segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inversão de valores?



«Realizou-se nos passados dias 28 e 29 de Setembro mais uma sessão da Assembleia Municipal de Almada, no Feijó.
No período do público, vários cidadãos abordaram o problema do Canil de Vale Cavala, elogiando a pronta actuação do Bloco de Esquerda nesta questão, e realçando que fomos o único partido que se deslocou ao local. O deputado do Bloco Luís Filipe explicou que, tendo sido o BE alertado para a situação por e-mail, de imediato se dirigiu ao local, tendo solicitado a intervenção imediata do vereador da CMA e solicitado a intervenção do Grupo Parlamentar junto do Governo, que já apresentou um requerimento ao Ministério responsável.»
(notícia na página oficial do BE de Almada).

Esteve bem o BE ao empenhar-se nesta luta.

Mas já esteve muito mal, muito mal mesmo!, ao conhecer e não denunciar a situação que se passa na CMA ao nível dos recursos humanos. Assim como também ficaram mal no retrato todos as/os restantes deputadas/os municipais das outras forças políticas.

Refiro-me, especificamente, ao que se passou nesta última Assembleia Municipal em que a discussão do ponto sobre a Actividade Municipal poderia ter sido o mote para abordar um sem número de ilícitos cometidos pelo PCP na gestão do município.

Será que para o BE, em Almada, os direitos dos animais estão à frente dos direitos humanos?

Será que para o BE, em Almada, os trabalhadores da CMA vítimas de mobbing não são gente? Ou para os dirigentes do BE local a gravidade dos assuntos prende-se com a ligação que possam, ou não, ter ao PCP?

É que o canil em causa era particular, por isso a denúncia da situação e uma intervenção empenhada ficavam bem e não colocavam em causa os “parceiros de esquerda”.

Agora no caso dos trabalhadores da CMA, os delinquentes estão no seio da própria autarquia e muitos pertencem ao PCP/CDU, logo, há que continuar a fingir que nada se sabe.

É triste mas não posso deixar de pensar que, em Almada, a estrutura local do BE está a regredir no tempo, num notório regresso ao passado de antes do projecto “Começar de Novo” (o Manifesto fundador deste partido/movimento que tanta gente mobilizou mas que, no concelho de Almada se começam a sentir defraudados por este tipo de actuações, como é o meu caso).

Com posições como aquelas que o BE local tem vindo a assumir publicamente, em particular na vereação desde o início do presente mandato autárquico, até parece que estamos perante o renascer da “estranha aliança” entre a UDP e o PCP/CDU (que existiu nos anos oitenta em Almada e nos anos noventa na Assembleia da República), embora o mais paradigmático da questão seja o facto de nem antes e muito menos agora, os comunistas respeitem a disponibilidade destes seus aliados voluntários, muito pelo contrário (não nos podemos esquecer que a UDP terá nascido da cisão do próprio PCP).

E, já agora, para que todos percebam do que se está a falar, é bom que se saiba que a Helena Oliveira (vereadora do BE) e o Luís Filipe (líder do grupo municipal do BE) são ambos da agora associação “União Democrática Popular”, com responsabilidades nos respectivos órgãos estatutários.

Custa-me entender este retrocesso ideológico e lamento que o que se passa em Almada (onde é notória a influência da UDP no funcionamento do Bloco de Esquerda) esteja a destruir a esperança que muitos de nós depositámos neste projecto inovador que era o de um partido político diferente, plural, respeitador das liberdades individuais e empenhado numa cidadania de intervenção política assente nas diferenças que nos uniam em prol de um objectivo comum: uma sociedade mais justa.

Que legitimidade têm, a partir deste momento, os dirigentes locais do BE para voltar a levantar aquela que já foi uma sua bandeira de luta na Assembleia Municipal: a defesa dos direitos dos trabalhadores da CMA? Nenhuma!

Por isso, não posso deixar de estar indignada.



A propósito deste tema (UDP/PCP) vejam este ARTIGO do Diário de Notícias.

NOTA DE ALERTA:

Na sequência do comentário de Antunes Vidal, alertando os leitores deste blogue para uma notícia na página da UDP, que terminava com a frase: «Como proposta para mitigar este problema considerou-se que é necessária “a existência dum espaço de debate organizado da UDP que ajude à elaboração duma agenda local de intervenção política consistente, do BE”», acabámos de saber (dia 07-10-2010) que a mesma foi alterada, presume-se depois da polémica aqui levantada.

Deixo ao vosso critério as considerações sobre o que este gesto (de apagar a notícia) pode significar.

36 comentários:

Anónimo disse...

pois é parece que a sua senda vai de vento em poupa, depois do seu partido já não a quererem ouvir desta feita começa tambem os a deitar a baixo para depois romper de vez e se aliar ao PS pois as eleições estão quase.
novamente diz que o que voçe escreveu é que esta correcto ("para abordar um sem número de ilícitos cometidos pelo PCP na gestão do município") e os outros são todos uns burros de palas bem costuradas.
viva o PS com a Minda (ou desculpe DR. Minda)

EMALMADA disse...

Realmente é uma vergonha.
Por muito que devemos tratar bem os animais, não devemos esquecer que as pessoas estão em primeiro lugar...até para poderem tratar dos animais domésticos, já que os selvagens (animais) têm as suas leis naturais na selva, onde muitos fazem parte da cadeia alimentar de uns poucos.
Os seres humanos em princípio não vivem numa selva.
Quando "democratas" esquecem o tratamento insultuoso que outros "democratas" dão a seres humanos, a pessoas cuja dignidade deve ser respeitada e o ocultam, muita coisa não vai bem nesta democracia e esses "democratas" (uns e outros) ou são farinha do mesmo saco ou pretendem comer à mesma mesa do banquete dessa "democracia".

Anónimo disse...

O ridiculo não podería ter um retrato mais realista. De facto o alvo era fácil e fotogénico ao ponto de conseguir com facilidade lugar nas páginas de alguns jornais o que, diga-se de passagem, nos diz algo sobre a capacidade que alguns têm de pôr na boca do trombone os assuntos mais dispares mas, desnecessários.
Pelo contrário, os pormenores escandalosos que grassam nos corredores da numenklatura são pura e simplesmente segredados para não ofender e quiçá, não matar a esperança de rastejar a uma migalha.
ps: Tenho estabelecimento em Almada e por duas vezes já, colei nas paredes do mesmo o "observatório autárquico", editado pela plataforma de cidadania e por duas vezes os guardiâes da revolução os arrancaram. Talvez se verifique aqui, a preocupação em ter as paredes limpas de grafitis e coisas parecidas.
Oliveira

Anónimo disse...

Ermelinda,

Não me contas nada que não fosse óbvio. Só tu parecias ainda acreditar que assim não era. Mas todos os que conhecem a HO e o LF já sabiam que mais dia menos dia isto ia acontecer.
Tenho as minhas dúvidas se escolheste o melhor caminho (o da renúncia), mas compreendo perfeitamente a tua opção. E, sobretudo, quero que fiques ciente de uma coisa: estou solidária contigo!
A prova de que és uma "mulher de armas", de coragem, está no movimento Plataforma de Cidadania que cada vez tem mais e mais aderentes. Essa sim, foi uma ideia inteligente. Podes contar comigo, também.
Não desistas nunca de lutar. Almada precisa de gente de fibra.

(não preciso de me identificar, sabes quem sou)

Coitada da D. Minda disse...

Coitada da D. Minda!

Está ressabiada. O BE tirou-lhe o tapete! Mas os camaradas do PS esticaram-lhe a mão!

Cuidado, D. Minda, veja lá, não caia, porque quando deixar de fazer falta, os camaradas do PS largam-na logo! Sabe? Não fica bem ao PS aliar-se a uma pessoa como a D. Minda, venenosa, mentirosa, ambiciosa, bruxa má! Assim que deixar de fazer falta, fica por sua conta.

Nos enterins, vai fazendo jeito aos camaradas do PS. Até ver...

Coitada da D. Minda!

Anónimo disse...

Até ao pretender falar de história - e da história recente - a autora do blog só sabe distorcer e mentir. É impressionante o ódio desta senhora! Razão tem o "Coitada da D. Minda" em avisá-la de que vai acabar sozinha e a pregar no deserto. Ah isso vai, mesmo! É o destino dos incompetentes e daqueles que apenas sentem ódio e nada mais. Mesmo o PS tem limites, e quando chegar a hora vai borda fora com uma pinta ...

Estude a história recente do nosso país (e dos partidos políticos em Portugal) antes de escrever futilidades e banalidades como a que aqui nos deixa. Para além de falsidades históricas que radicam numa interpretação fantasiosa de momentos certamente muito difíceis da resistência ao fascismo que mereceriam um tratamento sério e não a estupidez desta D. Ermelinda.

Ainda para mais suportando-se num artigo mais que duvidoso do mais que duvidoso Diário de Noicias de ... Abril de 2005! Publicado há mais de cinco anos, caramba!

Anónimo disse...

O palhaço do anónimo que vem atacar a Ermelinda deve ser um dos palhaços armado em comunista- Ó palhaço sabes quem são os teus aliados nesta camara dita comunista, são os gaijos do PSD, o da costa, o matias e o pedroso de almeida e por último os vendidos do bloco.e vens atacar esta mulher, porco.

Anónimo disse...

Caros anónimos.
Não sou de partido algum, porque acho que são todos a mesma coisa! Mas, apoio quem diz a verdade!
Força E. Toscano

Anónimo disse...

Tudo aquilo que está escrito sobre a UDP, origem e contradições na sua relação política com o PCP, bem como o artigo do DN sobre o assunto, são historicamente correctos.

E eu posso testemunhar porque fui durante uma boa parte da juventude militante da UDP e uma organização comunista que a integrava.

É verdade que a Minda acreditou na Helena Oliveira e até tivemos uma discussão sobre isso quando eu afirmava que a vereadora do BE iria garantir a maioria absoluta do PCP.

Mas quem não defenderia uma camarada de partido em plena campanha eleitoral?

Carlos Pinto

Antunes Vidal disse...

«O debate gerado na 5ª Conferência da UDP suscitou a realização de alterações à forma de organização da nossa Associação Política. Assim, nas moções aprovadas, foi identificada a “dificuldade de elaborar pensamento político (propostas) a nível local/regional”. Como proposta para mitigar este problema considerou-se que é necessária “a existência dum espaço de debate organizado da UDP que ajude à elaboração duma agenda local de intervenção política consistente, do BE”.»

Este é um excerto da notícia na página da UDP (www.udp.pt) sobre o conteúdo da Resolução aprovada pela Direcção Nacional em 19-06-2010. Vejam a "subtileza" daquilo a que se propõe esta associação política.

E, sinceramente, digam lá se a Minda tem ou não tem razão. Em Almada (aliás, no distrito de Setúbal) a UDP sempre teve uma forte base de apoio. Muitos dos seus militantes passaram para o BE mas continuam "formatados" no velho modelo anterior e o seu pensamento pouco evoluiu.

O BE deu-lhes a projecção que a UDP já não conseguia dar pelo seu discurso ultrapassado. Mas atingido o objectivo primário (chegar ao executivo da CMA sem ser coligados com a CDU) já não se coibem de fazer acordos "por debaixo da mesa".

Enganaram os eleitores e, agora, vão sofrer as consequências nas próximas eleições. Lamento é que seja o BE a perder os votos (em 2013, adeus vereadora... e se ficarem com dois lugares na AM será um milagre) já que a UDP nada tem a perder.

Depois, não digam que não vos avisei. Se os verdadeiros bloquistas não se poõm a pau, o BE desaparece nas próximas eleições autárquicas.

São livres de terem as ideias que têm, mas se elas não se enquadram nos princípios do BE façam-nos um grande favor: fiquem-se apenas pela UDP.

Anónimo disse...

Não percebo é porque existe o BE. bastava o PCP, já que são mais do que aliados...
O que me parece é que o "tacho" falou mais alto, e como não lhes deram emprego no PCP...
Só se percebe a existência de outro partido se trouxer algo de novo, agora uma fotocópia?

Observador Atento e Muito Bem Informado disse...

O que ninguém diz é que... A «camarada» Ermelinda já foi militante dessa UDP a que agora dedica tanta raiva! Desminta lá esta, «camarada» Ermelinda!
Continue, pois, «camarada» Ermelinda! Quanto mais escreve, com essa raiva inflamada e difícil de explicar, mais se «enterra»! A sua «agenda» está mais do que esgotada. E o seu pensamento político está ao nível do de uma pedra da calçada!
Quanto ao resto, o futuro se encarregará de nos mostrar o seu caminho... Que, muito facilmente, se adivinha! Mas não se esqueça de uma coisa, «camarada» Ermelinda, a mão que agora a afaga será, certamente, a mesma que a escorraçará quando já não lhe fizer falta!
Passe bem e continue a divertir-nos com os seus delírios!
Aguardo, ansiosamente, pelo post das 00h01 de amanhã!
Sabe quem assina? Um Observador Atento e Muito Bem Informado! (OAMBI, doravante)

Anónimo disse...

Esta gaja que se intitula Drª sem o ser passa o dia a colocar comentários. Ainda falas dos FP´s ! Afinal qual é o teu trabalho ?

A tua avó nunca devia ter nascido...

Anónimo disse...

As varejeiras do PCP receberam ordem para atacar o "infinito´s" e a sua administradora.
Por que será?

Anónimo disse...

vithribparece que no pombal a porcaria começa a saltar para todos os lados. É assim quando se mexe na água suja...cheira mal, todos querem fugir. Quanto aos ataques das varejeiras, o ataque também é uma forma de defesa.

Anónimo disse...

D. Ermelinda.
Hoje passei o dia a pensar em si.Ontem comi um marisco que não estava em condições e foi numa diarreia daquelas que até faz doer o cu.mas o que é mais estranho é que quanto mais me lembrava de si mais diarreia saia .isto só pode ser coincidência.
diga mais mal dos seu camaradas sua traidora, vendida , no mínimo devia respeitar os camaradas que partilharam ideias e ideais.

Caixa de Pandora disse...

Os Social Fascistas(PCP/UDP) estão aflitinhos...bastante agitados...aguardem...depois não venham dizer que mudaram de opinião e não sabiam!
O Povo de Almada tem de conhecer estes criminosos e pedir justiça!
Têm gozado o fartote (tachos) e agora está a chegar a hora de pagar a conta...
Abaixo o Social Fascismo em Almada.

Anónimo disse...

I Have a Dream


Hoje sonhei com a seguinte história, e p.f. não façam muito barulho para não me esquecer dos pormenores.

Tem haver com uma conversa entre um anónimo e uma gestora/incendiária, como quiserem, de um blogue.

Aqui vai :


Ex.ma Sra. Ermelinda Toscano
Tenho visto por aqui chamar-lhe Doutora.
Tem algum doutoramento?, é Advogada ou Médica com reconhecimento da ordem respectiva?

A resposta engasgada :

1.º) Nunca me viu assinar como Dr.ª;

2.º) Sou licenciada em Geografia e Planeamento Regional (com nota final de 15 valores) e pós-graduada em Gestão Autárquica (com média de 18 valores). Tenho os diplomas - autênticos e não forjados - que o provam;

3.º) Estou integrada na carreira técnica superior com toda a legitimidade pois tenho o grau académico que o permite;

4.º) Para exercer as funções que me competem não preciso de estar inscrita em nenhuma Ordem.

Isto, ao contrário dos "falsos engenheiros" que pululam pelos SMAS.


Volto á carga :

Licenciada Ermelinda Toscano

Pois já vi que percebeu, e que também sabe que os seus títulos não lhe dão o direito de ser tratada por doutora.
Mas também não me recordo de a ter visto corrigir alguém por a tratar assim.

Se conhece alguém com o curso forjado, é favor denunciar na PJ, isso será caso de policia.

Mais uma resposta a desconversar :

Parece-me que o/a senhor/a está a fazer uma certa confusão.

Ninguém me tratou aqui por “Doutora”. Por Dr.ª sim. Mas parece que, para si são uma e a mesma coisa… mas não são. E escusa de dar a volta ao texto porque não consegue que lhe dêem razão.

Na nossa cultura (embora não seja assim em todos os países), e ao contrário do que deu a entender no seu primeiro comentário, doutor não é só o advogado ou o médico.

A diferença reside no facto de Doutor, para um doutorado, ser um grau académico, enquanto que para um licenciado é apenas um título que se convencionou utilizar (para distinguir um do outro) na sua forma abreviada (Dr.).

Ou seja:

Licenciado em medicina = Dr. (título)
Licenciado em Geografia (por exemplo) = Dr. (título)
Doutorado = Doutor (Grau académico)

Portanto, caro/a amigo/a não tinha que corrigir fosse o que fosse. Aliás, esta é uma discussão sem qualquer tipo de interesse.

E quanto aos “falsos engenheiros” que trabalham nos SMAS, o assunto já está a ser tratado por quem de direito. Não é preciso o/a senhor/a vir aconselhar que se faça seja o que for.

Anónimo disse...

(continuação do sonho) xiuuuuu...

Agora é que vai ficar baralhada esta Minda ou Mindo qual super-herói :

Licenciada Ermelinda Toscano

Devolvo-lhe a observação, e agradeço que não "dê a volta ao texto".
Não existe isso do Dr. dr. e Doutor e sotôr na cultura, umas vezes são bem usados e outras mal.
Um médico (que não licenciado de medicina), assim como um advogado (que não licenciado em direito), podem usar o titulo de Dr.
O resto são abusos, tal como os engenheiros que a sra. refere, e eventualmente arquitectos que não tem referido (tb titulo dado pelo ordem respectiva).

As convenções que refere estão em que local da Lei?, é que para ser aqui o oráculo da verdade é melhor não ter telhados de vidro, e não vir com leis apenas quando lhe dá jeito.

Sobre a vaidade oca que alguém aqui referiu, tem toda a razão. Não é uma questão de cultura, será mais de falta dela.


A resposta já em desespero depois de descoberta a careca :

Quem não tem nada para fazer faz colheres. Ou, neste caso, comentários... ricos em conteúdo. Parabéns. Continue que vai longe.


Toma lá para arrematar :

Licenciada E.T.

A sua ultima resposta é um desgosto, assim uma espécie de comentário Louça, na falta de argumento vamos desconversar e debitar graçolas.

Não sendo defensor dos licenciados da CMA ou dos SMAS (eles que o façam!), também me parece (por ler a lei) que é preciso estar inscrito nas ordens para fazer projectos, mas não para os avaliar (quer a sra. goste ou não!).

Aliás, se a sra. considera que a sua formação é suficiente para ser técnica superiora, porque é que acha que para licenciados de arquitectura e engenharia não é?

Se quiser responder faça favor, leia a lei e dê argumentos, agora respostas parvas são bem dispensáveis.

Em suma:

A mulher ficou de rastos, sem palavras. ACOBARDOU-SE

A PJ anda ai…

Xiuuuuuuu pois continuo a sonhar…

I Have a Dream

Minda disse...

Anónimo das 00:18h

As eleições estão quase? Numa certa perspectiva três anos não é nada, de facto.
Ou está a pensar que vão haver eleições antecipadas?
Escusa de “mandar o barro à parede” meu caro. Só suja e não acerta no alvo. Que fraca pontaria a sua…

Minda disse...

EmAlmada:

Não posso deixar de lhe dar 100% de razão.
Quando as prioridades de acção política são definidas em função das ligações partidárias dos infractores, dá nesta pouca vergonha: o mesmo acto é condenado se for cometido pelo PS, PSD ou CDS, mas já tem atenuantes e deve ser denunciado se quem o cometeu tiver sido o PCP.

Minda disse...

Oliveira:

Quando não se quer “ofender o Partido” (PCP) faz-se exactamente o que alguns representantes do BE nos órgãos autárquicos se esforçam por fazer (falo, especificamente, da Helena Oliveira e do Luís Filipe): empenham-se nas causas que, sendo justas não causam mossa à imagem da CMA, enquanto vão tentando abafar aquelas que, verdadeiramente, importava denunciar.

Minda disse...

Amiga (Anónima das 12:57h)


Obrigada pelas tuas palavras.
E fico feliz por poder contar contigo.
Haveremos de ter oportunidade de voltar a falar sobre todos estes recentes acontecimentos.

Minda disse...

Anónimo das 13:33h

Dignos de pena são, efectivamente, aqueles que escrevem este tipo de comentários.
A inteligência não chega para mais… São uns tristes e pobres de espírito.
O futuro nos dirá quem tem razão.

Minda disse...

Anónimo das 13:51h

Não sabia que nos anos oitenta e noventa (quando a UDP se aliou ao PCP/CDU nas autárquicas e nas legislativas, respectivamente) ainda estávamos a resistir ao fascismo.
E ficámos a saber outra novidade: que um artigo escrito em 2005 passa a ser mentira apenas porque tem mais de cinco anos de existência. Interessante esta visão sobre a verdade.
Assim como esclarecedora é a confirmação da teoria de que quem nos critica é sempre incompetente, move-se a ódio e tem que estar aliada ao inimigo (neste caso o PS). Uma ideia de democracia plural que deve ser o exemplo a seguir na luta política, não restam dúvidas.
Mais uma vez, não posso deixar de dizer: que tristeza!

Minda disse...

Anónimo das 14:03h

Agradeço a sua intenção. Mas para me defender não precisa de se servir das mesmas armas daqueles que me pretendem atingir.

Minda disse...

Anónimo das 14:17h

Obrigada pela confiança.

Minda disse...

Olá Carlos:

Folgo em receber-te de novo nesta casa, embora lamente que venhas assistir a esta agitação toda.
Agradeço as tuas palavras.
E sendo nós de áreas políticas diversas sempre soubemos dialogar. Acima de tudo estava o respeito um pelo outro. Por isso, mesmo discordando em muitas matérias nunca perdemos a compostura.
O que não acontece com esta gente.

Minda disse...

Antunes:

O seu comentário foi muito importante. Trouxe-nos esclarecimentos fundamentais àquele que sempre foi um assunto tabu: a influência da UDP no BE, em particular no distrito de Setúbal, e os reflexos nas opções políticas que este último assume publicamente.
Por acaso gostaria de saber o que pensarão os aderentes e simpatizantes do BE sobre esta forma de actuar da UDP…

Minda disse...

Anónimo das 18:31h

Quando se tem o original mesmo ao lado, ninguém opta pelas imitações.

Minda disse...

Anónimo das 19:56h

Fui da UDP sim. E qual é o problema? Durante cerca de 20 anos pertenci à UDP. Não o nego. Mas com a criação do BE considerei que não havia motivo para continuar e sai por já não me identificar com os seus objectivos. Mas essa é uma informação que em nada altera o que aqui escrevi!
E continue a delirar… que de observador não tem nada, atento ainda menos, muito bem informado? Essa, então, deve ser anedota.
Quanto aos seus dotes de adivinho, assim não vai lá. O negócio já abriu falência antes de começar!
Aproveite o feriado e vá gozar a reforma.

Minda disse...

Anónimos das 20:59h e 21:07h

Varejeiras?
Vivem na imundice e julgam que todos são iguais.
Água suja?
Acabarão por nela se afogar.

Minda disse...

Caixa de Pandora:

Quem cala, consente.
A tarefa é árdua. Mas havemos de conseguir.

Minda disse...

Com que então, resposta engasgada?
I have a dream (ou sr.ª eng.ª)

Desconversa? Baralhada? Ficar de rastos? Acobardar-se?
Até onde vai o delírio por ver um sonho a desmoronar-se… e o quotidiano a transformar-se num pesadelo não vá a polícia aparecer por aí a qualquer hora.
É mesmo um caso de misericórdia! A loucura bateu-lhe à porta. Coitadita…
Uma mulher tão corajosa!

Anónimo disse...

mulher???????????????
AQUILO???????????????

RH disse...

Tive um sonho mas não sou a Alexandra
Aqui vai o meu sonho:
NIF
Catarina Freitas 189951540

Alexandra Sousa 189951664

Amandio Sousa (Sogro e pai, respectivamente) 103075631

M.Emília Sousa (sogra e mãe,respectivamente) 130231991

bjs

Related Posts with Thumbnails