terça-feira, 24 de abril de 2012

Academia Almadense: o escândalo continua!



Segundo o estipulado na cláusula nona do «Protocolo de Parceria Local» celebrado entre o Município de Almada e a Academia Almadense (além de outras entidades), é obrigação dos parceiros, nomeadamente: a elaboração de “Relatórios de Progresso, de periodicidade trimestral, sobre os projetos da sua responsabilidade a enviar à Unidade de Direção do Programa de Ação”.

Pensemos, agora, nas obras do antigo Teatro da Academia na Rua Capitão Leitão em Almada, e das quais já aqui falámos inúmeras vezes devido às dúvidas sobre a aplicação dos “subsídios” concedidos pela Câmara Municipal de Almada para o efeito.

E pegando naquela que foi a notícia em 26 de Agosto de 2011, onde abordávamos a questão da aprovação da candidatura deste projeto a fundos comunitários, apresentamos aqui o respetivo «Protocolode Financiamento», outorgado em 11 de Agosto de 2009 mas do qual só agora tivemos conhecimento.

Ficamos, então, a saber que o projeto designado por «Escola de Música e Biblioteca da Academia e Centro de Dança de Almada», deveria ter tido início no 4.º trimestre de 2009 e estar concluído no 2.º trimestre de 2011… Mas estamos já no 2.º trimestre de 2012 e as obras nem sequer começaram…

Estamos a falar de um atraso de quase três anos, não de três meses… apesar de, todavia, a Câmara Municipal de Almada já ter entregue umas boas centenas de milhar de euros à Academia Almadense para o efeito.

E apesar destes contornos estranhos, certo é que a oposição nada diz, nada faz. Muito pelo contrário, continuam a aprovar o pagamento de tranches de um financiamento cuja aplicação ninguém sabe qual é. E fecham os olhos e cruzam os braços…

Contudo, há que solicitar à Câmara que preste contas sobre este caso. Mais não seja, deve-se exigir que, atendendo ao disposto na cláusula sexta do «Protocolo de Parceria Local» que ilustra este artigo, esclareça de que forma tem vindo a acompanhar este projeto e, com clareza e objetividade, seja informada a população sobre o estado em que se encontram aquelas obras… e sejam explicadas, com transparência, quais são as razões para o atraso e quando é que, efetivamente, irão começar.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails