terça-feira, 19 de abril de 2011

Afinal a quem irá a CMA pagar?

Embora a Câmara Municipal de Almada ainda não tenha disponibilizado o Boletim das Deliberações referente à reunião do passado dia 16 de Março, fiquei a saber que foi então aprovada a Minuta do Contrato Programa com a AGENEAL para realização do “Plano de Acção Energia 2011”.


O valor do contrato, para um ano, chega quase aos 250.000 euros. E destina-se a quê? A pagar os serviços de mera consultoria (acções de apoio e acompanhamento) visando “a optimização do consumo de energia e a redução das emissões de gases com efeito de estufa”.


São, portanto, cerca de um quarto de milhão de euros para pagar, basicamente, os vencimentos de dois trabalhadores: um director e um técnico, que se presume irão auferir 5.200 euros e 3.800 euros por mês, valores muitíssimo superiores aos praticados na Administração Pública para cargos com funções equivalentes.



Dirão: mas a AGENEAL é uma associação privada sem fins lucrativos e não um departamento da autarquia. É certo. Mas o município de Almada, como associado fundador, detém uma participação de 42,47% e paga uma “quota anual” de 116.718,71 euros.



Além disso tem uma Administradora Delegada e a Presidente da Câmara preside, em simultâneo, ao “órgão deliberativo” e ao “órgão executivo”, a Assembleia Geral e o Conselho de Administração respectivamente. Isto além de pertencer, ainda, ao Conselho Técnico-Científico. (é obra, pá!)





A terminar, apenas um apontamento: Sendo este contrato programa, o tal que irá custar à CMA cerca de 250.000 euros, uma espécie de serviço prestado pela AGENEAL à autarquia, não acham estranho o facto de o orçamento da AGENEAL não reflectir esta operação? Afinal a quem irá a CMA pagar?





Fonte:



Plano e Orçamento da AGENEAL para 2011



Artigo no blogue POR ALMADA

13 comentários:

Fernando Antolin disse...

Algo de semelhante ao subsídio dado à Academia Almadense ?

Sérgio disse...

Eh lá lá!
Que grande presidenta nós temos. Só num virote são três cargos de presidenta: da câmara e da Ageneal (Assembleia e Direcção). Ah mulher! Nem sei como dá para tudo. O que fará na vida a partir de 2013?
E não nos podemos esquecer do último cargo: assento, reparem bem, no "conselho técnico-cinetífico"... esta mulher é mesmo (a)geneal.
Mas, será que li bem?: assento no conselho técnico-científico? Mas... sem desprimor para as suas funções de origem, ela não era uma simples empregada bancária? (No seu curriculo publicado na página do município não consta que tenha vindo a adquirir competências extra em termos profissionais).
Ná, ná! Aqui há gato! Ou se há!

Anónimo disse...

Que pouca vergonha !!!

Anónimo disse...

Não me estranha que esteja o FMI em Portugal,com todos estes tachos e tachinhos para familiares e amigos dos politicos e o zé a pagar,viva Portugal.

Anónimo disse...

Para denuncias, de corrupção, acedam a:
https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias



1 anónimo

José Eduardo disse...

E a Catarina Freitas (genra/nora; companheira da filha da Maria Emília) ainda é a administradora delegada da AGENEAL!

A tal, que o IGAL pôs em tribunal e se aguarda o julgamento, questionando o tipo de vínculo com a CMA/SMAS e onde pede as verbas pagas ilegalmente até hoje de volta!

Esta é a verdadeira gestão do PCP, na CMA/SMAS: séria, honesta e competente! oh se é!

"UMA PANCADA NA TESTA FAZ VER"

Anónimo disse...

... a quem tem TESTA !!!
Na CMA, muitos apenas tem cabeça para os outros lhe enfiarem o "barrete".

Atazanador disse...

É injusto.
A Excelsa Sra D.ª Maria Emília Neto de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Almada, não tem a Presidência do Conselho Fiscal da AGENEAL, ficou limitada ás presidências do Conselho de Administração, da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Técnico-Científico.
Repito, é injusto.
O Sr José Gonçalves deverá entregar de imediato, o lugar a quem o merece: á D.ª Maria Emília Neto de Sousa, pessoa habituada a exercer Presidências.
Note-se que a Dª Catarina Freitas, não detém, como muitos poderiam pensar qualquer presidência, é apenas Administradora-Delegada.
Haja decência!
Que a D.ª Maria Emília Neto de Sousa ocupe já o lugar que lhe falta na AGENEAL: a Presidência do Conselho Fiscal!

Anónimo disse...

Não há dinheiro e estes comunas de almada continuam com as construçoes de equipamentos. ninguem denuncia isto anda tudo a sacar.pudera vem do estado quase 115 millhoes de euros. comunas iguais aos fascistas-

Anónimo disse...

os comunas fazem o que querem em almada. até o gaijo da junta da costa gosta dos comunas. o povo em almada está entregue a este bando. os comunas até adoram o PSD de almada com o menino matias, o gaijo da costa do psd o pedroso de almeida. bem podem os comunas estarem descansados. há i o PS caldinho . provavelmente vão canddidaterem o Vara para os comunas ganharem otravez

assim se vê disse...

já viram o tal pedroso de almeida ao lado da imilia. tão amiguinhos o PSD e a Imilia. assim o povo continua a ser explorado em almada por estes boys comunas/psds. há falta o menino matias, o tal miudo que o pedroso de almeida o pos a frente do psd, para não dar muito nas vistas a aliança PCP/PSD

Anónimo disse...

na inauguração das oficinas gerais lá estava o miudo matias do psd ao lado da sua madrinha, ele com ar de medo, lá estava o reformado com reforma dourada um tal que dizia-se que estava doente, conversa dele para ir para a reforma o tal carreiras$$$ o que se armava em comunista, só quem o não o conhecia nos anos 70 e 80. e a familia saga mendes pai e filho os tais comunistas com brutas vivendas na verdizela, ouviram a viverem na verdizela ao lado dos tais endinheirados

José Eduardo disse...

Não deixa de ser "interessante", constatar, que quando se trata de expor ao público os crimes e sinecuras praticados por "familiares" da Presidente de Câmara Municipal de Almada, aos Simplícios e W.Cs, não lhes apetece comentar!

Porque será?

"UMA PANCADA NA TESTA FAZ VER"

Related Posts with Thumbnails