quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Schmoozing

Acabei de receber uma distinção, um prémio melhor dizendo, do meu amigo REPÓRTER (Obrigada!), que começou por me deixar bastante intrigada, confesso.

Primeiro, porque o selo respectivo, um braço masculino altamente musculado, de punho fechado, me fazia lembrar um gesto agressivo de quem está a oferecer um soco na cara do vizinho.

Pensei: será que o Repórter está zangado comigo? E com os outros quatro que nomeou? Não acredito… ele que até é um gentleman!?! Não po(de) ser, disse para com os meus botões!

Segundo, sendo ele (o Repórter) parco em esclarecimentos, vinha o tentar descodificar o motivo da nomeação.

E o mistério continuava ao tentar imaginar o significado da palavra schmooze? Seria um palavrão? Ná!! O meu amigo não é dessas coisas. Mas é que nem o raio do dicionário me esclarecia, caramba! (desculpem lá a linguagem mas eu estava mesmo a ficar confusa).

Vai daí tive que fazer uma pesquisa na net (abençoada!!) - enfim, o trabalho que uma pessoa tem para não ficar mal - e descobri!!!

Para que não aconteça com outros (sobretudo os que vou indicar - depois de saber do que se trata só podia aceitar, agradecer e retribuir a honra) o que se passou comigo, antes de indicar o nome do pessoal vou introduzir um pequeno esclarecimento sobre o dito prémio.

Prémio «Power of schmooze»

Quem o criou?
Mike, do ORDINARY FOLK, e Danielle, do PINK REVIEWS.

O que significa?
Segundo o The Free Dictonary podemos definir Schmoozing (numa tradução livre de minha autoria) como a "capacidade para estabelecer conversas ocasionais com o objectivo de conseguir organizar uma rede social de amigos".

O que se pretende?
Aplicado o conceito à blogosfera, podemos dizer que se trata da tentativa de reunir blogs cujos autores gostam de se relacionar entre si e de tornar os seus espaços locais de conversação conjunta e não de, apenas, sítios com monólogos egocênticos. Por isso, apostam nas visitas a outros blogs, linkam-nos, comentam os artigos, lançam desafios, atribuem distinções entre si e respondem a quem passa pelas suas "casas", tudo com o objectivo de criar uma verdadeira conexão entre bloguers.

Quais são as regras a cumprir?
Se receber o "The Power of Schmooze Award", escreve um artigo indicando 5 (cinco) blogs que consideras que têm esse perfil "schmoozed" e coloca um link para o blog que te indicou. Se quiseres, esclarece o motivo da distinção e acrescenta outro link para o blog do Mike, para que os teus amigos possam ficar a saber do que se trata. Finalmente, podes exibir, orgulhosamente, se assim o entenderes, o selo do "The Power of Schmooze Award" com um link para o post que escreveste sobre o assunto.

Depois desta longa explicação, aí os têm... E os meus nomeados são (uma escolha difícil, podem crer, porque muitos mais haveria para citar):

A Manuela, do Palavra Puxa Palavra – que, através do jogo do "Fotodicionário" tem construído uma rede de amigos que ultrapassa as fronteiras de Portugal.

A Dulce, do Para Além de Mim – pelo esforço que tem feito de, através das palavras partilhadas (prosa e poesia), aproximar os amigos.

O Rogério, do Poemas de Amor e Dor – pela capacidade de empatia que os seus versos têm, escondendo em cada sílaba o poder em estabelecer laços de amizade que perduram.

O Jorge, do Anarquista – pela convicção que coloca em tudo o que escreve e, dessa forma, consegue fidelizar quem o visita.

A Eduarda, do Trans Fofa – que descobri recentemente (por indicação do meu amigo Repórter que, não fosse ter sido ele a nomear-me não se livrava de ficar inserido nesta lista) e a quem quero deixar uma palavra de solidariedade e admiração pela luta que tem travado contra a discriminação e o preconceito homofóbico.
Um resto de bom dia.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails