segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A passar dos limites...


No passado dia 25 de Janeiro a Câmara Municipal de Almadareuniu para aprovar o acordo revogatório do contrato de empreitada com a empresa que estava a fazer as obras de requalificação da Rua Cândido dos Reis e que, entretanto, faliu. Nessa reunião foi ainda deliberado aprovar o procedimento por ajuste direto para escolha da empresa que iria continuar as obras.
Este assunto das obras de pedonalização da "rua dos restaurantes" em Cacilhas (como é conhecida) já aqui foi abordado:
Mas hoje retomo o tema para, pegando na declaração devoto dos vereadores do Partido Socialista, trazer à colação uma questão que, parecendo de somenos importância é deveras preocupante:
A mania que este executivo da CDU tem de mentir de forma compulsiva, preferindo esconder e/ou adulterar informação aos munícipes, mesmo quando os procedimentos nada têm de irregular (como tudo indica seja o caso em referência).
Uma atitude incompreensível e que só se justifica pelo facto de a Câmara Municipal de Almada já não saber agir de outra forma: comprometidos pelos processos onde, por vontade política expressa (mas mal disfarçada) ou pura incompetência dos serviços técnicos (em particular os jurídicos), cometem atos ilícitos (muitos dos quais já julgados em Tribunal, conforme aqui temos denunciado) habituaram-se a nunca dizer a verdade e a negar o acesso à informação.
Em contrapartida, preferem mascarar a realidade com uma propaganda de regime, gastando milhares e milhares de euros (muitos milhões já foram ao longo das últimas décadas) do orçamento municipal em publicidade enganosa (como os últimos cartazes que andam por aí espalhados a publicitar obras que ainda nem sequer forma feitas e que só vão ser implementadas devido aos fundos comunitários). E não confundir isto com as ações de promoção turística (que são outro campo e uma área na qual se deve investir)…
E interessante é voltar às palavras dos vereadores do Partido Socialista que na declaração de voto atrás citada fazem uma demonstração exaustiva de como a autarquia foi manobrando a informação, acerca do decorrer das obras na Rua Cândido dos Reis, inserida no Boletim Municipal:

«E chegamos a Novembro de 2011, e continuamos sem nenhuma informação aos cidadãos das dificuldades que atravessa a obra. Através do Boletim Municipal deste mês, numa reportagem especial intitulada “Almada Investe nas Pessoas”, somos informados por uma legenda de uma fotografia de visita à obra da senhora Presidente e da senhora Vereadora com o pelouro que diz, e passamos a citar: “Em breve, a Rua Cândido dos Reis estará requalificada e ficará mais aprazível.”, merecendo esta obra, nesta reportagem especial do nosso Boletim Municipal a referência simples “A obra encontra-se a decorrer e tem um valor de 450.000 euros”.
Nenhuma informação é prestada quanto a atrasos ou dificuldades. Continua a ser acenada a miragem de em breve tudo estar concluído. Recorde-se que, nesta altura, nova prorrogação de prazo já tinha sido concedida, de acordo com as informações que fundamentam as propostas objeto desta declaração.»
(...)
«Ora, todos sabemos que qualquer obra, em particular realizada em meio urbano, causa transtornos a moradores, comerciantes e demais pessoas que utilizem o espaço objeto de intervenção. E todos sabemos que esse é um preço que temos de pagar para termos um espaço melhor. Aceitamos, por isso, todos fazer sacrifícios. Mas queremos, em troca, informação séria, isto é, transparente e com verdade.
A leitura dos Boletins Municipais de 2011, e que atrás exemplificámos, demonstra bem a forma pouco correta como a informação sobre as obras da Rua Cândido dos Reis foi transmitida aos cidadãos em geral, através do Boletim Municipal
(...)
«Estamos hoje confrontados com uma realidade grave, em os atrasos imputáveis ao empreiteiro obrigam a soluções rápidas e expeditas, de forma a salvaguardar o interesse público.
Os cidadãos de Almada, e em particular os moradores e comerciantes da Rua Cândido dos Reis, sabem hoje com verdade que as obras em curso desde Abril de 2011 estão muito atrasadas, e que a sua conclusão, na melhor das hipóteses, apenas se verificará no Verão de 2012.»

Mas, afinal, por que mentiu tanto a Câmara Municipal de Almada? Será que não percebem que já estão a passar todos os limites do razoável?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails