quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como era (é, ainda?)... e como poderia ser!

Estas eram imagens recorrentes em Cacilhas até há três anos atrás. Sendo certo que a limpeza urbana melhorou naquele local, em particular depois das obras do MST, existem outras áreas da freguesia onde tudo se mantém como naquela época (caso da Rua Trindade Coelho). E, infelizmente, muitos outros lugares semelhantes proliferam no concelho, com cenários idênticos ao daquelas imagens.

Mas outro futuro é possível. E nem sequer é um enredo de um filme de ficção científica. Acontece "aqui ao lado"... em Barcelona e já existe desde 1992: um sistema de recolha de resíduos substerrâneo. Vejam o vídeo:




23 comentários:

Anónimo disse...

Meus Caros,

Ao deparar-me com este post, e como primeiro comentário, gostaria de deixar aqui expressa a minha modesta opinião.

Tentarei ser coerente e objectivo, e contrariando algumas mentes iluminadas que se acham donas da Verdade, não exercerei a resposta a eventuais comentários.

Para muitos de nós, durante toda a nossa vida, assistimos a chamada “alternância democrática” entre os partidos PS e PSD, vendo o nosso País a ser lentamente destruído, por uma constante má gestão dos recursos de um País, que só por si é um País pobre.
Em Almada o Povo escolheu a CDU como força política, muito graças aos trabalhadores existentes nas instalações navais, da metalurgia metalomecânica, dos transportes, e essa mesma força tem-se mantido no executivo camarário durante essas mesmas 3 décadas.

A gestão da CDU, que governa o Concelho de Almada, só vê a cidade de Almada, como principal enfoque, na imagem da sua presidente.

Deveria ser giro, ter em Almada, uma solução de recolha automática dos lixos, tal como demonstra o vídeo, que sabemos ser uma realidade com 19 anos, o que prova que foram desperdiçadas boas oportunidades de fazer algo pelo Ambiente.

Há pelo menos 20 anos que as “condutas de lixo” existem, e muito poderia ter sido feito numa cidade que se diz defensora do ambiente, mas só no papel, porque na prática deixa em muito a desejar na sua concretização.
Deveria ser giro ver um sistema destes a funcionar no Concelho de Almada, por exemplo nas grandes áreas urbanas, tipo Charneca de Caparica, Costa de Caparica, quando a mesma Câmara Municipal de Almada não procede à limpeza dos passeios, não faz o controlo de infestantes, não lava as ruas, deixa as placas toponímicas todas partidas, e quando instigados pelo contribuinte, encolhem simplesmente os ombros, dizendo que não tem verba.

A Plataforma de cidadania, ao ir buscar este caso, visa unicamente demonstrar que a CMA está inactiva há pelo menos 19 anos, e insinuando, que poderia ter sido aproveitada as obras do MST para fazer diferente.

Questiona-se no entanto, o que faria a Plataforma se estivesse na CMA, e desde quando é que sabiam da existência desta solução magnifica.

Acham isto preocupante? Eu não acho nada preocupante.

Acho repugnante que os portugueses se deixem enganar, que sejam tão boçais que gostem de ser enxovalhados na sua mais ínfima pequenez e tacanhez de espírito.

Agora, não há nada para dar em troca dos votos, e TODOS, digo TODOS sabem o que nos espera, e nada fazemos? Não nos indignamos? Não reagimos?

Esta classe politica, a começar a que está no exercício na CMA, a sua Oposição e os eventuais candidatos, só visam estar no Poder Local para se servirem do sistema, relegando para o fim, a satisfação das necessidades daqueles que contribuem em MUITO para o município de Almada, e que em nada beneficiam por tanto obrigatoriamente contribuírem.

Com os meus cordiais cumprimentos,

Conde Montanelas

Churchill disse...

Conde
Isso hoje está muito sombrio.
Mas qual é a solução, um suicídio colectivo?

Da Charneca e Aroeira, o maior problema foi deixar crescer à balda, e nisso a câmara tem imensa culpa. A solução era demolir tudo e começar de novo, mas tal desiderato só por sismo ou outra calamidade.

Da solução de Barcelona, já agora convinha saber se existe em algum outro local, e como tem funcionado (se é que funciona mesmo). Se for boa ideia, e existir dinheiro para isso, poderia ser aplicada na cidade da agua, na antiga Lisnave.

Bye

Nuno Sá disse...

Esta solução (sistema ENVAC) existe em cerca de 150 cidades da Europa:
http://busk.com/news/sistema-de-coleta-
de-residuos-envac-esta-presente-em-150
-cidades-europeias.
É caro, mas vale a pena. Trata-se de um investimento a longo prazo com ganhos consideráveis para o ambiente.
Pena é que em Portugal, e nesta cidade de Almada tão preocupada com as questões ambientais (até tem uma pseudo agência dedicada a esse fim), nada se faça nesse sentido.

JC disse...

Ou muito me engano ou mesmo com um sistema desses , iriam continuar a existir os atrasados mentais que depositam lixo orgânico junto aos ecopontos. E contra isso nada a fazer.

Anónimo disse...

E que seria de Almada sem lixo por todos os sitios iria perder a sua propia identidade,o que seria da Costa da Caparica sem lixo ao fim de semana,isso não seria nunca um melhor reclame turistico,já muitos paises mandaram os seus agentes para estudar esse fenomono a emilinha vai receber o proximo premio por ser a cidade de Almada a mais inovadora na recolha do lixo ao fim de semana.

Anónimo disse...

Há e os postos de trabalho para os camaradas,com este sistema a emilinha cuspideira iria perder muitos votos que com postos de trabalho e beijinhos isso rende muito na urna.

José Eduardo disse...

Desafio todos os munícipes do concelho de Almada, a deslocarem-se a Vale Figueira e observarem in loco a "frota" de recolha do lixo no município!

Ficariam deveras desagradavelmente surpreendidos com a pobreza, decadência da frota e perceberiam melhor a inépcia destes "dirigentes" Social Fascistas do PCP!

Churchill disse...

Zé Du
Aceite o desafio, posso dizer que até carros novos lá vi.
A não ser que queira BMW cabriolet para fazer recolha de lixo.

Deixe de ser incendiário, volte lá para as pancadas na testa que vai melhor.

bye

José Eduardo disse...

Caros munícipes: andam por aqui uns arruaceiros a "quererem tapar o sol com a peneira"!

Vêm querer defender o indefensável!

Uma "frota" que passa a maior parte do tempo na oficina de Vale Figueira e em reparações no exterior! Estamos a falar de "voltas" de recolha de lixo que deixam de ser efectuadas e os munícipes que suportem a imundice!

Consultem as facturas de reparações da "frota" de carros do lixo e preparem-se para o susto!

A REACÇÃO não passará

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Sr. José Eduardo,

O sr. é licenciado?

E é licenciado em comunicação?

O sr. é mestre?

E é mestre em comunicação?

O sr. é doutorando?

E é doutorando em comunicação?

Então explique-me:

"Caros munícipes: andam por aqui uns arruaceiros a "quererem tapar o sol com a peneira"!"

"Vêm querer defender o indefensável!

Duas seguidas. Que comunicação é esta? Que português é este? Diga-me lá, sr. doutor ...

Assim percebe-se muito bem porque é que o sr. nunca conseguiu vencer um único dos muitos concursos a que foi opositor ... na CM Almada, claro!

Mas é doutorando, pois então!

Anónimo disse...

Almada e uma sociedad enferma

José Eduardo disse...

Caro Simplício: veja lá se é necessário voltar atrás nos seus posts, neste blog, e chamar-lhe a atenção sobre as atoardas que tem escrito!

Vá fulanizar a sua "madrinha" e procure antes responder às questões, das quais, não encontra respostas acertadas!

P.S.: Se não fosse tão burro como é até lhe explicaria a diferença entre ser-se especialista na língua portuguesa e o que são Ciências da Comunicação…

Churchill disse...

Zé Du
Pelo que me informam, em Vale Figueira é a oficina mas também a garagem dos carros do lixo.
Ou queria que os condutores os levassem para casa ao fim do dia?

Mas de que imundice é que está a falar?
Com excepção das palermices que escrevinha por aqui, não vejo nada disso.

Mindo
Em definitivo acho que está a falar com um cromo diferente do que imagina.
Jamais um doutorando de ciências da comunicação podia ser tão fraquinho.

Bye

José Eduardo disse...

Os cães vão ladrando e a caravana vai passando...

Anónimo disse...

Almerindo tu chegaste assessor à conta não do partido comunista$$$, nem da plataforma, mas através de uma intervenção.

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os maios amigos) disse...

Caro Churchill,

Acho que tem razão. É mesmo um cromo muito fraquinho ...

Sr. José Eduardo,

Não preciso que me explique nada, já explicou tudo. Como vê, você é tão bom, tão competente, tão exímio, que até consegue pôr "burros" a percebê-lo.

Mas não consegue sempre, infelizmente. Verdade que até fiz um esforço sério para discernir se a sua tirada "Vá fulanizar a sua "madrinha"" vem do lado das Ciências da Comunicação ou do lado de especialista em língua portuguesa. Lamento, mas não consegui ... pois, sou burro!

Já agora, faça lá esse exercício Vá lá à procura das "atoradas" que eu tenho escrito. Sempre se entretém um bocadinho ... para não ser só pancadas na testa, se me entende.

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Ora pois é, lá ficou uma "atoarda" no último comentário que aqui fiz. Precisamente ..."atoradas".

É assim ...

José Eduardo disse...

Caro Simplício: palavras para quê? Está a ver...

Anónimo disse...

Por acaso, pancadas na testa, atoradas, toradas, touradas.
Vendo bem, até há alguma lógica nisto.

ai, ai, ai, coitado do José Eduardo

Anónimo disse...

Coitado do Zé Eduardo?
Coitado é do Simplício. Não tarda nada nem a "intervenção democrática" lhe vale... quando a patroa se for embora fica sem gabinete para chefiar... para onde irá o coitado?

José Eduardo disse...

Os Social Fascistas do PCP bem podem espernear.

É só aguardar...

"O bom filho à casa torna".

Anónimo disse...

Vejo que os que comentam aqui neste blogue acham-se muito conhecedores do nosso país, incluido a "proprietária" espaço de babuzeiras. Para vosso conhecimento, mesmo aqui ao nosso lado (e não... não é em Espanha), este sistema já existe e funciona. Pois bem... estou a falar do Parque das Nações... O sistema ENVAC funciona CÁ em Portugal desde 1998 (aproximadamente). Mas deixem que vos diga, que só funciona porque a zona é habitada por pessoas civilizadas, que cuidam do espaço para o qual contribuem (e muito), que não despejam sacos com lixo nas papeleiras dos passeios, que não deixam os dejectos dos animais no chão, etc, etc, etc... Meus caros, por muito que a câmara limpe (e até acho que esse pelouro pertenece a um membro não comunista) se NÓS não cuidarmos da nossa cidade não há mesmo verba que aguente. Eu neste momento estou a viver no norte, e as pessoas cuidam do espaço comum, tornando-se assim mais fácil e mais barato à autarquia manter as coisas em condições. PERCEBERAM?????

Anónimo disse...

Caros comentadores e Ermelinda
Almada tem um sistema de recolha subterraneo (molok) inclusive em Cacilhas, na R. Candido dos Reis, na Av. 25 Abril, que nao é igual ao de Espanha, oqualquer um destes sistemas é muito válido e caro mas compensa a longo prazo, agora na rua que refere não deve ser possivel em termos das caracteristicas do solo e de espaço para a viatura da recolha de grua, tambem cabe aqui um papel de cidadania ambiental dos municipes e dos visitantes que não ajudam nada, nao basta expor ou dizer mal, neste caso.
O facto da frota camarária estar em mau estado deve-se a vários factores: recolha em pára-arranca, má utilização dos funcionários, mau estado das estradas e dos caminhos, o corte das verbas do dep. de contabilidade da câmara que não investe no dep. de ambiente, do vereador comunista, então como é que se obtem lucro nesta câmara?? com cortes no quadro de pessoal e nos serviços essenciais à população como a limpeza urbana; já agora como consultar as facturas dos gastos sr. José Eduardo, isso será publico? no relatório de actividades e contas não se percepciona isso.
Temos os maus figados entre os dedos e as teclas? a julgar pelos comentários...

A. Manuel

Related Posts with Thumbnails