terça-feira, 25 de novembro de 2008

Calendários


A palavra vem do vocábulo latino Kalendae, que deriva da raiz grega kal, que significa chamar. Kalendae era usado na linguagem sacra para designar a convocação do povo feita no Campidoglio por um dos Pontífices da Roma pagã, quando no céu aparecia a primeira faceta da lua crescente. Anunciava-se então as datas da lua crescente (nonae) e da lua cheia (idus). Kalendae é o primeiro dia do mês lunar.

A palavra Kalendarium, entre os romanos, era o registro no qual os banqueiros anotavam os juros correspondentes aos empréstimos no primeiro dia de cada mês. Depois Kalendarium passou a significar a tabela das datas importantes do ano.

Alguns exemplos de CALENDÁRIOS:

E para terminar:

Informe-se sobre o que significa o ano, o dia ou a semana... Saiba um pouco mais sobre os termos mais utilizados nos calendários.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiga! que é feito?, de minha parte tenho estado muito doentinha, já vai um tempo, vamos ver se isto vai, eu tenho vontade de arrebitar, a ver vamos.
Fico aqui o meu abraço com desejos dum 2010 muito feliz e com alguma poesia pelo meio.
Beijinhos da amiga Rosa Dias

Ermelinda Toscano disse...

Rosa:

Olá. Seja bem aparecida.
Um comentário num artigo com mais de um ano? Foi difícil dar com ele...

Lamento que tenha estado doente, mas espero que já esteja melhor. Uma mulher de armas nunca desiste, nem perante a doença. Força que isso vai arrebitar sim senhora.

Agradeço e retribuo os votos de um 2010 muito feliz e cheio de poesia, também para si.

Related Posts with Thumbnails