segunda-feira, 14 de maio de 2007

Sociedade d'hoje

Comecei a ler no comboio Lisboa-Porto-Lisboa (adoro estas viagens, sobretudo, pela possibilidade de me dedicar à leitura - isto se a paisagem já me é conhecida, ou desinteressante, embora possamos sempre descobrir novos pontos de observação e perspectivas diferentes) o primeiro livro de uma trilogia da Agustina Bessa-Luís: "Jóia de Família", da série "O Princípio da Incerteza".

E é desta obra, que me está a prender desde a primeira página - aliás, como eu esperava, já que fiquei fã desta notável escritora portuguesa (uma das minhas preferidas), que retirei a frase que hoje aqui vos deixo (entre muitas outras que vou sublinhando ao longo do livro - adoro esta capacidade de Agustina nos fazer pensar para além do simples enredo que o romance nos apresenta):

A SOCIEDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS LIBERTINA, CONDUZIDA POR UM IDEAL DE RAPIDEZ, DE CONSUMO E DE AMBIÇÃO PRECIPITADA.

Mas tenho muitas mais para partilhar convosco. Ficam para outros dias.

Fotografias: "Cacilhas, à saída dos barcos" e "Rua de Santa Catarina (Porto)".

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails