segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ida à assembleia municipal

Foto de Douglas Lopez no Unsplash

 

Rita Costa nunca tinha ido a uma assembleia municipal, mas naquele dia resolveu fazê-lo para assistir à intervenção da sua amiga Dulce Paiva.

Chegou já a sessão estava a decorrer. O presidente da mesa fazia a chamada e, apesar de falar ao microfone, mal se conseguia fazer ouvir tal era o burburinho na sala. A agitação entre os deputados municipais, de todas as bancadas, era evidente, prenúncio do debate acalorado que a ordem de trabalhos fazia prever.

Sentou-se na última fila e quando entre o público vislumbrou o perfil do seu chefe, inexplicavelmente, sentiu um frio na espinha. Agarrou com força o livro que levava na mão e olhou em seu redor como se temesse um ataque inesperado. De repente, sentiu uma mão sobre o ombro e, assustada, tremeu na cadeira ao ouvir, num sussurro irado, a voz sardónica da sua colega:

— Se pensas que te safas desta, estás muito enganada amiga. Põe-te a pau!

Rita nem teve tempo de reagir. Assim que levantou os olhos, já Joaquina ia na direção do amante ao lado de quem se sentou. Cochichou-lhe algo que o fez virar a cabeça para trás e com um sorriso zombeteiro levantou a mão e fez um gesto obsceno que a deixou envergonhada e a pensar se fizera bem vir até ali naquela noite. Como o iria encarar amanhã no serviço?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails