sexta-feira, 1 de abril de 2011

Academia Almadense versus CMA: adivinhe as contradições!

A notícia é de 11 de Maio de 2008. Mas vem a propósito do artigo de ontem. E é o mote para que analisem todos os dados disponíveis, desde a foto que ilustra este artigo (retirada da página da AIRFA - Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense) ao texto abaixo, passando pelas outras notícias, sem esquecer as informações complementares:

«… nobre sala da Academia Almadense, uma das maiores do País e da qual poderiam ainda usufruir os sócios não fora a incapacidade ruinosa da direcção jurássica, que se auto-elegeu arbitrariamente, violando os princípios estatutários.

A Academia é uma colectividade secular que desempenhou um papel fundamental na cultura do povo-operário do concelho num tempo remoto de obscurantismo e descriminação. Mas às mãos de quem gere o seu património há mais de vinte anos, a colectividade foi perdendo o melhor que do legado das direcções anteriores e até 1988 foi recebendo.

Não há memória de alguma vez os directores terem lesado tanto a Academia. E condenável é, também, silenciar e consentir os erros cometidos. Toda a direcção é cúmplice perante a massa associativa. Os sócios não tiveram balancetes nem Assembleias Gerais durante 12 anos. Já não tem Biblioteca. Não tem bailes temáticos. Não podem visitar o museu; Não tem sessões de cinema; Não tem Grupo Coral. Não tem Ginástica de Competição. Não tem Atletismo. Não tem Judo. Não tem Teatro Amador.


A Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense foi criada em 27 de Março de 1895. Começou por um modesto local. Passou pelo chamado, Salão das Carochas até que, anos 30 era criada a nova sede, um edifício de três pisos, dotado de muitas valências e onde se praticavam diversas modalidades culturais e desportivas, entre elas desafios de hóquei em patins e Patinagem Artística. Tinha sala de cinema, de Teatro e no verão cinema ao ar livre no ringue. Tinha Museu. Tinha orfeão. Banda de música e escola dirigida pelo maestro Leonel Duarte Ferreira. A Academia também teve um “Septimino de Saxofones” que atingiu mérito internacional por ser inédito.

O velho edifício está em ruínas por incúria e desleixo dos directores que se mantiveram “orgulhosamente sós” – como o outro…- ao longo de 20 anos e se “refugiaram” na “crise do cinema” para justificar as suas incapacidades de gestão, modernidade, resposta aos novos desafios.

A Câmara de Almada, atenta ao movimento associativo local doou à Academia, publicamente, um valor de 300 mil euros (60 mil contos) para restauro do velho edifício. Aos sócios pareceu estranho que quando as contas da gestão foram apresentadas, referentes aos anos de 1994 e até 2006, nos balancetes não viessem referidos como entrados ou depositados os 300 mil euros.

Mas, maus na gestão mas hábeis “no diálogo” fizeram aprovar as contas na presença de “33 sócios escolhidos” (…?...) amigos simpáticos… mas ignorantes, ao aprovar sem ler, o exercício de 12 anos, já por si errado pois em cada ano deveria ser apresentado aos sócios o exercício, afixado na colectividade e não o foi.

E os 33 sócios até aplaudiram, e votaram a pedido de Fernando Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Almada, um voto de louvor para o presidente, Osvaldo Azinheira, também assessor de Emília de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Almada. E foi este o “melodrama” ou a “tragicomédia” da tão querida – e pobre – Academia sacrificada e moribunda às mãos de quem a não soube gerir.»


Mais algumas notícias:

«A Academia detém um outro edifício antigo, contíguo ao cinema, que está degradado. A sua reconstrução arranca assim que seja dado o aval dos técnicos da Câmara Municipal de Almada, que apoia financeiramente o projecto.» Domingos Torgal, Presidente da Academia, ao Jornal de Notícias em 03-10-2008.

«Os custos da intervenção vão ser suportados unicamente pela autarquia e com o apoio de fundos comunitários». Vereador António Matos ao Jornal da Região de 15-12-2009.

«À Academia Almadense a autarquia isentou uma taxa de cerca de 47.000€ referente às obras de reabilitação do seu edifício localizado na Rua Capitão Leitão, n.º 64. Recorda-se que a Academia Almadense está neste momento a desenvolver um projecto de reabilitação da sua antiga sede, para ali albergar uma escola, uma biblioteca e um Centro de Dança». Boletim Municipal de Setembro de 2010.

Informações complementares:

Em 07-05-2005, a CMA aprovou a celebração de um Protocolo tripartido com a Academia Almadense e a Companhia de Dança de Almada, tendo em vista a recuperação das instalações do n.º 64 da Rua Capitão Leitão. Em 19-12-2007, a CMA aprova a Minuta de um Protocolo com a Academia Almadense. Será o mesmo? Em 16-02-2011, a CMA aprova uma adenda ao Protocolo que deliberara celebrar em 07-05-2005.

9 comentários:

Antunes Vidal disse...

São tantas as contradições que seria exaustivo estar aqui a elencá-las. Enumero apenas oito.

1ª: prevê-se que as obras se iniciem em Julho. De que ano?

2ª: protocolo de 2005. Subsídio para obras de 300.000E. Mas contas não havia desde 1994. Como foi possível?

3ª: em 2011, seis anos depois, as obras não foram ainda iniciadas. Que fez a Academia ao dinheiro entregue pela CMA?

4ª: Contas por atacado de 1994 a 2006. E as de 2007 a 2010? Mas a CMA continuou sempre a transferir, anualmente, dinheiro dos contribuintes para a Academia. Como foi aplicado?

5ª: Fosse outra colectividade a ter este caos contabilístico e a CMA transferiria dinheiro para os seus cofres? Ou aqui tivemos o critéio do favorecimento partidário por a Academia ser gerida por camaradas do Partido?

6ª: As obras não se iniciaram e o dinheiro evaporou-se. Mas em 2011 a CMA aprovou uma adenda ao protocolo. A que propósito?

7ª: Afinal de quem é o projecto? Da Academia com o apoio da CMA, segundo o Presidente da Academia? Ou da CMA que diz pagar a totalidade das obras, segundo o vereador Matos?

8ª: Se é a CMA a "dona da obra" por que raio se isenta a si mesma de taxas? Isto faz algum sentido?

Por acaso, só mesmo por acaso, gostava de saber o que sobre a situação pensam o ilustríssimo Almerindo, o WC e o desaparecido Roosevelt.

EMALMADA disse...

Eu gostava mais de saber o que pensam o PS e o PSD sobre este assunto, uma vez que envolve dinheiros da autarquia, logo nossos.
Provavelmente põem a viola no saco e assobiam p´ro ar.
Não é com eles!
PS e PSD estão aí só para fazer "oposição construtiva" com sua senhoria...ora bem!

José Eduardo disse...

Caro Simplício: diga de sua justiça! Queremos que nos dê a sua opinião sobre este caso!
Carácter, seriedade e honestidade? Onde estão?
Estamos a falar do seu partido (PCP)! Aguardamos as suas explicações (vejam lá quem está mais apto no PCP/CMA/SMAS a prestar esclarecimentos, eh,eh,eh,eh)...

Antunes Vidal disse...

O que pensam o PS e o PSD? Nada!
É tramado terem de admitir que nunca deram por nada e, agora, a Ermelinda põe os partidos todos a toque de caixa.
Mas, mais tarde ou mais cedo, todos eles vão ter de se pronunciar sobre as questões levantadas neste blogue.
E nas próximas eleições autárquicas vai ser interessante ouvir o que é que vão dizer aos almadenses que andaram a fazer este tempo todo.

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Continua a falta (tremenda) de imaginação, sr. José Eduardo? Já não chega aqui repetir-se a si próprio a torto e a direito, ainda tem que vir repetir o que eu digo? Isso anda mau por essas paragens, anda sim senhor. É a fuga para a frente, não é sr. José Eduardo? A história do "seu" partido e da "plataforminha" está a fazer-lhe comichão, e então vai de "cavar" para a frente. A gente sabe como essas coisas são. A genta sabe, e muitíssimo bem.

Para além disso, parece é que o sr. tem dificuldade em perceber português. Vá-se lá perceber porquê ...

Já lhe disse, antes, que eu só me pronuncio sobre aquilo que, em absoluta liberdade, entendo que devo pronunciar-me. Nem mais, nem menos. E não é o sr. José Eduardo, por muito que "queira" que irá alguma vez alterar isso. Entendeu?

Mas sempre lhe digo uma coisa: o meu Partido não se confunde com o seu partido, nem sequer no mais ínfimo pormenor. No meu Partido não há a "liberdade" que há no seu partido. Porque no meu Partido há responsabilidade, seriedade e honestidade. No meu Partido há LIBERDADE! O meu Partido é um Partido; o seu ... nem sei o que é!

Disto tenho a mais rigorosa e absoluta certeza. E jamais serão as insinuações, difamações e calúnias que o sr. e os seus apaniguados (seja do "seu" partido, seja da "sua" plataforminha) andem para aí a lançar que alguma vez beliscarão serquer esta realidade.

José Eduardo disse...

Caro Simplício: considera que ando com falta de imaginação? Pense melhor e veja o quanto me divirto só de imaginar a realidade muito próxima: quem ditará a alteração da sua realidade e dos seus apaniguados será, muito em breve, o Povo de Almada!!! Imagine o tormento que vai ser os seus apaniguados perderem as mordomias e terem de cumprir horários e objectivos!!! Deixo o resto do filme à sua imaginação...Será que vão manter o estatuto de funcionários públicos (preservarem o sacrifício dos papás que abdicaram da coluna vertebral em função do bem estar dos filhotes?)?!!! Tenha um bom fds!!! “Quem com ferros mata, com ferros morre!” Pense nisso!!!

Um cidadão atenta disse...

Exemplar esta declaração do pseudo-camarada da "intervenção democrática" de esquina:

«No meu Partido não há a "liberdade" que há no seu partido. Porque no meu Partido há responsabilidade, seriedade e honestidade. No meu Partido há LIBERDADE! O meu Partido é um Partido; o seu ... nem sei o que é!

Disto tenho a mais rigorosa e absoluta certeza. E jamais serão as insinuações, difamações e calúnias que o sr. e os seus apaniguados (seja do "seu" partido, seja da "sua" plataforminha) andem para aí a lançar que alguma vez beliscarão serquer esta realidade.»

Tão honestos e competentes que eles são (e muito democratas): por isso, na Academia Almadense, durante o consulado do senhor Osvaldo Azinheira, distinto camarada e assessor da senhora presidente da câmara, durante 12 anos consecutivos não houve relatórios de actividades nem contas aprovadas. E eleição de corpos gerentes, houve? E deliberações aprovadas pela direcção com quórum, houve? NÃO!! NÃO e NÃO!!! Viva a democracia e a liberdade à moda do PCP.

E caríssimo e honestíssimo, grande homem de certezas, senhor Almerindo cobarde anónimo cá do burgo, isto não são insinuações e muito menos difamações. São, estas sim, verdades, factos concretos, facilmente provados. Fale com os seus camaradas...

Quer insinuações? É dizer, por exemplo, que só por mero acaso aquele que foi presidente da Academia tantos anos, Osvaldo Azinheira, é também assessor da presidente com um contrato de prestação de serviços muito conveniente para entregar fundos ao PCP.
Ou que, Pinto Claro, vice da Academia, tem outro contratozinho com a câmara, no desporto, só porque é camarada.
Mas há mais. Muitos mais...

Anónimo disse...

Pinto Claro é tanto comunista como uma pouca de ..erda.
Mais uma familia de oportunistas. O Pinto claro está reformado à anos tendo tido brutas avenças na Cãmara. pudera inscreveu-se no pCP na altura certa, nos anos 80.grande chulagem. segundo consta comprou uma bruta propriedade para os lados de arganil. grandes comunistasAHAHAHAHAh

Atazanador disse...

A Academia (AIRFA-Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense), instituição associativa de glorioso prestígio centenário, fará 116 anos este mês.
Foi o cinema que nas últimas décadas lhe moldou a imagem.
A melhor sala de cinema da grande Lisboa sucumbiu ao tempo do cinema de centro comercial, onde há pipocas e não há intervalos para as pessoas se encontrarem em grandes foyers, como o da Academia.
Houve grandes mudanças na sociedade nestas últimas décadas, mas a Academia tem vindo a morrer ao ritmo dos seus velhos e decrépitos dirigentes, servidores da CMA e do PCP.
Não teria a Academia condições para ser uma Âncora em Almada Velha com as suas excelentes condições de grande sala de espectáculos?
Teremos de esperar que esta gente morra para avançarmos, ou vamos tratar disso acabando com o reinado do PCP na CMA, que se alimenta da CMA através dos subsídios concedidos por esta às Associações convenientes?

Related Posts with Thumbnails