domingo, 24 de outubro de 2010

Pela Verdade e pela Justiça!

Maat, deusa da Verdade e da Justiça

Segundo a sexta “linha de orientação” das Opções do Plano e Orçamento dos SMAS de Almada para 2010, “Prosseguir uma gestão pública solidária, eficiente e transparente” – página 12 do referido documento, há dois objectivos que pretendemos destacar:

«Manter a atenção permanente à valorização dos recursos humanos, consubstanciada na elevação do seu nível de qualificação, por via duma formação ajustada às necessidades profissionais e valorização pessoal, na gestão de carreiras correspondendo às expectativas justas e adequadas dos trabalhadores e garantindo condições de trabalho dignas e seguras, quer no que respeita às condições de trabalho, quer à estabilidade do vínculo contratual.»
«Garantir as várias formas de participação dos trabalhadores e suas organizações representativas, na construção das opções de gestão e na actividade dos Serviços, especialmente no que se refere à política de pessoal.»

E na especificação do objectivo “Gerir de forma eficiente a força de trabalho, cumprir as responsabilidades sociais da organização para com os trabalhadores e valorizar a sua participação” (páginas 44 e 45), destacamos os seguintes pontos:

«Adequar de forma pró-activa e continuada, os processos de gestão da força de trabalho às exigências da prestação de um Serviço Público de qualidade, nas vertentes admissão, promoção, mobilidade interna, avaliação e aposentação.»
«Promover a qualidade do emprego, a motivação, o espírito de serviço público e a realização das pessoas enquanto trabalhadores.»
«Aprofundar a motivação dos trabalhadores e das equipas, generalizando o conhecimento dos objectivos dos Serviços e das orientações municipais a nível geral, e desenvolver uma cultura e uma prática de participação dos trabalhadores na identificação de ameaças e oportunidades para a concretização dos planos de actividade e da missão da organização em geral.»
«Garantir as várias formas de participação dos trabalhadores e suas organizações representativas, na construção das opções de gestão e da actividade dos Serviços, nomeadamente no que se refere à política de pessoal.»
«Prosseguir a operacionalização da gestão das carreiras dos trabalhadores decorrentes dos reposicionamentos remuneratórios que resultarem da aplicação da lei ou de decisões de gestão.»

Sabendo nós qual tem sido a prática de gestão dos recursos humanos nos SMAS de Almada, expliquem-me lá como é que se enquadram naquela conversa as seguintes situações:

Coação psicológica sobre os trabalhadores perpetrada por determinados dirigentes com a conivência passiva do Presidente do Conselho de Administração e perante a indiferença da Presidente da Câmara;
Favorecimento de amigos e familiares (da Presidente da Câmara, de dirigentes dos SMAS ou camaradas do Partido), nos processos de recrutamento e selecção de pessoal e de promoção na careira;
Incumprimento de sentenças de Tribunal, nomeadamente no que concerne ao pagamento de uma indemnização por despedimento ilícito e atribuição de funções desconformes após readmissão na sequência de comprovada ilegalidade no afastamento do 1.º classificado num processo concursal;
Admissão de pessoal para a carreira de técnico superior (área de engenharia) em desrespeito pelos mais elementares requisitos habilitacionais;
Nomeação de dirigentes sem qualificações adequadas ao desempenho das respectivas funções, apenas porque têm a relação familiar adequada, são amigos da pessoa certa ou têm a ligação partidária conveniente…
etc. etc.

Apesar do lamentável quadro atrás descrito e que temos vindo a denunciar nos últimos dois meses (e que já motivou a entrega de uma denúncia ao Ministério Público), uma coisa temos de admitir: na generalidade, a qualidade do serviço prestado à população pelos SMAS de Almada é muito boa e os índices de satisfação do cliente são prova desse facto.

O que nos leva a concluir que pese embora o fraco grau de empenho e profissionalismo de alguns dirigentes, existirão nos SMAS de Almada algumas chefias e muitos técnicos, administrativos e operacionais anónimos cujo trabalho árduo, zeloso e qualificado permite que a incompetência dos superiores hierárquicos não seja notada.

A essas largas dezenas de trabalhadores deixamos aqui o nosso público e sincero voto de louvor. Eles sim, merecem todo o nosso respeito. E tudo faremos (que estiver ao nosso alcance) pela defesa dos seus direitos.

E àqueles que têm sido vítimas de injustiças, fica uma mensagem: não desanimem. Mais do que solidários somos uma voz activa que investiga, denuncia, procura soluções. Podem contar connosco!
Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada

42 comentários:

Anónimo disse...

Estória- parte 1
Não percebo nada deste “blog”. Falam, falam, mas não dizem nada.
Tanta conversa acerca das casas da Sra. Eng. Alexandra e das suas opções íntimas, mas afinal isso que interessa?
Seria muito melhor que vissem o brilhante percurso e carreira da Sra. Eng.ª, em vez de gastarem o tempo com banalidades ou mesmo aldrabices.
Conheço-a desde pequenina, das brincadeiras, dos namoricos, sempre muito esperta, e muito zelosa da sua opinião. Desde sempre a Mãe, Sra. D. Emília, de tão ocupada que estava pelos assuntos políticos da nossa terra, delegou nas melhores empregadas, a sua educação para a vida, nos sãos princípios da fé cristã, preparando-a assim o melhor possível para a vida adulta. Por mim, vou tentar ser sucinta e explicar o porquê de tanto a admirar.
A Sra. Eng.ª Alexandra é licenciada mesmo, nada de intrigas. Tirou o Curso de Química com 11 valores de média final. Após um curto trabalho em Lisboa, ingressou nos SMAS da nossa terra, logo para a chefia da Divisão das ETAR de Corroios, a única que existia, naquele tempo.
Esperta como é, muito rapidamente se apercebeu que, para progredir, nada melhor que usar o trabalho dos outros, fazendo de conta que era seu mesmo. E foi o que fez, com resultados magníficos. Teve uma ideia brilhante. Contratou estagiários, a quem prometeu lugares no quadro de pessoal, só para lhe fazerem trabalhos de especialidade que depois ela aproveitava para assinar e ir fazer figura junto dos vereadores. Até em Congressos apresentou como seus, trabalhos dos outros.
Quanto às promessas, esquecia-as depressa… Mas pronto, ninguém é perfeito!
Mais uma atitude de quem tem visão, pois sempre aproveitou o acesso que a Sra. D. Emília lhe dá, para apresentar junto de muitas entidades, como se fossem de sua autoria, trabalhos, estudos, etc., que outros faziam e ela ainda por cima tinha o trabalho (meritório) de assinar. Tinha apenas de manter na obscuridade os verdadeiros autores do trabalho realizado, escondendo-os de todos. Genial, não acham? Francamente, ainda conseguem dizer mal dela?
Depois veio o primo, e juntos tomaram conta do “core business” dos SMAS, que já era tempo de ambos serem Directores de Departamento, e acabar com as “velharias” que por lá andavam a fazer só asneiras e ainda por cima não eram familiares tão próximos, nem sabiam fazer negócios e aquisições, como devem ser transaccionados, para benefício de todos.
Mas tinha que “reforçar a equipa” e então chamou à Margem Sul, a Eng.ª Catarina Freitas, o pai desta (seu sogro), e amigos das duas, que logo tomaram conta de bons lugares de chefia, passando a colaborar todos activamente, para o bem comum (deles próprios).
Para chegarem a Directores, foi só contar com as “habilidades” (Concursos escondidos do público, para não aparecer concorrência, entre outras) de um certo senhor (Carlos Mendes) que já tinha feito tantas e tão boas, que o melhor era obedecer, senão, a Mamã…
Até foi fácil porque o ex-ajudante de electricista, Sr. Henrique Carreiras estava num tal estado de dependência (da Sra. D. Emília, claro!) que tudo assinava para beneficiar a nossa heroína Eng.ª Alexandra, só para não ser mais humilhado por aquela nas reuniões públicas de Câmara.

Anónimo disse...

Estória- parte 2
É tão boa profissional, tão competente, tão conhecedora dos assuntos que vai sempre sozinha (ou com o primo, Eng. Carlos Sousa) às reuniões com fornecedores. Sabe de tudo, pelo que nunca necessita de ajuda para negociar com os empreiteiros.
Como se pode ver, é profunda conhecedora de todas as matérias, para azar dos que dizem mal da minha menina.
Claro que, com tanta actividade, não tinha a “nossa” querida Eng.ª tempo para a ETAR de Corroios de que era chefe, pelo que esta apodrecia de mau cheiro, por má gestão. Os moradores vizinhos que o digam. Mas pronto, ninguém é perfeito e eles são uns refilões!
Foi tempo das viagens de estudo, dos Congressos, de uma cansativa actividade paga pelos SMAS que a promoveu na sua imagem de líder brilhante, competente e respeitada. Sim, respeitada, porque nunca, jamais, em tempo algum, ela usou do medo que provoca nas pessoas, pelo facto de ser filha da patroa.
Depois vieram as novas ETARs e a necessidade de fiscalizar a concepção/construção delas. A (tão produtiva) receita foi de novo aplicada. Arranjou 3 engenheiros para fazerem o trabalho por ela, que ela trataria de assinar os relatórios deles e de os apresentar aos vereadores e outros Directores, como sendo de sua autoria. Como ia sozinha sempre para as reuniões, todos os presentes ficavam a “saber” que tão brilhantes relatórios eram todos de sua autoria.
Sentindo-se “liberta” para o trabalho, resolveu “meter o nariz” numa das novas ETARs, a da Mutela, para onde mudou mesmo o seu gabinete e desatou a tomar decisões, sozinha junto da firma construtora.
Está bom de ver que ainda hoje subsistem asneiras cometidas por ela que estão “escondidas”. Vejam lá como a nossa heroína é esperta! Se tivessem tido sucesso, lá viria ela brilhar na frente dos holofotes. Como deu “barraca”, refugia-se nos outros a quem acusa que terem feito mal o trabalho deles…
Admiro-a muito, é genial, é dinâmica, tem iniciativa, excelentes contactos e acessos, é o que se chama a pessoa certa, sempre do lado certo e sempre bem acompanhada e protegida.
Pronto, já vos contei a estória da verdadeira Sra. Eng.ª Alexandra Sousa. Vejam lá se agora a passam a tratar com respeitinho, e nada de “bocas” foleiras, está bem?

Assim se vê a força do pc disse...

O POVO DE ALMADA AINDA ACREDITAM NOS COMUNISTAS DE ALMADA ah!!!!!!!!!!!!!!!ah!!!!!!!!!!!!!. COITADOS, DEIXAM-SE ENGANAR POR ESTES INTRUJAS

Anónimo disse...

D. Ermelinda:
Será que a oposição da Assembleia Municipal e em Assembleia, vai "aproveitar" este trabalho para questionar o executivo?
Será que vão ser palermas/medrosos ao ponto de ignorarem tudo o que aqui vem sendo denunciado?
É que se não fizerem nada, entâo Almada está mesmo muito mal, não só ao nível do órgão executivo.
Com tantas situações aqui denunciadas, e, com conhecimento da oposição (pelo menos 1 vereador já aqui comentou) seria bom sabermos qual a posição formal do executivo perante o órgão máximo do Município.

Obrigado e continuação do excelente trabalho.

Minda disse...

Anónimo das 10:21h e 10:22h

Uma estória interessante. Dava um belo folhetim...

Minda disse...

Assim se vê...

É preciso gritar (escrever em maiúsculas) a revolta perante as injustiças cometidas pela CMA e pelos SMAS.
Mas, também, ter coragem de agir. Cruzar os braços não leva a lado nenhum.

Minda disse...

Anónimo das 23:34h

Não sei qual irá ser o papel da Oposição na Assembleia Municipal.
Até à data o silêncio imperou. Depois de já termos reunido com o PSD e com o CDS, vamos ver o que acontecerá na próxima reunião ordinária.

Obrigada pelas suas palavras de incentivo.

Anónimo disse...

Historia/Estoria

Historia = Narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção

Assim tá bem ...

Anónimo disse...

Corrijo ...

Historia = Narração ordenada, escrita dos acontecimentos e actividades humanas ocorridas no passado

Estoria = Narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção
_

Anónimo disse...

vai longe a história da alexandra....
ó lurdes, não chafurdes!

Anónimo disse...

Faz-me um bico disse...

Sou vizinho desta gaja e posso dizer que passa o tempo todo a gemer. Será no corte de ordenado que vai levar ?

Não, foi por lhe terem renovado a comissão de serviço na Assembleia Distrital de Deus. Tem lá muito trabalho a fazer que nem tem tempo para responder aquilo que escreve.

Ouvi dizer que já seguiu para a CML uma cópia de todos os comentários, será verdade?

Ao que parece vai abrir mais uma vaga na FP.

A velhota tb não precisa do lugar...

A gaja safa-se a fazer um biliares na rotunda do CS.

Corja traídora

Não acredito a licenciada que exije que lhe chamem Sôr Doutora !!!!! Quem é a outra que tem o mesmo apelido que ela ????

Deixa-te de coisas que a mula não mete ninguém da família a trabalhar com ela


Por um BE mais limpo



Plataforma de Cidadania de Almada

Anónimo disse...

Já te disse, Lurdes, não chafurdes!

Anónimo disse...

ao pseudo-anónimo das 00:57 Lurdes Alexandra Neto de Sousa. o que a menine faz com a Catarina ninguém tem nada com isso. Compreendo que estão a fazer a bizolha da Rosarinho.
Tentem assim a cidade de Almada vai entrar para o Guiness, com a filha e nora ater uma bizolha Rosário.

Anónimo disse...

Descobri este blog por acaso e até tenho gostado dos comentários. Que grande comedia! Eu se fosse o "criador" do blogue lançava um livro com os comentários. Ia ter muito sucesso. Já Agora, quando Falam da Eng. da etar da Mutela que chegava às horas que queria, fazia o que queria (até acho que já não está por lá). E quando falam também da Engª. Cretina. ? Curioso, destas 2 Engªs. ainda não falaram. Fico a aguardar as cenas seguintes desta hilariante comédia.

Almada Sempre.

Anónimo disse...

Ó Lurdes, já te disse: NÃO CHAFURDES!

Anónimo disse...

Catarina, a cretina?
A das boDEGAS?

Anónimo disse...

Outra vez tenho que dizer que é COBARDIA por parte de Sra. acima (26 de Outubro de 2010 18:10) fazer insinuações acerca de colegas de profissão, a coberto do anonimato.

Outra coisa não seria de esperar de quem sofreu uma educação tão errada, e que está tanto habituada a fazer o que lhe apetece na mais completa impunidade...

Mamã resolve sempre, não é?noncych

Anónimo disse...

Mais: se "a Eng. da etar da Mutela que chegava às horas que queria, fazia o que queria" é porque a chefia deixava....
Adivinhem lá quem seria a chefia dela?

Cito o anónimo: "Ó Lurdes, não chafurdes!"

Só te espalhas...

Anónimo disse...

