terça-feira, 20 de março de 2012

Solidariedade descartável?

Em Almada há quem faça da solidariedade uma espécie de "roleta russa" ao usar a ideologia política como arma.
Resultado: o sectarismo partidário impede-os de ser imparciais e fá-los apoiar os algozes e condenar as vítimas abandonando-as à sua sorte, perpetuando as sevícias e protegendo os criminosos.

Que raio de gente é esta?

Que valores defendem?
Que princípios de justiça social seguem? 

3 comentários:

Carmen Godinho disse...

«Em Almada há quem faça da solidariedade uma espécie de "roleta russa" ao usar a ideologia política como arma.
Resultado: o sectarismo partidário impede-os de ser imparciais e fá-los apoiar os algozes e condenar as vítimas abandonando-as à sua sorte, perpetuando as sevícias e protegendo os criminosos.»

Estas palavras definem, com perfeição, a atitude do Bloco de Esquerda em Almada e a posição de um seu dirigente local (Carlos Guedes), acerca do caso do trabalhador dos SMAS de Almada vítima de mobbing.

Disse Carlos Guedes (conforme podem ler na página 11 do documento aqui divulgado no dia 15 do mês corrente) – http://metoscano.blogspot.pt/2012/03/o-solidario.html:
«Quanto à palavra solidariedade... mais do que saber o que é a palavra é preciso entender o conceito e tudo o que lhe está subjacente! Eu estou mais solidário com o eng. Jorge Abreu do que você [Carmen Godinho] alguma vez vai ser capaz de entender. Solidário sim, pois lamento imenso que o engenheiro se tenha deixado manipular por pessoas como a Ermelinda Toscano e outros que tais.
Mantenho a esperança de que, um dia, o engenheiro e a sua família sejam capazes de perceber até que ponto foram "usados" pelos membros da Plataforma, em conjunto com o CDS de Almada.
É a velha história do escorpião e do sapo… e não preciso de dizer quem, por aqui, desempenha o papel do primeiro.»

Conhecendo nós qual tem sido o comportamento do Bloco de Esquerda em Almada sobre esta matéria, e sabendo do voto a favor do relatório da comissão eventual da assembleia municipal, o qual, no dia 24-02-2012 justificou com um comprometido SILÊNCIO conivente, é fácil classificar estas palavras de demagógicas e hipócritas.
A preocupação do Bloco de Esquerda e do sr. Carlos Guedes parece ser, apenas, e ao contrário do que afirma, a solidariedade com os SMAS de Almada já que, ao afirmar que Jorge Abreu está a ser manipulado pela Plataforma de Cidadania isso significa (além de menorizar o discernimento do próprio trabalhador e da sua família) que estão ao lado de quem cometeu os crimes por nós denunciados publicamente, como se eles (CDU e CMA/SMAS) é que fossem as vítimas neste processo.

(continua)

Carmen Godinho disse...

(parte 2 - continuação)

Esquece o Bloco de Esquerda, e este sr. em particular,
Que Jorge Abreu foi despedido ilicitamente e retirado do concurso que vencera de forma ilegal. Que esses factos foram julgados em Tribunal e a CMA/SMAS condenados por manifesta falta de razão, portanto. Ou seja, a vítima foi o trabalhador. Que sofreu consequências (assim como os membros do seu agregado familiar), algumas delas com danos irreversíveis, e tudo reportado a acontecimentos muito anteriores à existência, sequer, da Plataforma de Cidadania. (As sentenças estão disponíveis para consulta no blogue Infinito’s)
Esquece o Bloco de Esquerda, e este sr. em particular,
Que a CMA foi condenada a pagar uma avultada indemnização ao trabalhador, pelo despedimento ilícito, a título dos vencimentos que deixou de receber (incluindo os subsídios de férias e de Natal) e da qual apenas liquidou uma parte apesar de ter afirmado em sede de comissão que estava tudo regularizado omitindo e/ou mentindo sobre as razões que levaram Jorge Abreu a interpor uma acção executiva para que o município liquide os montantes em falta (por exemplo: os subsídios de férias e de Natal dos anos em que esteve no desemprego forçado e que a autarquia resolveu não considerar, e respetivos juros de mora). (Atempadamente daremos notícia no blogue Infinito’s, pormenorizada, sobre esta questão desmentindo as conclusões apresentadas no relatório da comissão subscrito por todos os partidos menos pelo CDS-PP).
Esquece o Bloco de Esquerda, e estre sr. em particular,
Que aquilo que eufemisticamente os deputados municipais designaram por “desadequação funcional” é tão só e apenas, como se demonstra com provas documentais (que, a seu tempo, iremos divulgar no blogue Infinito’s mas já foram entregues ao Ministério Público junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada em 13-03-2012) um vergonhoso e persistente caso de perseguição psicológica (mobbing) onde desde a atribuição de objetivos SIADAP irrealizáveis, não mensuráveis e desadequados, à irregular avaliação do relatório de estágio e aos mais de oito meses em que o trabalhador continuou a receber como estagiário sendo já técnico superior, há de tudo um pouco.
Esquece o Bloco de Esquerda, e este sr. em particular,
Que Jorge Abreu e a sua família têm vindo a sofrer ao longo destes últimos cerca de seis anos danos irreparáveis sendo que o último foi a perda da bolsa de estudo universitário da filha mais velha por manifesto lapso dos SMAS que classificaram, deliberadamente (pois que noutras situações semelhantes nunca haviam errado) de forma indevida o pagamento de parte da indemnização em sede de IRS aumentando o rendimento anual do trabalhador em 2010 quando as verbas se referiam a anos anteriores.

(continua)

Carmen Godinho disse...

(parte 3 - continuação)

Por isso, afirmar que,
«Solidário sim, pois lamento imenso que o engenheiro se tenha deixado manipular por pessoas como a Ermelinda Toscano e outros que tais.
Mantenho a esperança de que, um dia, o engenheiro e a sua família sejam capazes de perceber até que ponto foram "usados" pelos membros da Plataforma, em conjunto com o CDS de Almada.
É a velha história do escorpião e do sapo… e não preciso de dizer quem, por aqui, desempenha o papel do primeiro.»
É a demonstração plena da falta de ética e dignidade destes políticos que usam a solidariedade de forma discricionária, parcial e injusta, consoante os seus escusos interesses partidários. Isto é, para o Bloco de Esquerda em Almada, e para este sr. em particular, a solidariedade para com os trabalhadores lesados nos seus direitos depende da cor política de quem sobre eles pratica o crime e pouco interessa se quem sofre as sevícias tem ou não razão, se necessita ou não de apoio… se o algoz se disser de esquerda e for da CDU/PCP será sempre desculpado e todos os que denunciam a situação passam a ser incluídos na categoria dos manipuladores.
Mais demagogia e hipocrisia do que isto é, no nosso entender, impossível. Sobretudo quando estas frases ocas vêm de alguém que nunca teve um gesto que fosse (uma palavra tão pouco) para com o trabalhador, ou alguém da sua família, demonstrando uma cruel indiferença perante o sofrimento gratuito que a incompetência e a prepotência dos SMAS têm causado.

Almada, 20-03-2012
Pela Plataforma de Cidadania,
Carmen Godinho
Ermelinda Toscano
José Agostinho
Manuel Barão
Paulo Ataíde

Related Posts with Thumbnails