segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os outros e o BE, em Almada




A propósito de dois artigos de opinião, de Nuno Matias (vereador do PSD) e de Luís Filipe (deputado municipal do BE), publicados no jornal Notícias de Almada de sexta-feira passada (22-10-2010), e na parte que, em ambos os textos, se aborda a questão do BE estar (ou não) a ser o suporte da maioria CDU, resolvi escrever estas poucas linhas que a seguir apresento.

Factos são factos e não há como os desmentir: basta a abstenção do BE na vereação para a CDU ter, de volta, os votos que os eleitores lhe retiraram. E nisso o vereador Nuno Matias tem razão quando afirma que «ao longo deste ano de mandato assistimos demasiadas vezes ao aparecimento desta nova maioria.»

Uma verdade que Luís Filipe, obviamente, se recusa a aceitar mas que, todavia, não consegue explicar. Como a sua teimosia em achar que, por conveniência da luta nacional contra o Governo, é apenas o PS que fala nesse assunto, quando ele é já voz corrente em todos os partidos da oposição (até no CDS) e, pior ainda, é tema de muitas conversas de rua e, em particular, é crítica frequente entre o público que assiste às reuniões da CMA e observa, in loco, o comportamento da vereadora do BE.

Mal vai o Bloco de Esquerda quando não consegue perceber o que se passa à sua volta e continua a insistir numa leitura deturpada da realidade almadense centralizando a sua acção política em redor de objectivos nacionais que os fazem olhar o nível local como se os actores políticos continuassem a desempenhar os mesmos papéis quando as suas posições, entretanto, se inverteram e, por isso, necessitam de uma análise diferenciada.

Com esta falta de visão estratégica, não estranho que o BE venha a viabilizar o Plano e Orçamento da CMA para 2011… sem apresentar argumentos consistentes e apesar dos muitos alertas que fui deixando ficar. Como este redigido antes de renunciar ao mandato como deputada municipal e cujas reflexões caíram em “saco roto”. E fosse ele escrito nesta data seria muito mais duro, dado que os exemplos das más práticas da CMA subiram exponencialmente.

31 comentários:

flash disse...

Estas figuras são símios?
Agarrados uns aos outros? Sentem-se atacados? Porquê?
Que mal fizeram? Como? A quem? Porquê?

Fernando Miguel

Anónimo disse...

O Bloco de Esquerda em Almada já era.
A falta de solidariedade para com os trabalhadores da autarquia e o apoio tácito à CDU mostra bem como os seus eleitos (vereadora e deputados municipais) são uns hipócritas.
Mais preocupados com fazer guerra ao Governo PS esquecem as atrocidades cometidas pelo PCP em Almada.
Não sendo por ignorância, só pode ser por conveniência. Resta saber qual foi o prémio prometido (e a quem)!
O meu voto já não apanham mais. Que desilusão!!

Anónimo disse...

Preferem pintar murais em vez de discutir os assuntos locais.

Desde que a Ermelinda renunciou ao mandato, que intervenções de relevo teve o BE na Assembleia Municipal?

Anónimo disse...

o CEGO, o SURDO e o MUDO...

os 3 melhores funcionários da CMA, para os interesses da emília e "camaradas"...

Minda disse...

Fernando Miguel:

Porque sabem o que fizeram, e todos (no grupinho) têm "o rabo preso", fingem ser cegos, surdos e mudos. Convenientemente...

Minda disse...

Anónimo das 9:05h

O silêncio do BE em relação à política de gestão dos recursos humanos na CMA e nos SMAS é, de facto, muito estranho.
Até parece que por ser assunto tratado por mim (que me afastei da estrutura local pelos motivos já explicados neste blogue) já não merece a atenção do BE. O que é triste, muito triste mesmo.
Quanto à confusão que os dirigentes do BE fazem entre a política nacional e local, se não mudarem o rumo que têm estado a seguir, não é preciso ser adivinho para perceber quais serão as consequências no próximo acto eleitoral autárquico.

Minda disse...

Anónimo das 14:02h

O principal problema do BE local é a excessiva colagem à estratégia do BE nacional relegando para segundo plano as questões de gestão autárquica.
Lamentável é que, devido à falta de coesão da "equipa municipal" (vereadora e deputados municipais) e não havendo entre eles ninguém com conhecimentos específicos na área, o seu papel acabe por ser muito superficial.

Minda disse...

Anónimo das 15:18h

Exactamente.
Só que, ao que tudo indica, também esses se estão a fartar...

Anónimo disse...

Já todos constatámos que o BE em Almada não existe, é um apêndice do PCP, só comparado aos célebres Verdes.
Como não existe justificação politica pata tal procedimento, de abdicar dos seus principios, só resta uma hipótese, a qual vem sendo insistentemente referida, ou seja a troca do apoio politico, a troca de favores, mais concretamente...empregos.
Se foi para dar este triste espectáculo que se candidataram, mais valia terem ficado em casa.

Lear disse...

Ermelinda,
O BE tem de compreender que Almada é Almada, com as suas próprias especificidades e o país é o país.
O BE tem de perceber que os almadenses estão fartos deste executivo camarário que ano após anos tem levado a nossa terra a caminho da decadência e do abismo.
Se o BE não perceber isto, vai perder e muito bem, na minha óptica, a vereadora que a tanto custo elegeu.
O meu voto a vereadora do BE não levou, porque naquele famigerado debate na TVI durante a campanha eleitoral percebi imediatamente quem ela era: uma seguidista da merceeira Emília. Além disso, não consegui descortinar na dita criatura nenhuma mais valia para Almada, por mais ténue que fosse.
Passado um ano, regozijo-me pelo facto de não ter votado em tal pessoa e espero que, a manter a rota actual, o BE em Almada perca o lugar de vereação que tanto lhe custou a ganhar.
Cá se fazem, cá se pagam.
Quanto a si Ermelinda, dou-lhe os meus mais sinceros parabéns pela sua atitude corajosa.
Porque sem valores, não vamos a lado algum.

assim se vê disse...

O meu também não seus traidores (Helena calona,e Luis do arsenal, o tal que era gozado pelos comunas do PC, a quem lhe chamavam maluco. Não mostraram solidariedade com os trabalhadores da cma,bufos vendidos. querem enriquecer pisando o suor dos trabalhadores

flash disse...

Assim não! "Traidores"(e outras coisas) porquê?
Identifico-me com o ideário da Plataforma, na medida em que a considero um movimento aglutinador de cidadãos que pugnam pela transparência e limpidez de procedimentos ao serviço da coisa pública.
Movimento que se tem distinguido pela denúncia de práticas daninhas, que espero ver provadas e sancionadas judicialmente.
Movimento recente, com intenções que, se concretzadas, me parecem ser benéficas para o interesse colectivo.
Movimento que se terá de afirmar por si, sem ter, para tal, de ofender ou vitimizar quem tem uma linha de acção política diversa.
Movimento cujo núcleo duro tem uma origem mais ou menos comum aos dois representantes do BE visados.
As divergências políticas não podem determinar atitude e comportamentos que o essencial da Plataforma decerto não perfilha.
Existe, isso é patente, um caleidoscópio humano numa área política que desaguou no Bloco, que, ao parece, se mantém fiel às suas raízes - às parte do todo que compõem o Bloco.
É um facto com o qual todos teremos de conviver, e que poderá ser potenciado para a afirmação dum Movimento, que, espera-se, virá a ter um papel importante no futuro do nosso concelho, facilitando o exercício de uma cidadania firme e tolerante e civilizada na aceitação de todas as correntes políticas que prossigam, com as suas naturais divergências, fins comuns na defesa duma sã convivência e prática democrática.

Fernando Miguel

José Eduardo disse...

É muito triste que dois eleitos do B.E. em Almada (Luis Filipe e Helena Oliveira) não sejam fiéis ao programa do B.E. com o qual concorreram a eleições! Enganaram os militantes do B.E.. Estas pessoas não têm nada de democratas, pois foram informados com provas do que se passava com os trabalhadores da CMA/SMAS e nada fizeram ou fazem para lutar pelos direitos e deveres dos trabalhadores! Julgam que o B.E. é a UDP! Só estão preocupados com os desígnios de luta nacionais da UDP, esquecendo que foram eleitos para defender um programa político (B.E.) em Almada. Será que a Emilia prometeu emprego aos filhos da Helena? É que o filho do Luis Filipe já trabalha nos SMAS! Vejam a vergonha de artigo que esse Luis escreveu sobre o Arsenal, porque não escreveu sobre o que se passa com os trabalhadores na CMA/SMAS? Deixo ao vosso cuidado as ilações que se podem retirar...
Viva a Plataforma de Cidadania de Almada.

Anónimo disse...

Boa noite, gostariamos só de vos alertar que foi adoptado como simbolo da nossa plataforma a foto deste tema. Facilmente poderiam nos identificar quem nós somos, mas para os mais distraidos aqui vai: ao meio eu, a Minda, á minha direita o EngºBizolho, e á esquerda o Jorge do SINTAP.

Vêmo-nos em qualquer circo de natal no nosso concelho. Apesar de eu não ser de cá, vim á procura de poleiro. A vossa Rota...

Plataforma de Cidadania de Almada

Anónimo disse...

Já somos milhares no fecebock e não no facebock. Até o Bibi já aderiu á plataforma. Ofereceu-se para nossa motorista.

Anónimo disse...

Mosca disse...

Sou vizinho desta gaja e posso dizer que passa o tempo todo a gemer. Será no corte de ordenado que vai levar ?

Não, foi por lhe terem renovado a comissão de serviço na Assembleia Distrital de Deus. Tem lá muito trabalho a fazer que nem tem tempo para responder aquilo que escreve.

Ouvi dizer que já seguiu para a CML uma cópia de todos os comentários, será verdade?

Ao que parece vai abrir mais uma vaga na FP.

A velhota tb não precisa do lugar...

A gaja safa-se a fazer um biliares na rotunda do CS.

Corja traídora

Não acredito a licenciada que exije que lhe chamem Sôr Doutora !!!!! Quem é a outra que tem o mesmo apelido que ela ????

Deixa-te de coisas que a mula não mete ninguém da família a trabalhar com ela


Por um BE mais limpo



Plataforma de Cidadania de Almada

Anónimo disse...

Ó Lurdes, não chafurdes!

Anónimo disse...

Estes macaquinhos fazem lembrar as AM com a sra.Emília ao meio, do seu lado direito o Matos que sempre esteve ceguinho pelo poder e do outro lado o Zé Gonçalves que sabe muito mas não pode falar porque é um macaquinho amestrado.

Assim se demonstra a paixão da sra.Emília por negociatas em Africa.
Na volta já a filha tem uma savana.

RH disse...

VER OUVIR E CALAR
è o lema desta autarquia, caso contrário:
MORTE
MISÉRIA
PENÚRIA

RH disse...

(cont.)
PERSEGUIÇÃO
MENTIRA
DIFAMAÇÃO

Anónimo disse...

Cara minda, preso a uma depre chata não tenho acompanhado estes diálogos.
No entanto, aproveito um momento de alguma lucidez, para mostrar o meu desampontamento perante a falta de acção deste BE.
É por estas e por outras que eu acredito que a esquerda tem grandes responsabilidades pelo que o país atravessa.
Hoje acaba por ter mais pertinência ouvir o é claro que devemos admitir que o que essa malta diz hoje não é o que dirá amanhã. Mas isso já nós sabemos, ou pensamos que sabemos. Agora essa esquerda - o PC stalinista, o BE à procura das sobras deste - não me diz grande coisa. Depois da queda do muro foi o que se viu. E tem sido sempre a descer.
Os políticos de Almada são só o reflexo da nossa política, nada mais. A única diferença é que existe uma monarquia pseudo-soviética no poder e o BE em Almada espreita a oportunidade de cair no tacho.
Não me falem em acordos de gabinete. Nos gabinetes do poder bebe-se e come-se e ninguén dizemesmo escrever uns palavrões...
ant

assim se ve disse...

esse luis filipe trabalhador do arsenal? parasita nunca vergou o aço. era inginheiro e agora vem defender o arsenal. ó tóto então não sabes que os teus amigos comunas da lisnave chamavam caloes aos arsenalistas. é mesmo besta e vendido. á o filho já está na camara. chulo na reforma desde os 50 anos e já meteu o filho no estado.

Minda disse...

Anónimo de dia 25, 19:46h

Para mim também não existe justificação para a atitude conivente do BE com a CDU.
Não se trata, apenas, de viabilizar documentos de política estrutural... é, principalmente, o silêncio sobre a política de gestão de recursos humanos e a falta de solidariedade com os trabalhadores da CMA/SMAS que me incomoda e que, de todo, consigo entender.
Mas quero crer que se trata de um erro de estratégia política e não uma troca de favores, apesar de ser isso que, efectivamente, parece.

Minda disse...

Lear:

O BE devia perceber mas parece que não consegue.
Tudo porque os seus actuais dirigentes acham que é preferível lá continuar a CDU (faça o que fizer) do que haver alternância governativa.
Na minha opinião, estão enganados mas eles julgam trilhar o caminho certo ao preferir apoiar a CDU custe o que custar só para manter "a esquerda" no poder. Como se a CDU/PCP valesse pelo que, teoricamente, deveria ser (de esquerda) e não por aquilo que pratica (social fascismo).
E muito obrigada pelas suas palavras de incentivo.

Minda disse...

Assim se vê (dia 25, 22:17h e dia 26, 21:43h):

A sua revolta, que poderia ser compreensível acaba, devido à forma incorrecta como se expressa, por ser altamente condenável.
Podemos discordar e criticar opções políticas sem ofender o carácter dos visados como você faz.
Portanto, peço-lhe que se abstenha de comentários desta natureza.

Minda disse...

Fernando Miguel:

EStou 100% de acordo consigo.
Com uma pequena excepção: independentemente de o BE ser um "caleidoscópio humano", no que toca às origens políticas dos seus aderentes, certo é que em 2009 houve um Programa Autárquico aprovado pela estrutura local e que urge respeitar.
Quando isso não acontece (e falo no que se refere à promessa de o BE ser uma oposição firme à CDU) não podemos deixar de classificar esse comportamento como uma certa forma de traição aos eleitores que acreditaram que o BE iria ser uma alternativa credível e não o parceiro para manter uma maioria absoluta retirada nas urnas.
Mas, evidentemente, que a Plataforma de Cidadania não pode concordar com ofensas ao carácter pessoal daqueles cujas opções políticas não são do nosso agrado.

Minda disse...

José Eduardo:

É triste, de facto, que tendo sido o BE o 1.º a levantar o problema dos trabalhadores da CMA no anterior mandato na AMA, tenha chegado ao ponto de, hoje em dia, preferir ficar ao lado da Administração.
Algo de estranho se estará a passar e o certo é que nenhum dos dirigentes locais do BE conseguiu, ainda, explicar esta mudança de atitude.
Por isso, quer se goste quer não se goste, acabam por legitimar todas as dúvidas que referes embora a mim me custe a crer que possam ser esses os motivos reais desta mudança.
Mas... "quem cala consente"! Certo?

Minda disse...

Anónimo de dia 26 das 00:42h, 00:44h e 00:53h

Nem desprezo merece.
Só indiferença!

Minda disse...

Anónimo de dia 26, 09:31h

Uma boa imagem.

Minda disse...

RH:

Infelizmente fez um retrato certo, em poucas palavras, dos métodos seguidos pela CDU na CMA e nos SMAS.

Minda disse...

ANT:

O BE tem muito que explicar aos seus eleitores, nomeadamente porque deixou de defender a causa dos trabalhadores da CMA.
Esta atitude incompreeensível de se juntar à CDU leva ao descrédito e a continuar terá consequências irreversíveis.

Related Posts with Thumbnails