sábado, 16 de junho de 2007

Assembleia de Freguesia de Cacilhas




Lá diz o povo, e com sabedoria, que “há males que vêm por bem”. E assim aconteceu mais uma vez.

O episódio que hoje aqui vos quero contar aconteceu na passada quinta-feira, dia 14 do corrente mês, dia em que estava marcada uma reunião com os representantes dos quatro partidos políticos com assento na Assembleia de Freguesia de Cacilhas, para tratar das questões relativas à organização de um debate público, conforme proposta aprovada no plenário de 23/04/2007.

À hora marcada, 21h15m, lá estavam à porta da Junta de Freguesia os autarcas convocados: Amílcar Almeida (CDU), Ermelinda Toscano (BE), Manuel Batista (PS) e Miguel Salvado (PSD). Contudo, ninguém tinha a chave das instalações e o funcionário encarregue de vir prestar esse serviço, passados mais 15m, continuava sem aparecer... Entretanto começou a chover.

Que fazer então? Por sugestão do Presidente da AF (Miguel Salvado), aceite por todos, decidimos ir para uma pastelaria ali perto e discutir os assuntos em agenda, a fim de não perder a oportunidade já que estávamos todos presentes. Assim se fez...

Foi muito interessante, e produtiva, diga-se de passagem, esta “quase tertúlia de café”, informal quanto baste mas onde todos conseguimos chegar a consenso no que respeita ao tema (assunto que poderia ser o mais controverso mas cuja escolha foi unânime) e à data, local, programa, oradores e forma de divulgação da sessão pública que se pretende organizar.

Tudo à mesa do café, discutido e decidido assim publicamente, de forma transparente, sem receio de mostrar divergências, com respeito pelas ideias uns dos outros... entre a anotação de uma deliberação e o sorriso de uma ironia, lá se foi resolvendo o que havia para decidir e explicando o que era necessário esclarecer acabando todos por se despedir satisfeitos com o resultado do encontro.

Por isso comecei por dizer que, de facto, “há males que vêm por bem”. E esta será, digo eu, uma experiência a repetir. Até porque tem uma outra vantagem que eu considero bastante importante: a de contribuir para que as pessoas vejam como é o relacionamento entre os autarcas, como discutem entre si os vários assuntos... talvez até possa contribuir para aproximar os cidadãos do órgão deliberativo autárquico que mais perto está da comunidade e os leve, também, a participar.

Aliás, convém dizer, é esse mesmo o objectivo do debate que pretendemos levar a cabo e cujo tema central será a situação do Comércio Local, presente e futuro, porque este é um assunto que todos considerámos muito importante e que permite integrar todos aqueles outros que, enquanto residentes, nos preocupam, nomeadamente: do turismo e requalificação urbana (grandes projectos com incidência na freguesia como o “Almada Nascente” e o “Quinta do Almaraz/Ginjal”, por exemplo) às obras do MST e ao estacionamento, até às festas da freguesia e ao papel das associações na dinamização sócio-económica e cultural da freguesia de Cacilhas.

Enfim... aqui fica, pois, uma imagem muito diferente daquela que resultará após a leitura do comentário injurioso e caluniador, à mistura com uma tentativa de ameaça, que um suposto meu colega na Assembleia de Freguesia postou no blog EmAlmada no dia 4 de Maio do corrente ano e que me levou a apresentar uma declaração pública e uma queixa ao Ministério Público para que seja instaurado o adequado processo criminal.

Lamento, sinceramente, que as minhas opiniões andem assim a incomodar tanta gente, mas (tal como disse no post anterior) se julgam que é com atitudes sem nível como aquela que me fazem desistir de continuar a defender, publicamente, o que penso ser justo... estão, de facto, muito enganados.

Apesar da chuva, desejo a todos a continuação de um bom fim-de-semana... mesmo sem sol há muitas coisas que podemos fazer, nomeadamente visitar museus. Eu assim vou fazer.

Um abraço a todos e até à próxima.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails