondosa.

Roosevelt disse...

Parece que a Ermelinda é que precisa de calmantes. Mas é para 5 anos.

Anónimo disse...

"Vocês" tem todos o mesmo discurso e escrevem de igual forma. São UM por 5? Que blog tão estranho. A pessoa a auto-comentar-se a si própria.
Calmantes e em doses cavalares!

José Eduardo disse...

Caro Anónimo de 24 de Janeiro de 2011 01:11 : Trate de falar com o comité central do PCP e, veja lá, se lhe arranjam um tacho lá na Coreia do Norte, como faziam, logo a seguir ao 25 de Abril de 74, quando enviavam os filhos dos "camaradas" estudar com bolsas na extinta de podre U.R.S.S. e RDA! Ainda me lembro, de falar com o falecido José Alves (antifascista do PCP) e questioná-lo, sobre a vida na RDA, quando a visitou depois do 25 de Abril e ter-me dito, que não gostou nada do que lá viu (inclusive, não o deixaram sair do circuito de visita programado)! Aceite a minha sugestão…ainda vai a tempo de tratar dos contactos necessários e emigrar! No entretanto, tome lá a sua droga calmante e durma! Amanhã pode iniciar os contactos!

Anónimo disse...

Qual a leitura dos resultados propriamente ditos, nomeadamente do Manuel Alegre? Qual a responsabilidade do seu BE nestes resultados? Pessoalmente entendo que o não haver 2ª volta se deve ao facto do seu BE não ter apresentado uma candidatura própria, ou seja o Manuel Alegre não foi a soma das partes. Pelo que se pôde ver por vários blogues e nas redes sociais muitos apoiantes, simpatizantes e militantes quer do PS quer do seu BE não se reviam e não votaram Alegre. No caso do seu BE ter apresentado uma candidatura autónoma penso que o Alegre mantinha ou eventualmente subia, e o seu BE conseguia entre 7 a 8%. Obrigando ai a uma 2ª volta entre Alegre e Cavaco, um confronto puro e duro entre esquerda e direita, e ai sim, muito possivelmente Alegre vencia. Errada, politicamente a opção do seu BE. Está de acordo ou nem por isso?
antonio jacinto

Almadense disse...

Felizmente que o país não é como o distrito de Setúbal. Caso assim fosse, estaríamos bem pior.

Espero é que uma das primeiras acções presidenciais seja a dissolução da assembleia da república e convocação de eleições legislativas... Com governos de esquerda nunca iremos longe.

Anónimo disse...

O PR foi eleito à moda da presidente da CMA, ou seja é PR com o voto de 23% dos inscritos.
Agora a necessidade de informar o povo sobre o que se passou ainda é maior:
-como ganhou tanto dinheiro numa compra de favor, dado que as acções do BPN não estão cotadas
-o que se passou com as suas casas de férias, entre compras, venbdas, permutas e sabe-se lá mais o quê
Depois de esclarecer o povo sobre tudo o que se passou, então pode ser um PR sem rabos de palha.
Defesa de Almada

Augusto disse...

Cara Ermelinda sou apoiante do Bloco de Esquerda, para tudo ficar já claro.

A pergunta que lhe quere fazer, é se me consegue explicar, o porquê da votação baixissima do Manuel Alegre em Cacilhas.

Agradeço-lhe desde já.

roosevelt disse...

Se calhar caro Agusto, porque em Cacilhas as pessoas não são tontas e votaram no prof. Cavaco, e Manuel Alegre está longe de alguma vez vir a ser um bom presidente da republica. Depois, a representatividade do Bloco em Cacilhas é minima, e os socialistas que o são de verdade tiveram muito nojo em votar num candidato apoiado pelo Bloco que lhe faz a vida negra no parlamento etc.
Depois, o Partido Socialista em Almada tem sido o principal culpado da situação em que vivemos. Nos ultimos tempos, A amada Plataforma da Cidadania da Ermelinda mais que denunciar, o que tem feito é destilar ódios de estimação. O que veio fragilizar a já fraca votação do Bloco na freguesia. Depois o PS Cacilhas é uma anedota pegada, basta ver os pavões que apenas mostram as penas mas projectos nada.
O Vereador Municipal Paulo Pedroso, a maior parte das vezes nem aparece, acaba por ser a Maria de Assis nas sessões de Câmara que dá a cara.
Um e outro partido em Cacilhas tem feito o quê?
A Ermelinda já não faz parte do Bloco, mas é vista e conotada como tal, e conforme tenho dito várias vezes, o povo está farto de quem anda a chafurdar na lama. É o que se tem passado aqui, não ha uma proposta positiva.Manuel Alegre optou por uma campanha à maneira do infinitos, andar a denegrir e chafurdar. O Povo Soberano julgou.
Como é obvio a maioria das pessoas viraram-se para o unico candidato que não andou a chafurdar e fez a campanha conforme a sua agenda e não conforme os adversários queriam.
Fernando Nobre em 2º Lugar é a confirmação do que disse atrás. As pessoas estão cansadas destas caras, destas Faces Ocultas, dos Freeports, das impunidades. Áté o candidato do Contra Poder José coelho tem os mesmos votos de Manuel Alegre 113.
Acho que o PS e o Bloco em cacilhas devia reflectir muito bem acerca destes resultados.
Pode ser que lhe sejam uteis para o futuro. E Futuro próximo.

Anónimo disse...

Agora é tempo de esclarecimentos,´resolvida que está a eleição do PR.
Agora devemos ser esclarecidos da situação da venda duns papeis parecidos com acções do BPN/SLN e da questão das casas de férias.
Nós , cidadãos deste país devemos saber quais os meios tortuosos para ganhar dinheiro e ter umas casitas de férias.
Só para que conste e pode ser que também possamos aproveitar de tais conhecimentos.
Defesa de Almada

Augusto disse...

Eu pedi á Ermelinda que me tentasse responder, pois conhece bem a situação de Cacilhas.

Quanto ás considerações que faz o pseudonimo de um Presidente Americano, só lhe posso responder caro senhor.

Que Cavaco ENVERGONHOU PORTUGAL, quando de visita á Republica Checa, permitiu, que numa conferência de imprensa, o Presidente desse país ENXOVALHASSE PORTUGAL.

Quando METEU no Conselho de Estado, o corrupto Dias Loureiro, defendendo-o até ao limite, pouco se importando em descredibilizar esses orgão de de consulta da Presidência.

Quanto inventou escutas e mandou dar noticias FALSAS para os jornais, através do seu assessor Fernando Lima.

Quando se nega a esclarecer os duvidosos negócios com a SLN e o BPN.

Quando permite que empresários a braços com a Justiça , façam parte da sua comissão de recandidatura.

Cavaco não tem nem perfil, nem qualidades para ser o Presidente de Portugal.

Se foi escolhido pelo povo português, isso revela que boa parte do nosso povo, não se preocupa com o nosso país

Afinal são os mesmos que escolhem o Valentim Loureiro a Fatima Felgueiras, o Isaltino Morais, o Ferreira Torres....

Continua a aguardar a resposta da Ermelinda, se quiser fazer o favor

Churchill disse...

Ermelinda
Por uma vez concordo consigo, o discurso de vitória foi fraco.
Não lembra a ninguém dar importância a calunias, o desprezo era a atitude indicada.
E assim perdeu a oportunidade de colocar já em sentido o governo, que espero venha a despachar logo que possível.
Até logo

roosevelt disse...

Caro Augusto

Que pertença ao Bloco de Esquerda não me espanta nada, dado o seu discurso dejá vu, ultrapassado, mas tão cara à esquerda Iluminada. O Povo é burro, está mal formado, e por isso não deve ter o direito de voto. Deve ser conduzido pelos iluminados da esquerda, vanguardistas. Isso chama-se Ditadura do Proletariado, e caiu com o muro de berlim. Há muito que o povo português abriu os olhos e sabe efectivamente em quem confiar. Esses tiques que tanto condenam Maria Emilia de Sousa, são os mesmos que vocês sofrem. Acharem que têm uma autoridade moral e intelectual superior ao poveu analfabeto e por isso lhe deve ser retirado o direito de voto.
Durante a triste campanha eleitoral viu-se um homem acossado por todos, mas que não apresentavam quaisquer soluções. Apenas se preocuparam com o levantamento de suspeitas sobre o Património do candidato cavaco. Péssima estratégia. Não souberam ler aquilo que o povo queria mesmo. Era perante a situação actual como iam exercer a sua magistratura. E dado o vazio de ideias, o mais facil foi o ataque.
A mesma situação vive-se em Almada. Denigrem-se as pessoas neste blog, a presidente e sua filha, até fufalhona lhe chamaram aqui, chamam bebado ao vereador carreiras etc. Querem o quê depois? Que o povo vote nessa gente?
Mas é mais do que óbvio que não vota mesmo. Antes ficar em casa.
O que lamento mesmo é não tirarem lições.
Continuam com os mesmos erros, e depois as mesmas derrotas. Nada de novo portanto.

José Eduardo disse...

Meus caros: então, o "camarada Chico", do PCP, só obteve 9.613 votos no concelho de Almada? Onde pára a militância dos Social Fascistas do PCP, que têm (des)governado a CMA/SMAS? Ainda têm a arrogância, de se gabarem de ser a força maioritária em Almada e que defendem os trabalhadores? Cadé eles? Por este caminho, bem podem pensar em emigrar para a Coreia do Norte! Fazem falta lá...

Anónimo disse...

Então como é? Não dizem ao pessoal como é que se ganha aquela massa toda sem fazer nada para isso, a não ser ter amigos colocados em sitios estratégicos?
E também não dizem como é que se conseguem aquelas permutas de terrennos por casas e toda aquela tramóia?
Vá lá que a malta aqui de Almada não é malta com muito dinheiro e também quer sacar umas massas e umas casitas de férias...

Minda disse...

Roosevelt,

Devia ter bebido um chá antes de ir dormir. Teria tido uma noite descansada.
E a sobre o futuro, a ver vamos quem precisará e o quê nestes próximos cinco anos.

Minda disse...

Anónimo das 01:11h

Ah! Já está com a visão a quintuplicar… mau sinal. Deve ir tratar-se antes que os sintomas se agravem.

Minda disse...

António Jacinto,

Em breves palavras: estas eleições foram, sobretudo, o reflexo da desunião da esquerda e do descontentamento do eleitorado. PS e BE estavam muito divididos e isso foi evidente na falta de mobilização durante a campanha. Penso que teria sido muito mais acertado o BE ter apresentado um candidato próprio (aí tenho de reconhecer que o PCP foi muito mais coerente). Daria mais margem para uma campanha crítica ao Governo e depois, numa 2.ª volta, facilmente se justificaria uma convergência de interesses para o “voto útil” levando os eleitores a “engolir o sapo” que, nesta 1.ª volta, muitos se recusaram a aceitar.

Minda disse...

Almadense,

Parece que com governos de direita o fomos. Enfim…
E para quem achava que uma 2.ª volta das presidenciais era um desperdício de dinheiro público, achar que a solução do país é eleições legislativas antecipadas… que os partidos façam o seu papel na Assembleia da República e fora dela.

Minda disse...

Defesa de Almada,

Se Cavaco Silva nada explicou antes, também não irá explicar agora.
Mas também considero que seria importante colocar tudo “me pratos limpos”.

Minda disse...

Augusto:

Sinceramente, quase que me apetece dizer-lhe “estranhos são os desígnios do Senhor”, pois não consigo encontrar resposta para a sua pergunta.
Mas arrisco dizer: vejo essa votação como o cúmulo de várias ocorrências, entre elas, o desinvestimento que BE e PS fizeram nesta campanha por se encontrarem muito divididos; a subida significativa da abstenção (+ 24% do que em 2006); o desinteresse dos eleitores do PS e do BE desiludidos com a solução apresentada (um candidato conjunto) e que, por isso, preferiram não ir votar; um voto de protesto de alguns eleitores do PS e BE que, não se querendo abster podem ter votado em José Coelho (que teve tantos votos quanto Manuel Alegre), etc…
Por que razão esta situação só se verificou na freguesia de Cacilhas? Não sei!
Mas uma certeza fica: o péssimo resultado de Manuel Alegre em Cacilhas (menos 1.130 votos comparativamente a 2006) não tem equivalência num voto de confiança em Cavaco Silva, pois este também diminuiu 418 votos neste período de cinco anos.
E tem toda a razão quando refere que a legitimidade do voto popular dá que pensar quando os eleitores entregam o seu voto a pessoas como Isaltino Morais, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres. A democracia tem destas contradições. Mas, ainda é o melhor sistema que conheço.

Minda disse...

Roosevelt,

Grande confusão vai na sua cabeça. Agora a culpa dos resultados eleitorais do Manuel Alegre em Cacilhas é minha. Essa é boa…
Neste blogue as portas estão abertas a todos. Mas eu apenas subscrevo o que assino, identificando-me. Por isso não me venha atribuir a mim acusações que nunca proferi e são intervenções insultuosas de anónimos cobardes.

Minda disse...

Churchill,

O discurso de vitória de Cavaco Silva foi indigno de um Presidente da República.
Só me admira por que não meteu em sentido o Governo antes. Teve cinco anos para o fazer e nunca o fez.

Minda disse...

Zé Eduardo,

Disso já não falam eles. Mas trata-se de um facto: o candidato do PCP perdeu 6.096 votos. É obra!

Minda disse...

Anónimo das 22:10h

Isso era querer demais. Um segredo desses não se conta a ninguém...

Almadense disse...

Ermelinda,

Com todo o respeito, quando poder faça uma análise e verifique, no pós 25 de Abril, quando é que o país cresceu efectivamente. Ou seja, quando é que o PIB cresceu efectivamente e se ganhou terreno comparativamente com a média europeia.

Mas não me venha com a conversa e as desigualdades, e o n.º de pobres, etc. pois como deve concordar, sem crescimento económico não pode haver medidas sociais de combate às desigualdades.

Sugiro igualmente uma análise ao tipo de governos que teve um Suécia, por exemplo, para chegar a onde está.

Minda disse...

Almadense,

Estamos a falar de presidenciais. Não de legislativas.
O Presidente da República não é um superministro.
E se pretende que refira a década do cavaquismo como sendo a gloriosa época do país, lembro-lhe, também, que foi durante o "consolado" de Cavaco Silva que o Estado mais "engordou".

Almadense disse...

Olá Ermelinda,

A minha resposta veio em resposta ao seu comentário: "Parece que com governos de direita o fomos. Enfim..." Ou seja, sabemos ambos o que são presidenciais e legislativas. Também sabemos ambos as funções do presidente da república. Daí considerar, com o devido respeito, que a sua resposta em nada acrescentou nossa "conversa".

Eu não pretendo que a Ermelinda diga nada, que não seja a verdade e os factos. Daí não ter ficado claro se concorda, ou não, com a "gloriosa época do país" que menciona. Também concordo consigo que à época o estado "engordou", mas fê-lo porque o crescimento económico assim o permitia. Eu cá por casa também "engordo" mais quando o ordenado é maior. Agora vamos todos ter que "emagrecer".

Anónimo disse...

Então oh Minda...

Não respondeste ao Almadense... parece que o tipo te tirou o piu...

Minda disse...

Almadense,

Concordar com o quê? Pode ser mais explícito?

Já sei que me vai acusar de só olhar para o meu umbigo, mas daquele tempo do cavaquismo recordo, sobretudo, o ter estado quatro meses sem receber vencimento (apesar de trabalhar numa entidade da administração pública... eu e os meus colegas da ADL). Recordo, também, as perseguições feitas pelo Vice-governador Civil de então (PSD), os processos em Tribunal, etc. etc. uma longa história que não interessa aqui relembrar.

Por isso, diga lá a que se refere. Pode ser que a seguir tenha algo para responder.

Minda disse...

Anónimo(a) das 22:22h

Deve pensar que eu não faço mais nada do que estar a responder na hora a todos os comentários.
Boa noite.

Related Posts with Thumbnails