Ficaram picadinhos (as). Hehe, realmente este blogue é uma comedia....mas das fracas. Hehe.
Tenho coisas mais importantes do que ficar a acompanhar este blogue da treta, que fala fala mas na verdade não diz nada. É pena, como almadense, quero o melhor para a minha cidade, mas não com palavras mas actos.
"Pela verdade e pela Justiça"? Não estou a ver como pode este blogue contribuir para tal. A unica coisa que sabe fazer é dizer mal das pessoas, com comentários estupidos que em nada dignifica o que supostamente pretendem, ou seja verdade e justiça.

Com os melhores cumprimentos,
Luis Ribeiro

Anónimo disse...

Caro Luís Ribeiro (...!...)
abre a pestana,
e deixa de ser "CARNEIRO"...

Isto para não ficares no atoleiro
que a CDU fez de Almada...

Sem ofensa, tá?

Anónimo disse...

Luís Ribeiro ou L. A. N. de S.?

Anónimo disse...

Luís Ribeiro ou C. S. M. de F.?

Anónimo disse...

A Eng.ª Cretina foi aquela que foi nomeada como Chefe de Divisão da E.T.A.R. Mutela e que meses depois deixou de o ser porque a DRH enganou-se na contagem do tempo ???? Claro é ela !!!! Pois é e depois para compensar andou-se a pagar 95 horas extras por mês durante 2 anos e meio para tapar a merda que tinham feito... eheheheheheheh 95h sem um pingo de suor !!!!!!! É pena que a D.Minda disto ainda não tenha falado. Assim eu também quero !


Rocha

Anónimo disse...

como é possível pagar-se horas sem o trabalhador as fazer ???????

Minda disse...

Rocha:

Aqui não posso denunciar situações sobre as quais não tenho qualquer tipo de prova. Como é o suposto caso que relata que não conheço.

Se você sabe que isso é verdade e pode prová-lo, então avance com uma denúncia, ou se não o quer fazer, apresente-nos os factos concretos, devidamente provados, que nós nos encarregamos de os analisar e enviar às entidades competentes para investigação.

Minda disse...

Anónimo das 00:43h

Essa é uma pergunta para colocar a quem comete a ilegalidade. Embora não lhe vão responder, obviamente.
Apesar disso, posso avançar com um motivo (que se aplicará a esse caso ou a qualquer outro semelhante): favorecimento pessoal e falta de ética.

Anónimo disse...

À Anónima de 28 de Outubro de 2010 00:43:

Ó Lurdes, estou a fartar-me: NÃO CHAFURDES!!!

E quantas horas extras te pagaram (sem as fazeres) quando entraste para os SMAS e estavas a "estagiar", e já tinhas telemóvel de serviço, e já não cumprias horário, e já fazias "belos" negócios?...

E o "operador" que andava a estudar, "fazia" horas extras e já ganhava como Engenheiro, coisa que nunca foi?

Chama-se Paulo Gonçalves, é filho do Zé Virgílio, que foi "sócio" do Ramiro (outro não enge.) nas jogadas com fornecedores e empreiteiros.

Senão, vejam a casita do Zé Virgílio nas Ermidas do Sado, e os belos apartamentos e terrenos do outro que também não é enginiero...

Lurdes e Catrina (ou cretina?), quanto entra por fora na vosso ninho de amor???????

Anónimo disse...

mas afinal, quem era nesse tempo a chefe de divisão da mutela?

mais um "lapso" de quem tem 8 empregos, para além de ch. div. dos RH dos SMAS....

a alexandra não era certamente, depois de todos os disparates que fez por lá, de conluio com os espanhóis.

viva espanã!

Anónimo disse...

O anónimo anterior está enganado não é viva a espana mas sim a Teixeira Duarte foi quem ajudou a pagar a campanha da cdu/Almada nas autarquicas. Ah e o metro sul do tejo
a ensul a meci que untou a sra.emília.

Minda disse...

Anónimo das 8:32h

Tantos casos falados. Ao que tudo indica, várias infracções cometidas. Muitas ilegalidades evidentes...
Mas não passam de situações declaradas sem uma única prova. Podem até ser verídicas, contudo ficam pela simples conversa e não levam a lado nenhum.
Acabarão por ser tidas como "falsos testemunhos" mesmo que sendo autênticas.
Por isso, apelo a quem tem conhecimento de situações destas, que tenha coragem de as denunciar... mesmo que não existam provas documentais, disponham-se a testemunhar às autoridades competentes (que há formas de proteger quem o faz).

Minda disse...

Anónimo das 8:36h

Aplica-se-lhe a resposta anterior.
Provas... é preciso provas para avançar com denúncias concretas.
Caso contrário continuará tudo na mesma.

Minda disse...

Anónimo das 9:07h

Pois, o financiamento dos partidos tem muito que se lhe diga...
Não sei se os exemplos que refere são exactos, mas que deve haver maior fiscalização deve.

Anónimo disse...

Pesquise no DR por Ana Cristina dos Santos Furtado e veja a trapalhada.

O.M.

Anónimo disse...

Ó Lurdes, não chafurdes!
Catarina, deixa de ser cretina!

Anónimo disse...

Anónima de 29 das 01:08
O.M.(Ordinária da Mutela)
Alexandra andas com medo.
Catarina estás com medo da concorrência, acredito sugiro que aquilo que roubas ao erário publico juntamente com o teu paizinho que se faz passar por arquitecto faças um implante de cabelo, Assim já ficas sem medo da concorrência e não tens de refugiar nos buracos da cara da Lurdinhas.
Preparem~se e alindem-se para a chegada da bizolha Rosarinho.
Lurdinhas não te esqueças do rasteiro que anda sempre a fazer de teu papel higiénico pela tua frente e a lixar-te nas costas.

Anónimo disse...

E.T. fizeste-me chorar no filme e agora no teu comentário. Como anda o Bizolho, sabes ? Coitado !

Ass: A Puta de Cacilhas

Anónimo disse...

A ETAR anda frenética á espera que divulgues como foi a ascenção da socialista Engenheira Ana Cristina dos Santos Furtado. E também claro está as gaffes cometidas no seu concurso, ou seja, a nomeação e a desnomeação e mais tarde novamente a nomeação.

Anónimo disse...

Lurdes, não chafurdes!

A ter havido essas trapalhadas todas que reafirmas que existiram, só existem dois responsáveis: a DRH, e tu própria, "dona" do departamento como és...

Tu melhor que ninguém, sabes das trapalhadas que tens andado a fazer...

Ah, é verdade, não insultes as p...s, porque essas ao menos são mulheres; tu nem isso és...

Anónimo disse...

Tão amigas que elas são, diria o poeta. Claro está, porque falar de um processo de uma amiga quando depois deixo de obter informações.

beijocas

Anónimo disse...

Catarina, deixa de ser cretina!

Anónimo disse...

Catarina Sousa F.(30 de Outubro de 2010 14:54)
O ciúme fez-te cair cabelo.
E sem cabelo, perdeste inteligência...
Vâ se arranjas forma mais esperta de "eliminar" a concorrência...

Entende-se, a tua Lurdes é uma ganda leviana!

Anónimo disse...

Alô Alô daqui é da central...
Alexandra adúltera, estás a brincar?
Quem é que olha para uma abóbora com uns pézinhos tortos, e um rabo a toda a largura?

Estas duas Lurdes Alexandra, como ela diz, a ordinária da Mutela (O.M.) e a Catarina a cretina, como já se viu?...

Não chateiem a Dra. Ermelinda que tem mais que fazer, ao contrário de vomecês que só sabem roubar os Almadenses e quem apanham a jeito.

Tudo o que se vos opõe só sabem dizer que é socialista.
Psiquiatra explica?

Nenhumas saudades, beijocas
Mafaldinha

Related Posts with Thumbnails