sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Que destino será o destes livros?


Fez ontem dois anos que deixei o alerta na rede social Facebook divulgando uma notícia publicada no blogue Arquivo da Assembleia Distrital de Lisboa.

Hoje, a pergunta é talvez ainda mais pertinente!

O edifício onde era a sede da Assembleia Distrital (na Rua José Estêvão, n.º 137, em Lisboa) está devoluto há muitos meses, tal como o prédio contíguo (o n.º 135) alegadamente por razões de segurança - nove pisos e três níveis de caves para armazéns e outros tantos para estacionamento automóvel.


Todas as entidades que por lá estiveram sediadas levaram os seus bens, mas devido ao atribulado processo de transferência da universalidade jurídica da ADL, duvido que os atuais responsáveis pelo património cultural daqueles serviços tenham retirado as centenas de milhar de livros (da biblioteca e do setor editorial), ou mesmo os milhares de documentos do arquivo administrativo (alguns com uma centena de anos) ali existentes e que por lá continuarão abandonados e a degradar-se.

É uma situação que me deixa triste, muito triste mesmo… Mas também bastante indignada e sobretudo revoltada! Não só pela ligação que tive àquela casa (onde exerci funções de junho de 1987 até 20 de agosto de 2015) mas por ver a forma negligente como se trata este património cultural apenas porque aquilo que interessava era o património predial… e mesmo esse acaba por estar abandonado!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails