sexta-feira, 15 de junho de 2007

Lixo e injúrias... assim vai a nossa democracia



Já aqui falei e ilustrei, por diversas vezes, a situação da limpeza urbana na freguesia de Cacilhas. Uma situação vergonhosa, que se arrasta há imenso tempo.

Este é um tema bastante quente (além de, obviamente, sujo, mal cheiroso, anti higiénico e um perigo para a saúde pública, etc., etc.) que mostra bem a falta de civismo de alguns residentes mas, também, a incapacidade da administração local para o resolver.

E, para minha grande surpresa, tem servido, igualmente, para justificar ataques pessoais…

Enquanto uns tapam o nariz, fecham os olhos ou viram a cara para o lado e seguem em frente, ficando-se pelas críticas veladas entre amigos e preferindo cruzar os braços para não ter chatices, outros há que arriscam denunciar, publicamente, a situação e exigir a sua resolução junto das entidades responsáveis (AMARSUL, Câmara Municipal de Almada e a Junta de Freguesia de Cacilhas).

Resultado: aqueles que não se ralam, os indiferentes e os que reclamam, reclamam e tornam a reclamar mas não agem (limitando-se a tecer longas e fastidiosas "conversas fiadas" desprovidas de consequências) são olhados como defensores dos interesses da população, os outros, os que têm a coragem, de facto, de enfrentar o sistema e tentar alterar a situação, são considerados gente incómoda que convém calar.

E surgem, então, os ataques pessoais venham eles de anónimos como um tal ATUM que resolveu dirigir-se-me nestes termos: «QUEIXAS-TE DO LIXO?? VAI TU LIMPAR Ó PORCA!!! BETINHA DO CARALHO...», bem demonstrativo do seu nível cultural.

E que, depois de eu ter banido o respectivo IP, porque não aceito que falem assim, comigo ou com quem me visita naquele que é o "meu" diário on-line (o "meu" notem bem, e não de outra pessoa), conforme fiz questão de o avisar que faria (julgo que estou no meu direito de assim agir, ou não? A liberdade de expressão é isto? E a minha dignidade onde fica? A que propósito tenho de aceitar, pacificamente, ser injuriada?) andou a lançar uma campanha por vários blogs almadenses (entre os quais o Casario do Ginjal, o Lado Certo, o Almada em Luto e o Em Almada) postando o seguinte comentário, a despropósito do assunto abordado nos artigos em causa: «O BLOG INFINITOS FAZ CENSURA, SÓ RECEBE COMENTÁRIOS DE QUEM LHE APETECE, É TIPO LÁPIZ AZUL, SÓ ACEITA O QUE LHE CONVÉM. E DIZ-SE AQUELA VACA UMA LIBERAL E DE ESQUERDA!!!».

Mas, adiante… que as coisas estão a ser tratadas por quem de direito e no local certo. Julgavam que eu iria cruzar os braços? Que desistia? Ou que desatava a disparar invectivas semelhantes? Não! Quem assim possa ter pensado não me conhece de facto.

Todavia, esta não foi a única reacção, digamos "menos elegante", que os meus textos e principalmente as minhas fotografias provocaram, como já aqui vos dei notícia. Recordando (que vale a pena)…

Depois de eu ter levantado o problema na reunião da Assembleia de Freguesia realizada no dia 23/04/2007, e de a AMARSUL me ter respondido que «as situações retratadas são da responsabilidade camarária», contactei o vereador do pelouro respectivo que acabou por não ter pejo em considerar que a minha atitude (de enviar as imagens que se podem ver no álbum acima à CMA e exigir que a autarquia assumisse uma posição urgente), apesar de a classificar como sendo de uma cidadã empenhada, era apenas uma acusação "aviltante" à falta de profissionalismo dos trabalhadores. Francamente…


(clique na imagem para ler o seu conteúdo)


E termina com uma grave insinuação: a de que eu talvez preferisse o "estado policial" do tempo da outra senhora só porque exigia que a CMA cumprisse com aquela que é, indiscutivelmente (sem margem para qualquer dúvida) uma sua atribuição: a recolha dos resíduos sólidos urbanos e a limpeza do espaço público.

Tudo porque a clara falta de civismo que leva às situações aqui apresentadas só seria ultrapassada (no entender do vereador Rui Martins) com o recurso a um fiscal ou polícia ao lado de cada contentor para verificar a sua correcta utilização. Enfim…

Como o texto já vai longo, pergunto apenas: mas ter um agente da ECALMA quase ao lado de cada carro que passa por Cacilhas (embora às vezes ande de olhos fechados, é bem verdade, e advirta ou multe quem não deve e "perdoe" muitas infracções declaradas e por demais evidentes) já é um acto de sã democracia?

E, já agora, aproveito para deixar um BOM FIM-DE-SEMANA a quem por aqui passar.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails