segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Acabou-se a "Festa"


1) Grupo Folclórico Agrícola de Pevidem (Guimarães - Braga) actuando no Palco Arraial. Porque a Festa teve de tudo um pouco: rock, jazz, alternativa, hip-hop, popular, etc. etc. mas nunca música pimba.
2) Descansando à sombra, que o calor aperta, olhando com indiferença quem se dirige para o comício. Milhares (por militância, obrigação ou zelo partidário), terão ido ouvir as palavras dos camaradas, mas a maioria ficou-se por outros palcos, porque a Festa é isto mesmo...
3) Enquanto alguns vão ouvir discursos inflamados, outros aproveitam para fazer uma sesta ou conversar, ao lado da tenda da feira do livro. São, na sua grande maioria, jovens que acham a política "uma seca" e para quem a Festa é o "último festival de Verão" e não um acontecimento político.
4) Roda de amigos, falando sobre os livros adquiridos na feira. Porque, sobretudo para os jovens, a Festa é, também, ponto de encontro e uma oportunidade para conviver, mais do que qualquer outra coisa.
5) Hora do lanche. Com as sombras todas preenchidas, qualquer lugar acaba por ser bom para alimentar a barriga porque o espírito, esse, está no auge...
6) Namorar e descansar também faz falta. A "Festa" é, pois, um lugar mágico.
7) Depois do comício, a debandada geral em direcção às barracas de gastronomia regional. Ou será que a política abriu o apetite ao pessoal?
8) Depois da política, a pausa merecida. Apesar do chão cheio de papéis, copos e garrafas, afastado o lixo para o lado, é vê-los sentados no chão a recuperar forças para a agitação do próximo concerto.
9) Preparando um charro. No meio da agitação de pernas que volteiam, saltam e pulam ao som da música frenética dos franceses Babylon Circus, um jovem senta-se, calmamente, e parece noutra dimensão.
10) Concerto dos Babylon Circus, que souberam criar uma empatia com o público digna de nota. E porque hoje era dia de trabalho, este foi, para mim, o último espectáculo, e apesar de ter muita pena de não ir ver o Sérgio Godinho...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails