quinta-feira, 29 de outubro de 2020

De novo a “IDA À ASSEMBLEIA MUNICIPAL”

Foto de Luan Cabral no Unsplash

 

Já partilhei convosco aquele que poderá vir a ser o enredo de um romance, de tal forma ando entusiasmada com o curso que estou a frequentar: o Escrita em Ação da Analita Santos.

Este mesmo texto (sobre a ida à assembleia municipal da personagem principal), tal como nasceu, também já aqui foi publicado.

Apresento-vos agora a versão melhorada, editada e revista após um conveniente “repouso”:

 

Rita Costa nunca tinha presenciado uma assembleia municipal, a não ser através das gravações em vídeo disponibilizadas pela autarquia no Youtube. Porém, naquele dia, resolveu ir para assistir à intervenção da sua amiga Dulce Paiva.

Quando entrou no salão de festas da Associação Desportiva Universal, local escolhido para realização daquela sessão extraordinária, já o presidente da mesa iniciara a chamada e, apesar de falar ao microfone, mal se conseguia fazer ouvir tal era o burburinho na sala.

O ponto único da ordem de trabalhos era a denúncia por corrupção contra o executivo, ocorrência que, desde há uma semana, era notícia em todos os jornais locais e até nacionais. Por isso, a agitação dos deputados municipais das várias bancadas era evidente, fazendo prever um debate acalorado entre o partido no poder e a oposição.

Sentou-se na última fila. De forma discreta, começou a observar os presentes vislumbrando entre o público o perfil do seu chefe. De imediato, sentiu um frio na espinha. Instintivamente, agarrou com força o livro que tinha no colo e olhou em seu redor com ar assustado como que receando um ataque inesperado. De repente, sentiu uma mão sobre o ombro e quase desfaleceu ao ouvir, num sussurro irado, a voz sardónica da sua colega de gabinete:

— Se pensas que te safas desta, minha amiga, estás enganada… põe-te a pau!

A surpresa deixou Rita bloqueada. Assim que levantou os olhos do chão, já Joaquina ia na direção do amante a quem cochichou algo que o fez virar a cabeça para trás. Com um sorriso zombeteiro, José Vidal levanta a mão direita e faz um gesto obsceno que a fez corar de vergonha, levando-a a pensar se fizera bem ir até ali naquela noite. Como o iria encarar amanhã no serviço?

 

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails