terça-feira, 7 de julho de 2009

Enterrar a cabeça na areia...


Imagem tirada DAQUI.

Na última Assembleia Municipal (realizada no dia 29-06-2009) o Bloco de Esquerda apresentou uma moção sobre a “transparência na gestão autárquica”, à semelhança do que já fora feito na Assembleia de Freguesia de Cacilhas, assunto que também já aqui tratei recentemente.

Os nossos argumentos constam do artigo que escrevi há uns dias atrás e, por isso, não os vou voltar a repetir. Quem quiser pode ir lê-lo AQUI MESMO.

Mas não resisto a voltar a falar do assunto, apenas para vos dar nota do seguinte: apesar do notório incumprimento do executivo municipal no que toca à resposta atempada aos requerimentos dos autarcas da oposição, em particular em relação aos do Bloco de Esquerda (como podem verificar no sítio da Assembleia Municipal), mesmo assim, a CDU (que também tem lá um requerimento a que a senhora Presidente ainda não se dignou responder), tal como tinha acontecido em Cacilhas (onde o Presidente da Junta também não respeita os prazos), resolveu “meter a cabeça na areia” e votar contra a seguinte deliberação:

«A Assembleia Municipal de Almada, reunida em sessão ordinária em 29 de Junho de 2009, delibera considerar a posição do Executivo da Câmara Municipal de negar, sem justificar, as respostas às solicitações dos autarcas, por omissão ou acção:
a) Uma atitude de obstrução à prossecução da competência legalmente consignada do órgão deliberativo fiscalizar a actuação do órgão executivo, prenúncio de falta de transparência na gestão autárquica;
b) Um desrespeito pelo funcionamento democrático dos órgãos autárquicos, que em nada prestigia o Poder Local.»

Ou seja, ao votar contra o texto daquela moção, a CDU está a solidarizar-se com o executivo e a considerar que aquele comportamento é admissível, apesar de anti-democrático. No entanto, nas autarquias onde a CDU está na oposição, o comportamento dos seus autarcas é o inverso… vá-se lá perceber… e, depois, querem que os cidadãos confiem nos políticos. Com atitudes destas…

12 comentários:

Anónimo disse...

Não era de esperar que a CDU votasse a favor duma moção contra o executivo municipal. A CDU está cada dia mais autista e mais anti-democrática.

Já não há paciência para aturar os caciques incompetentes da CDU e seus protegidos. Vejam o que se passa no DAU onde a CDU tem vindo a tomar o poder de assalto e a colocar os militantes do PCP em todos os lugares de chefia.

Não tenham a mínima dúvida o PCP/CDU em Almada anda a dormir na mesma cama dos grandes negócios imobiliários do concelho.

Agora estão a chamar os construtores com processos de licenciamento parados para lhes oferecer a aprovação em troca do financiamento da campanha eleitoral da CDU.

Comparado com o que se passa em Almada o Freeport é coisa de amadores, de meninos de coro.

Esperemos que percam em Outubro para tudo ficar mais transparente. Força Bloco de Esquerda, tirem-lhes a maioria absoluta e a arrogância.

Minda disse...

Anónimo:

Sendo certo que a CDU teve a reacção esperada não deixa, contudo, de ser surpreendente como é possível uma bancada inteira se comportar de forma tão submissa perante a vontade da senhora presidente da Câmara...

A falta de transparência é tão notória que só pode mesmo indiciar o incumprimento da lei.

Ex. trabalhador disse...

Só no DAU? Museus, Cultura.

Serafim da trafaria disse...

A presidente anda toda contente, deve ter a certeza que consegue comprar o pedroso de almeida do psd, vejam a propaganda que este cara de labrego faz com a célebre frase "contem comigo" para ajudar os sociais fascistas da CDU- este fulano pertence ao lobbi da emilia.

anónimo disse...

Vamos todos votar PS. O PSD mantem um deputado, o bloco mete um, vamos fazer com que o PS mantenha os 3 deputados.Assim a maioria absoluta cai. Milagre para o povo de almada. Os fascistas da CDU tem que ser corridos.

Minda disse...

Ex-trabalhador:

Com tantas irregularidades, ao que tudo indica (e a falta de transparência sustenta) nem sei como é que a CMA se aguenta...

Minda disse...

Serafim:

O "slogan" (palavra de ordem) do PSD mais do que uma promessa ao eleitorado parece mesmo uma mensagem para a CDU... não nos esqueçamos dos acordos pós eleitorais que ambos os partidos fizeram nalgumas fregeusias só para a CDU não perder a maioria absoluta.

Minda disse...

Anónimo:

Se aqueles que se abstêm resolverem ir votar, acredito que facilmente faremos a CDU perder a maioria absoluta.

Vamos lutar para conseguir esse objectivo.

Anónimo disse...

Por essas e por outras é que alguém próximo do senhor Maia ou mesmo o próprio anda a passear em alguns blogues a destilar parvoices.

Anónimo disse...

O PSD não vai perder os dois vereadores que já tem com uma margem de segurança firme, mas também não consegue eleger um terceiro.

O Bloco de Esquerda vai eleger o seu vereador e com isso tirar a maioria absoluta ao PCP!

O PS vai eleger quatro vereadores e discutir a vitória, está muito perto do PCP, acreditem!

Portanto a escolha só pode ser votar no PS para o levar a vencer o PCP. Senão, se o PCP vencer mesmo só com quatro vereadores vai fazer um pacto de gestão partilhada com o PSD.

Neste cenário muito pouco mudaria em Almada, com o PSD preso nas malhas do PCP.

VOTEM PS! VOTEM BE!

Minda disse...

Anónimo de 8-7, das 10:08

Cada um faz o que lhe apetece... seja passear à beira-mar (que eu adoro) ou navegar pelos blogues... o dizer/escrever parvoíces é que já é mais aborrecido (sobretudo para quem tem que as ouvir/ler, já que os próprios nem se apercebem de quão ridículos por vezes acabam por ser).

Minda disse...

Anónimo de 9-7, da 1:19

Faz uma análise correcta da situação eleitoral autárquica em Almada. E eu só posso concordar consigo.

Temos de lutar contra a hipótese, bastante provável de acontecer, de a CDU fazer o tal "pacto de gestão partilhada", como aliás já acontece em Cacilhas, por exemplo... e dizem-se eles um partido de esquerda! no entanto não têm pejo em se coligar com a direita para garantir uma maioria absoluta, apesar de publicamente os dirigentes do PCP se afirmarem contra as maiorias absolutas.

Related Posts with Thumbnails