terça-feira, 12 de maio de 2015

IRS 2014 - Divergências e incompetência.


Hoje de manhã fiz uma consulta à minha situação fiscal integrada. E, para meu espanto, constava que tinha divergências pendentes referentes ao ano de 2014 (última declaração entregue) mas, ainda assim, constava que a situação se encontrava liquidada. Ou seja que, supostamente, já teria recebido a devolução do imposto pago a mais.
Ora acontece que, nem uma coisa nem outra são verdadeiras:
Primeiro - as alegadas divergências, como acabei provando documentalmente e sem margem para quaisquer dúvidas, não existem. O rendimento declarado por mim é o mesmo que a Assembleia Distrital declarou. As Finanças (algum funcionário mais "zeloso") é que não terão procedido à leitura correta dos documentos (ou, melhor dizendo, à interpretação certa da informação que consta da base de dados da AT já que tudo é processado via internet - mas, felizmente, na ADL ficamos sempre com os adequados meios de prova).

Depois da situação com a Segurança Social em que me estavam a imputar uma dívida de cerca de 30.000€ que nunca tive, é agora a vez da Autoridade Tributária inventar divergências como forma de protelar a devolução do imposto retido a mais.
Não chega aquilo que já nos roubam todos os meses e ainda acrescentam mais esta... E se este é o profissionalismo dos funcionários do fisco que merece ser premiado, estamos mesmo muito mal na nossa Administração Pública.
Em contrário, eu estou com oito meses de salários em atraso, além do subsídio de férias de 2014, apesar de receber votos de louvor pela qualidade do meu trabalho.
E é este o país que temos. Mas se até o Ministério Público e o Tribunal pactuam com ilegalidades destas (salários em atraso), por que razão não se há de premiar a incompetência?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails