segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O auto-elogio da CM de Almada

Em Almada, o fogo de artifício para celebrar a chegada de 2012 foi, afinal, uma espécie de auto-homenagem à CMA e à sua “querida líder”.
Em comunicado de 31-12-2011, a CM informou a população do quão exemplar é o modelo de execução orçamental que tem vindo a ser seguido em Almada.

Como se isso bastasse para avaliar a qualidade da gestão autárquica do município… e nos fizesse esquecer as más práticas da CMA em quase todos os outros níveis da actividade municipal, a começar pelos recursos humanos e a terminar no ordenamento do território, passando pelo cumprimento do princípio da transparência e sem esquecer a área da contratação pública, etc. etc.
Esta atitude faz-me lembrar um pequeno texto (de autor desconhecido) que em tempos li sobre o auto-elogio:
«O auto-elogio é o substituto do elogio que não aconteceu. É a mentira computada sem pejo. É a agressão à capacidade crítica dos que a tudo assistem e que conhecem a realidade. É o atestado de ignorância, pois equivale a dizer: "Como V.ª Exa. não sabe avaliar, avalio por si. E a verdade é esta, sou bom e faço o melhor!". É menosprezo pela inteligência alheia.
Imagino poder estar correto, pois o auto-elogio dificilmente é proferido em diálogo com quem conhece bem o descarado. O auto-elogio é proferido perante quem é “de fora”, de longe ou recém-chegado. É a tentativa de impor uma imagem distorcida, antes que o outro compreenda e constate por si mesmo a realidade efectiva.
O auto-elogio é desespero de uma pessoa incapaz...»

3 comentários:

Anónimo disse...

ai,ai,ai,ai que ninguem se meta com as minhas contas
eu nao respondo

Milinha disse...

Se eu não me elogiar, quem me elogiará.

Anónimo disse...

estou preocupado com a moda da Coreia do Norte...se os queridos lideres deles têm vindo a ter os filhos como sucessores...imaginem o que aconteceria aqui em Almada...

Related Posts with Thumbnails