segunda-feira, 28 de maio de 2007

PARABÉNS!!

1.ª foto: Liliana (finalista do curso de Ciências Sociais), São (finalista do curso de História) e Linda (aluna do curso de Ciências Sociais e delegada da Associação de Estudantes da Universidade Aberta).
2.ª foto: o meu sobrinho Sérgio (apesar da altura só tem 15 anos) e a minha irmã (a São).

Terminou ontem, em Setúbal, a semana académica com a realização da cerimónia da bênção e queima das fitas dos finalistas dos diversos cursos universitários que têm neste distrito o seu local de estudo.

Este foi, obviamente, um dia muito especial para as muitas centenas de estudantes presentes e respectivas famílias. Todos merecem os parabéns por terem conseguido concluir esta que será, apenas, mais uma etapa no seu percurso de vida.

Todavia, quero hoje aqui destacar três estudantes da Universidade Aberta. E porquê?

Primeiro, porque estas mulheres, todas elas estudantes trabalhadoras, são dignas de apreço pelo esforço e empenho que colocaram na realização deste objectivo – concluir a respectiva licenciatura.

Eu, que também já fui estudante trabalhadora e sei bem dar o valor ao quanto custa conciliar emprego e estudos, em particular quando se é mãe, tenho de confessar que as admiro pela tenacidade e força de vontade que foi preciso terem tido para chegarem a este momento.

Segundo, porque entre elas se encontra a minha irmã (de quem me senti muito orgulhosa, sobretudo ao observar a satisfação do Sérgio, o meu sobrinho… um filho que mesmo sem jeito para demonstrações mais efusivas era ontem um jovem extremamente vaidoso por estar ao lado da mãe).

Deixo-vos aqui o poema que lhe dediquei:

Faltam-me as palavras
Para este momento descrever
Mas podes crer que vou tentar
Porque apenas quero, afinal,
Os parabéns te deixar
A ti que conseguiste vencer
E com orgulho aqui chegar
Mereces um grande louvor
Um abraço e muito mais.

Mágoas, frustrações e tantos ais
No caminho encontraste
Foi difícil, sim eu sei...
Contra ventos e marés lutar
Mas o sonho nunca perdeste
E entre lágrimas e gritos mudos
Conseguiste a meta ultrapassar.

O futuro começa agora
Não desistas vai em frente
Sê persistente e audaz
Porque eu sei que conseguirás
Mais uma vitória alcançar
Quiçá a Mestre chegar.

Estão as três de parabéns.
A São e a Liliana por terem conseguido concluir a sua licenciatura, e a Linda por ter sido uma digna e empenhada represente da respectiva Associação Académica (que está a dar os primeiros passos, que são sempre os mais difíceis).
Podem crer que são, as três, um exemplo a seguir. E, perdoem-me se destaco a São (mal parecia sendo ela a minha irmã eu não fazer, não acham?), uma mulher que tem demonstrado uma força de vontade enorme e contagiante. Às três deixo os meus votos sinceros de que consigam atingir os vossos objectivos. E não desistam nunca de continuar a sonhar.
PARABÉNS, mais um vez.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails