Tive hoje conhecimento, através do Boletim Arroios Social (magazine informativo do Centro Social Paroquial de S. Jorge de Arroios, em Lisboa), de um projecto bastante interessante que visa, sobretudo, ajudar a combater a solidão na terceira idade, criando relações afectivas entre os jovens e os idosos daquela freguesia da nossa capital.
Trata-se do «Projecto Netos» (uma iniciativa inédita no nosso país) em que os jovens vão visitar, conversar e passear com os seus "avós adoptivos" dedicando-lhes, pelo menos, uma hora por semana. Nesta data, são já vinte e seis os netos disponíveis, os quais estão a receber formação específica para o efeito…
Nas palavras do Pároco Paulo Araújo, pretende-se que "dois jovens adoptem uma pessoa idosa que esteja sozinha, acamada ou que consiga sair de casa, criando com ela laços de proximidade e laços afectivos, com o objectivo de estabelecer uma relação de paridade." Uma oportunidade de "inserção dos próprios jovens na realidade do idoso" possibilitando-lhes um maior enriquecimento pessoal através do conhecimento de testemunhos de vida diversificados.
Considero, pois, que esta é uma iniciativa de louvar e que deveria ser aplicada, por exemplo, na freguesia de Cacilhas devido ao elevado índice de envelhecimento da sua população e dos graves problemas de isolamento que se fazem sentir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário