quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mesas de voto e matemática eleitoral

Ontem, entre as 18h e as 23h (cinco longas horas), estive na reunião para constituição das Mesas de Voto em Cacilhas, para as próximas eleições europeias, a representar o Bloco de Esquerda.

Existem 9 mesas, cada uma com 5 elementos (1 presidente, 1 vice-presidente, um secretário e dois escrutinadores).

Embora esta não seja a primeira reunião do género em que participo, ditou-me a experiência que, desta vez, não iria aceitar o número de lugares que, até aqui, os restantes partidos (CDU, PS e PSD) se têm dignado disponibilizar para o Bloco de Esquerda e preparei argumentação nesse sentido.

E assim aconteceu... Mas aprendi algo extraordinário: que a justificação para manter tudo como estava era o critério proporcional. E sabem qual era a distribuição que cabia a cada partido? Era, pois, a seguinte:

CDU - 13 lugares; PS - 13 lugares; PSD - 13 lugares e Bloco de Esquerda - 6 lugares. Exactamente...

Pensava eu que, atendendo à dita proporção (que só podia ser a dos resultados em urna, presume-se que em acto eleitoral idêntico e no mandato em curso), tratando-se de eleições europeias seria, seguindo a ordem do mais votado para o que menos votos obteve: PS, PSD, CDU e BE. No entanto, o que estava em cima da mesa como proposta de continuidade era uma repartição uniforme entre três partidos e, depois, com menos de metade dos lugares, o Bloco de Esquerda.

Estranha contabilidade esta... Alguém me saberá explicar que raio de regra matemática suporta este critério? Eu, por mais voltas que dê à cabeça não consigo vislumbrar qualquer coerência ou racionalidade nestas contas!
E apresentei como contraproposta que o BE ficasse com 9 lugares (um representante por mesa, o que eu achava de toda a justiça) e os restantes com 12 cada um. Porque, para o BE o mais importante era apenas isso... o de ter um elemento por mesa.
O PS concordou de imediato, o PSD foi um pouco renitente assim como a CDU, mas depois acabaram por aceitar.
Mas a surpresa acabou por ser a discussão em torno de uma sugestão do PS: a de que a presidência das mesas deveria ser rotativa. Ou seja, a CDU ficava sempre com as mesmas mesas, entre elas a n.º 1, porquê?
Eu manifestei-me a favor, o PSD disse que lhe era indiferente, mas não percebia a razão da mudança, e a CDU não queria de todo perder essa mesa (a n.º 1). A confusão ficou lançada, entre acusações veladas e insinuações mais ou menos directas entre o PS e a CDU.
Francamente, custa-me a perceber o porquê desta posição da CDU que apenas argumenta com o factor tradição (?)... e fiquei deveras desiludida com o que ali se acabou por passar, nomeadamente com as suspeitas que acabaram a pairar no ar, como se tudo estivesse viciado à partida. Mau, muito mau mesmo...
No final porque havia empate (PS e BE a favor da rotatividade e PSD e CDU a favor da manutenção da tradição) o Presidente da Junta de Freguesia sugeriu que a presidência das mesas se fizesse por sorteio. Uma ideia que acabou por colher o aval de todos os partidos. E sortearam-se, também, o n.º de presidências e de vice-presidências que caberia a cada um.
E para quem não acredita em coincidências, a mesa n.º 1 lá acabou por ir parar à CDU.
Contudo, o que acabou por fazer prolongar a reunião muito para lá do que se estava à espera (normalmente, em menos de duas horas está tudo resolvido), mais três horas do que o habitual, foi mesmo o SIGRE (sistema integrado de gestão do recenseamento eleitoral... ou qualquer coisa do género) ... é que com as recentes mudanças na legislação e o recenseamento automático dos eleitores com referência à morada que constar no BI e/ou cartão de cidadão, a confusão foi enorme na altura de conferir os dados das pessoas indicadas pelos partidos.
À excepção do BE e da CDU, o PS e o PSD tinham indicado nomes que não constavam da base de dados do sistema. E o PSD, o mais lesado (com cinco falhas, se não estou em erro), recusava-se em assinar as listagens sem que esse problema fosse resolvido.
Depois de muitas voltas, de várias tentativas frustadas, houve alguém que se lembrou de introduzir os nomes sem colocar acentuação e retirando os artigos e, SURPRESA... o sistema passou a reconhecer aqueles eleitores. BINGO!!
Imaginem agora a confusão que não deve ir por esse país fora e como é que será no dia das eleições. Isto passou-se apenas com os nomes das pessoas que vão estar nas mesas de voto, uma ínfima parte dos cidadãos eleitores...
Mas esta de mudar a lei de bases do recenseamento eleitoral (em finais do ano transacto) quando vinha aí um ano com três actos eleitorais, é de bradar aos céus...

22 comentários:

Liberdade disse...

Tanta dificuldade em formar a lista par sair a que todos esperavam: a ditadura continua dentro de momentos.

A cabeça de lista vai ser Maria Emília de Sousa que vai sair logo que o PCP queira para dar lugar ao Gonçalves que nunca ganharia as eleições como candidato. Seguem-se os do costume, só o Carlos Revés teve de sair para dar lugar à Amélia Pardal para cumprir a quota feminina.

A candidata Maria Emília de Sousa já é passado, mesmo sendo cabeça de lista. É uma candidata virtual que vai ter de tomar sais de frutas para engolir o Gonçalves.

O Gonçalves é um cacique do pior que há no PCP, um radical que não sabe o que é a democracia. Só sabe que tem de servir o PCP que lhe pagou o curso e o fez seu funcionário. Depois da Maria Emília de Sousa é o pior presidente que Almada poderia ter:

- Ele é responsável pelo pior Plano de Mobilidade de que há memória;
- Ele é responsável pela política de caça à multa da Ecalma;
- Ele é responsável por encher os cargos dirigentes do urbanismo com os militantes do PCP;
- Ele é responsável por encher a Ecalma com os militantes do PCP;
- Ele é responsável pelas ameaças aos comerciantes de Almada;
- Ele é responsável pela bandalheira no departamento de urbanismo;
- Ele é responsávle pela bandalheira no departamento de planeamento;
- Ele conhece e dá cobertura aos negócios do mafioso arquitecto Veríssimo;
- Ele é responsável pela destruição da fiscalização municipal;
- Etc...
- Etc...

Mas como é que um incompetente deste pode governar Almada?

ALMADA MERECE MELHOR, VAMOS TODOS VOTAR CONTRA A CDU!

VOTA BE!

VOTA PS!

VOTA PSD!

Vota contra a ditadura de 35 anos, vota pela LIBERDADE PARA ALMADA!

Minda disse...

Liberdade:

Porque desconheço o que afirma, não posso subscrever as suas palavras (refiro-me às acusações directas ao vereador J. Gonçalves).

Todavia, tenho sérias dúvidas quanto à credibilidade política das opções que JG tem assumido no âmbito do pelouro que lhe está atribuído...

Quanto ao resto... a ver vamos.

Mas uma coisa concordo inteiramente consigo:
Almada merece melhor!

Como tal, só temos de apelar ao voto, contra a abstenção, nos restantes partidos. Mais uma coisa em que estou 100% de acordo consigo.

Eu, obviamente, fá-lo-ei pelo Bloco de Esquerda... que quero que ganhe por mérito próprio (como acredito que assim seja) e não por demérito da CDU.

Anónimo disse...

Cara minda hoje tive o prazer de ver a entrevista que a vossa colega e candidata á CMA, deu no jornal "noticias de almada".
Têm toda a razão naquilo que diz sobretudo no que diz respeito á posição da CT e do STAL.
Mas com o devido respeito já que tiveram a coragem de denunciar a colagem destes 2 organismos que supostamente deveriam defender os trabalhadores, como funcionário desta autarquia ficaria ainda mais satisfeito com o realçar da SSSCMA(sintap)em que ao longo destes ultimos anos vêm denunciando estes e muitos mais factos, que se vêm passando nesta camara.
Mas como eu e muitos trabalhadores têm a tristeza de ver no dia a dia a continuação do fachismo implantado nesta camara pela CDU, será logico que o trabalho desta secção não têm o efeito que deveria ter.

E.H- Funcionário Municipal

Minda disse...

Caro E.H.

Pela parte que me toca, confesso que nunca falei na intervenção do SINTAP na CMA porque, simplesmente, não tinha conhecimnto do que os seus delegados já tinham feito pelos trabalhadores do município.

Depois de ter começado a denúncia, em Outubro do ano transacto, do que se passa na CMA, solicitámos várias audiências à CT (por telefone e por escrito) mas esta nem se dignou acusar a recepção da nossa carta, quanto mais agendar um qualquer encontro.

Posição idêntica teve o STAL.

Todavia, o SINTAP teve uma postura completamente diferente, há que reconhecer. Não só se disponibilizaram a reunir connosco (refiro-me à secção de Almada) como se deslocaram, 2.ª feira passada, às instalações do BE para reflectirmos sobre a situação dos trabalhadores da CMA.

Julgo que isto diz tudo...

Ex. trabalhador da Câmara disse...

A CT do Stal e o sintap, comem todos da mesma gamela. São constituidos por pessoas que passam o tempo sem trabalhar. Em relação à defesa que um e outro dizem fazer pelos trabalhadores.Simplesmente, Tretas. Nunca afrontaram a Emilia Sousa (A Madrinha$$$=Felgueiras, pois se o sintap que já conhece todos estes casos quisesse já tinham denunciado nos jornais. E o que fizeram? nada

fernando disse...

Não concordo com o que foi dito pelo Gonçalves. É o único com tomates no sítio, que tem afrontado a Emilia. Os outros são uma cambada de oportunistas (Reves, Vitorino, Matos). Tudo é melhor do que a Emilia.

Minda disse...

Ex-trabalhador da Câmara:

Permita-me que discorde de si.

Se a ex-câmara a que se refere é a de Almada, decerto saberá que é impossível STAL e SINTAP comerem “na mesma gamela” como afirma... alguma vez o PCP deixava que acontecesse uma coisa dessas?

E se é uma pessoa atenta, já terá notado o esforço que os membros da CT afectos à lista B, que até formaram um movimento independente de trabalhadores (contra todos os riscos daí inerentes), em denunciar o que se passa por aquelas bandas, nomeadamente através do seu blogue (http://mitcma.blogspot.com).

Por isso, não coloque todos no mesmo saco porque isso é extremamente injusto.

Minda disse...

Fernando:

O que foi dito pelo Gonçalves? Mas o que é que foi dito por ele e onde? Aqui ele não disse nada... Pode esclarecer-me do que se trata?

Quanto aos outros de que fala, não me pronuncio. Politicamente falando, é óbvio, não confio neles e no caso do vereador Revés que tem o pelouro dos Recurso Humanos, acho que, profissionalmente, deixa muito a desejar. Mas apenas isso.

Anónimo disse...

Ao ex.trabalhador da câmara de um actual trabalhador da câmara, o senhor parece um pouco mal informado das acções e reenvedicações e denuncias que estes trabalhadores afectos ao SINTAP vêm fazendo ao longo de vários anos.
Deveria ler mais jornais.
Foi a unica secção que levou trabalhadores aos paços do concelho manifestarem as suas indignações sobre medidas não tomadas por esta cãmara.
Mas como deve calcular nem sempre é facil moverem-se nesta câmara que corta e cortará qualquer tipo de opinião que não seja favoravel a esta presidente.
Já agora obrigádo MINDAS por separar as águas.

E.H-Funcionário Municipal

Minda disse...

E. H.:

Concordo, inteiramente, consigo...

Não é nada fácil, nada mesmo, ser oposição em Almada, quanto mais sê-lo dentro da CMA e sendo o opositor um trabalhador, mesmo que possa estar apoiado numa estrutura sindical.

A propósito deste assunto, o de denunciar práticas menos correctas da administração pública autárquica, veja-se o excelente artigo do Dr. Dias Pacheco que publiquei hoje (23-Maio).

E não tem que me agradecer nada. Limitei-me a fazer uma constatação.

E, já agora, para terminar, há que reconhecer a coragem e a ousadia daqueles que tentam, dentro da CMA, enfrentar o PCP... porque, sendo trabalhadores da autarquia, estão sujeitos a muitos riscos! Não vale a pena escamotear a questão, pois todos sabemos que assim é.

Anónimo disse...

Adorei a minuta da acta da reunião de constituição das mesas para as próximas eleições!
E que sortudos aqueles comunas... sempre ficaram com a mesa 1...
aposto que o presidente é um tal Lobo, cacique da Quinta da Alegria!
Lá vamos ter que ver, quem é que conta os votos com a caneta na mão, não haja alguém que se tenha esquecido de por a cruz...

Ogre disse...

E olha, salta o incompetente do Revés e entra a Amélia Pardal, quem diria? De resto é tudo o mesmo, nem muda a mérda, nem mudam as moscas,

Um Beijo (e desculpa a linguagem no teu espaço, mas é que não reisti ao trocadilho)

Ex. trabalhador da Câmara disse...

Reconheço que o Sintap tem tentado fazer algo mais pelos operários do que a CT do stal, e que realmente é muito dificil lutar contra os comunistas na câmara, pois a maior parte deles não trabalham durante o dia encobrem-se uns aos outros. Nas eleiçoes é importante os democratas estarem com atenção a esses cacique do pcp e a outros que na contagem dos votos vão fazer tudo para ganhar a Cdu ganhar com maioria para continuarem com os tachos.

disseram-me que o pseudocomuna Carreiras anda com um carro da camara e que usa diariamente para levar o neto à escola. C omunista oportunista

Anónimo disse...

Caro ex.trabalhador da câmara ficou agradado com o reconhecimento e a reteficação feita ao SINTAP.
Desde já que lhe garanto que essa acção do cinico do carreiras é verdade e diária , só espero o que eu vi, possa se repetir e conseguir tirar-lhe uma foto para provar.
Penso que além deste ainda uma mais grave é o facto da ditadora MES, ter ido apresentar a lista da CDU para esta autarquia no Cristo-Rei com a viatura da câmara Municipal de Almada,que eu saiba esta viatura é paga por todos nós e não é propriadada da MES muito menos da CDU.
E.H-Funcionario Municipal

Minda disse...

Anónimo de 23-05, 23:07

Não percebo o interesse da CDU naquela mesa (se calhar é mesmo ingenuidade minha).

Mas também não quero, de todo, duvidar da legitimidade do acto eleitoral.

Como tal, não posso aceitar nem como mera hipótese que aconteçam actos como aquele que indicia… além do mais não sei sequer quem é esse tal de Lobo (nem me interessa).

E informo-o de que, tão pouco, essa personagem faz parte das mesas de voto em Cacilhas.

Minda disse...

Ogre:

Quanto à linguagem, estás desculpado.

Agora acerca da troca de nomes, francamente, não sei o que mais dizer… que, depois de tanta asneira nos recursos humanos da CMA, o vereador Revés não pode ser um bom profissional? Que desconheço o trabalho da Amélia Pardal e por isso não me posso pronunciar sobre o seu futuro desempenho como vereadora?

Minda disse...

Ex-trabalhador da Câmara:

Ainda bem que reconhece que o SINTAP tem feito alguma coisa… haja alguém que faço algo.

A mim, custa-me a perceber qual tem sido, efectivamente, o papel da CT e da delegação do STAL. Para eles parece que tudo está bem.

E nas eleições vamos estar atentos. Durante a campanha e na contagem dos votos, em particular. E, depois, a atenção redobra…

Minda disse...

Anónimo de 24-05, 23:34

Os crimes de peculatos são bastante usuais nas autarquias locais, infelizmente. Mas para se afirmar o que diz é preciso provas irrefutáveis, e é aí que falha a denúncia.

Anónimo disse...

Posso dar um pequeno exemplo da linha de mentalidade da CT e STAL desta cãmara.
Não me lembro ao certo da data mas mais ou menos á cerca de 2 ou 3 anos a cãmara do porto retirou os 25% de subsidio de turno sobre o subsidio de natal e férias aos trabalhadores da recolha nocturna.
O SINTAP tentou negociaar com a câmara do porto a não retirada desses 25%,como não conseguiu tirar da ideia da cabeça do executivo da câmara do porto essa medida, convocamos uma manifestação no porto com a presença de uma delegação da câmara de Almada do STAL contra esta medida.
O mais aberrante desta historia foi que esta mesma câmara (ALMADA) 3 meses depois tomou a mesma medida.
Qual não foi o meu espanto como funcionário desta autarquia que só consegui ver e ler vários comunicados e manifestações desta medida por parte do SINTAP, quando eu perguntei a um dirigente do STAL e CT o pk de não se manifestarem da mesma forma contra esta medida tomada por a câmara de Almada a resposta foi esta-"ACHO QUE A NOSSA PRESIDENTE TÊM RAZAO".
Agora eu pergunto querem melhor demonstração da politica de defesa dos trabalhadores que esta do STAL e CT desta câmara ?????

E.H-Funcionário Municipal

Comunista da CMA= Bufo disse...

Única solução para tirar esta canalha da autarquia: vota PS

Conheci alguns almadenses que sempre foram antiPCs. Ingressaram na Câmara,inscreveram-se no PC de Almada, arranjaram bons tachos, para as suas familias (filhos, Sobrinhos, mulheres, namoradas dos filhos etc.) entretanto alguns reformaram -se Hoje são anti-comunistas,muitos rasgaram o cartão com que arranjaram o bom emprego. Afirmam que só eram comunas para não terem represálias no emprego e poderem baldarem-se à vontade, como faziam os que eram militantes.

Minda disse...

E. H.:

Esta gestão da CMA, ao contrário do que seria de esperar numa autarquia supostamente de esquerda, além das consequências derivadas da incompetência dos dirigentes, tudo faz para prejudicar os trabalhadores. E o mais chocante é que muitas dessas medidas são assumidas com intenção deliberada de causar prejuízos.

Quanto à CT e ao STAL, bem… está à vista de todos: um silêncio conivente com as práticas pouco democráticas do executivo. È isto defender os trabalhadores?

Minda disse...

Comunista:

Na política os jogos de interesses são mais que muitos. E, infelizmente, é uma praga que existe em todos os quadrantes. E aqui na CMA as evidências são demais, embora seja muito difícil conseguir as provas adequadas à denúncia efectiva dos casos dessa natureza. Quem entra nessas jogadas são, para mim, pessoas sem ética e sem moral.

Related Posts with Thumbnails