sábado, 16 de setembro de 2006

Mistura explosiva

Política e futebol é o que é... uma mistura explosiva que acaba por desprestigiar ambos. Agora temos uma nova versão: política e religião.

Sinceramente, enoja-me ver o que fazem estes políticos só para angariar votos. Mas, mais ainda, agonia-me observar como estes eleitores se deixam levar por tão pouco... eu sei que se trata de mera manipulação, de pessoas sem escrúpulos que se aproveitam das fragilidades dos outros, que o aceitar sem contestar pode ser, apenas, sinónimo de indiferença... não deixo, contudo, de me chocar com estas manifestações da esperteza de uns e da burrice da maioria.

Todavia, o que me provoca uma total indignação é a forma abusiva como o dinheiro público (e não se trata de meia dúzia de cêntimos, com toda a certeza) anda a ser gasto impunemente por alguém que se julga acima da lei e, sobretudo, como é possível ninguém contestar estas acções (porque será que tenho a estranha sensação de que existe uma certa conivência passiva do poder judicial?).

Falo do caso da peregrinação a Fátima organizada pela presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, no passado dia 9 de Setembro, e à qual aderiram cerca de 3500 idosos, com o aplauso da população local, uma despesa avaliada em milhares de euros (publicidade e transporte incluídos).

Para o efeito foram impressos, em papel de óptima qualidade, a cores, milhares de folhetos com a imagem de N.ª S.ª e dos pastorinhos em fundo esbatido, ao lado de uma fotografia de Fátima Felgueiras, com a identificação do cargo autárquico e do endereço web da respectiva Câmara:

«Meus queridos amigos,
Vamos de novo juntos a Fátima com o coração cheio de alegria.
Já lá vão uns anos que, em boa hora, decidimos organizar um passeio anual para podermos conviver e renovar a esperança e confiança que tanto precisamos sentir nestes tempos que atravessamos.
Sabemos que podemos contar uns com os outros.
Sentimo-nos e estamos juntos com enorme carinho e amizade.
Essa é a maior riqueza que qualquer sociedade pode ter.
E porque acreditamos e assim nos conduzimos na vida vamos com o coração tranquilo partilhar a nossa devoção à Mãe de quem esperamos e queremos merecer sempre a protecção e benção.
Para todos o meu abraço amigo e o desejo de um passeio inesquecível e feliz...
“Não durmamos como os outros, mas permaneçamos vigilantes e sóbrios” – 1.ª Epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses
A Presidente da Câmara Municipal
(Dr.ª Fátima Felgueiras)
Felgueiras, Terra com Futuro
www.cm-felgueiras.pt»

Propaganda desta, associada a um órgão autárquico, com a mais do que provável utilização do orçamento municipal, irá passar impune? As instâncias tutelares a quem compete fiscalizar a actuação das autarquias locais, como a Inspecção Geral da Administração do Território por exemplo, vão continuar a fingir que nada se passa? E a Associação Nacional de Municípios Portugueses, cujo presidente é tão ligeiro a defender os seus associados nas situações mais caricatas, apoia este tipo de comportamento?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails