terça-feira, 19 de junho de 2007

À descoberta das nossas raízes

Parece uma coisa sem importância, mas apenas na aparência o é. Podia até ser o ponto de partida (talvez o meio do caminho, quem sabe se o seu ponto final) para um roteiro iconográfico que permitisse descobrir o património cacilhense, com breves notas biográficas dos seus autores, apresentação de histórias do quotidiano das gentes da terra, memórias do passado que nos ensinassem a compreender o presente e a dar valor à nossa cultura...
E já que falei de turismo no artigo anterior, aqui fica a sugestão: porque não organizar passeios pedestes pelos pontos de interesse da freguesia (apesar de sabermos que a degradação é muita e o lixo demais), com passagem obrigatória pelos miradouros sobre o Tejo e Lisboa (como o da Quinta da Alegria, da Rua Trindade Coelho e do Alto do Morro), com pragem obrigatória nos locais onde os vestígios fossem suficientes para desenrolar o fio da meada da história deste local... fosse a casa onde viveu o grande escritor Romeu Correia ou este simples painel de azulejos do conceituado artista Carlos Canhão (na Rua Comandante António Feio).

Ideias há muitas, simples até de concretizar, com investimento financeiro quase nulo... mas que necessitam de muito empenho e, sobretudo, uma imensa dose de imaginação, que parece ser o que falta a estes políticos que têm o poder na mãos mas preferem mantê-las fechadas com medo de perder influências. (uns tristes, afinal, se pensam que assim, serão eternos!)
E depois do passeio, que tal um almoço (ou jantar) num dos muitos restaurantes da zona? Há para todas as bolsas e com ementas variadas o suficiente para satisfazer o paladar até dos mais exigentes.
E desenganem-se os que pensam que isto era, apenas, para turista ver... não, dos alunos das escolas dos vários níveis de ensino (do pré-primário ao secundário), às associações culturais, desportivas, cívicas e de reformados, todos podem e devem participar... passeios de convívio e aprendizagem, porque não?
Descobrir Cacilhas pode ser um desafio interessante. Saibam os responsáveis assegurar as condições para o efeito (da progamação à divulgação). Cacilhas é uma terra de uma riqueza etnográfica, geográfica e histórica incrível... pena estar tão escondida. Porquê?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails