segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Comportamento dos eleitores no Concelho de Almada (parte 2)


A evolução da abstenção e dos votos em branco e nulos (expressa nos dois gráficos que hoje vos apresento) mostra uma tendência muito preocupante: o crescente alheamento da população almadense em relação ao ato eleitoral, sobretudo ao nível das autárquicas.
Uma eleição onde quase 60% da população nem sequer participa - refiro-me às últimas autárquicas (em algumas freguesias a percentagem foi ainda mais elevada - como aconteceu nas uniões das freguesias da "Caparica e Trafaria" e "Laranjeiro e Feijó" onde a abstenção atingiu 62% em cada uma delas) - é sintoma de uma cidadania débil, e se ninguém fizer nada para inverter essa situação é a própria Democracia que pode vir a ser afetada.
Estranhamente não vislumbro quaisquer laivos de preocupação por parte dos partidos políticos em pré-campanha por estas bandas... Assunto afastado dos respetivos discursos públicos, não se assiste a nenhuma reflexão sobre a matéria (e que tanta falta fazia). Parece que temem saber das razões pelas quais a maioria dos eleitores almadenses não confiam nos programas políticos nem nos candidatos que lhes são apresentados como possíveis representantes e, por isso, preferem ficar na ignorância.


Fonte: www.eleicoes.mai.gov.pt/
Autores: Ermelinda Toscano e Manuel Barão.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails