domingo, 17 de setembro de 2006

O Historiador

Foi considerado o livro sensação de 2005, embora eu só o tivesse descoberto nas férias deste Verão, mais precisamente na Feira do Livro de Armação de Pêra.

Como gosto de livros extensos (adoro andar vários dias com o mesmo livro na mão, uma companhia que me seduz e cujo enredo vou descobrindo aos poucos como quem vai conhecendo o carácter de um amigo na convivência diária), este chamou-me logo a atenção por ter cerca de 600 páginas. A sua capa branca, simples, e o título despertaram a minha curiosidade e peguei-lhe para ler o resumo. Os livros contemporâneos que investigam, no presente, mistérios do passado com base em pesquisas históricas atraem-me sobremaneira e, por isso, decidi comprá-lo, de imediato.

Sendo certo que O Historiador, de Elizabeth Kostova, é, de facto, «uma aventura de proporções monumentais, um fascinante thriller literário e uma notável história de amor», confesso que, todavia, apesar de considerar este romance fantástico, fiquei desiludida pelo cariz demasiado esotérico da linha condutora e, em particular, do final.

Mas não posso deixar de dizer que me deixei fascinar, sobretudo, pelas descrições das viagens que os protagonistas empreenderam enquanto tentam desvendar o labirinto de segredos que rodeia a vida de «Vlad o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado esteve na base da lenda do Drácula.»

Durante esta empenhada busca da verdade, a qual somos levados a pensar ser baseada numa investigação documental autêntica, embora conscientes de que assenta numa interpretação ficcionada, vamos descobrindo uma série de pormenores sobre a história de vários países (Bulgária, Turquia, Roménia e Hungria, por exemplo) que, para mim, são a principal razão para vos aconselhar a leitura deste livro... desde a descrição geográfica dos lugares até aos usos e costumas da terra, vamos percorrendo uma série de caminhos por sítios que nos deixam fascinados e com vontade de empreender uma viagem até lá.

Os mais curiosos podem ler o 1.º capítulo do livro
AQUI.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails