quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma zona que sendo-o não o é...

As cargas e descargas até podem ser compreensíveis. Agora o veículo da polícia estacionado em frente à esplanada do café, já é demais. Tal como o carro da Câmara Municipal... Se nem as autoridades (policial e autárquica) respeitam a suposta "zona pedonal", que moral terão para exigir o cumprimento a terceiros?
E se considerarmos que esta área é, ainda, corredor de circulação para transportes públicos (metropolitano e autocarros), é por demais evidente que de "pedonal" esta zona pouco ou nada tem.

As imagens foram captadas nos dias 27 e 28 de Dezembro de 2010. Mas é assim todos os dias... O plano de mobilidade da CMA está a mostrar-se um falhanço completo, em particular na sua aplicação ao centro da cidade. Foi idealizado no gabinete, mas a prática quotidiana tem mostrado que está desajustado à realidade. Se até a própria autarquia o não respeita... Só não se percebe por que razão não foi ainda revisto.

33 comentários:

Anónimo disse...

Só porque a sr presidente é e sempre foi muito esperta em dar cabo daquilo que funciona bem,ela pega e modifica sempre a pensar que vai melhor,mas cada vz que toca em alguma coisa em Almada destroi.

Comuna=burguês disse...

Para advinhar: dia 25 vi um camarada comuna da Câmara a sair do seu BMW Z5 ano 2010 e entrar na sua bruta vivenda na verdizela. o sócrates é o culpado da riqueza deste oportunista.

Anónimo disse...

É a soberba da Emilia, que todo o que toca o destrói e não o reconhece por isso, soberba, falta de maturidade e humildade.

Anónimo disse...

Acedi a este blogue há poucos dias e estou impressionado com tanto ódio, veneno, rancor, raiva, que por aqui se destila. Aconselho muitos dos comentadores anónimos que por aqui passam, a dirigirem-se à Farmácia mais próxima e solicitarem tratamento para a sua azia. Pode ser que consigam ainda esse tratamento a bom preço. É que vem aí o ano novo e até esses tratamentos vão ver o seu preço aumentado.Sobre a notícia de hoje, a Minda sabe que não é verdade o que diz e que é muito fácil em qualquer dia tirar uma fotografia e fazer aquilo que fez. Mas isso não significa que essa situação seja permenente. Chama-se a isto demagogia barata, gratuita, que vai enganar uns tantos incautos.

Anónimo disse...

Bom Ano para si, também!

Anónimo disse...

Vou destilar mais um pouco de ódio:
repare-se na rotunda feita ás três pancadas em frente do hospital particular de Almada.
Só um ódio visceral ao que ainda vai funcionando corretamente é que explica tal aberração; em dois dias, dois automóveis entraram a direito no restaurante que fica no enfiamento sentido Cacilhas cova da Piedade. Poder-se-á dizer que houve distração, velocidade a mais, enfim, falta de cidadania, o costume que a czarina tem o hábito de dizer, o que é facto é que, anos atrá de anos, nada ali acontecia e agora...
Ódio?
Oliveira

Anónimo disse...

E ja agora mais um pouco de veneno,qualquer autocarro que queira ir para o crito rei,a saida da rotunda dos bancos para a rua direita esta muito bem pensada,a entrada dos autocarros para o hotel no pragal,quer um pouco mais de veneno.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 12:19 não lhe prestem atencâo, não há mais cego que o que não quer ver.

Outra curiosidade, observem sempre, é que em todoas as fotografias que fazem do centro de Almada não há vivalma na rua, é como fotografar uma cidade despois de ter caido uma bomba quimica.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16,39
compra tratamento para a azia antes que o preço aumente. Faltam só dois dias para aumentar.
As tuas alucinações e as fotografias da Minda (como gosto deste nickname)se pudessem não apenas mostravam o centro Almada deserto, como todo o concelho.

Minda disse...

Anónimo das 11:28h

O mal deste executivo, e da Presidente da CMA em particular, é nunca quererem dar o braço a torcer e admitir que há projectos falhados que precisam de ser revistos. Preferem continuar a insistir no logro só para não admitir que erram.

Minda disse...

Comuna:

O Sócrates pode ser culpado de muita coisa (e é-o) mas dos sinais exteriores de riqueza pouco consentâneos com os rendimentos auferidos pelos “camaradas comunas da Câmara” de Almada, é que não será com certeza.

Minda disse...

Anónimo das 11:54h

Os defeitos que aponta são, de facto, um grave problema na gestão autárquica em Almada.

Minda disse...

Anónimo das 12:19h

Está impressionado? Pois nós também… como é possível serem cometidas tantas ilegalidades (em especial ao nível da gestão de pessoal) e nunca ninguém ter feito nada? (refiro-me, obviamente, aos partidos da Oposição)
E tem toda a razão, há por aqui muita gente com azia e a precisar de assistência médica e medicamentosa, nomeadamente certos anónimos (ah… mas o senhor também não é anónimo?).
Quanto à facilidade em tirar fotografias é verdade. Mas dizer que o que escrevo é mentira é falsear a realidade. Ao fim e ao cabo são já diversas as vezes que tenho captado imagens semelhantes (podem ser consultadas no separador “zona pedonal” inserido no final do artigo) e em dias diferentes… Se calhar fui eu que mandei os carros estacionar por ali (inclusive o da CMA e o da polícia) para arranjar o cenário ideal para o artigo que ia escrever.
Além disso, autocarros e metropolitano passam por ali diariamente, várias vezes ao dia. Assim como as cargas e descargas acontecem todos os dias. Tal como os encarregados de educação dos alunos do Frei Luís de Sousa circulam na zona todos os dias (menos aos sábados e domingos). A toda esta azáfama acrescenta-se os muitos prevaricadores anónimos que estacionam em cima do passeio… ou os trabalhadores da CMA que deixam o carro da autarquia ali mesmo, ou a polícia que acha que tem privilégios no estacionamento.
Quer-nos fazer crer que isto não é permanentemente que acontece?

Minda disse...

Anónimo das 12:35h

Agradeço e retribuo os votos de Bom Ano.

Minda disse...

Anónimo das 15:17h

Tem toda a razão.
Mas digamos nós o que dissermos, mesmo com todas estas evidências, haverá sempre o coro dos insatisfeitos que precisam de tecer loas à CMA mais não seja para atacar os que ousam mostrar as fragilidades desta gestão autárquica… é que podem ficar com os tachos em perigo.

Minda disse...

Anónimo das 15:42h

São só excelentes exemplos do plano de mobilidade.
E agora virou moda dizer que se destila ódio quando se faz uma crítica ou se manifesta uma opinião… tão democratas que eles são.

Minda disse...

Anónimo das 16:36h

Também não é preciso exagerar.
Podem ser poucas, mas existem pessoas a circular no centro de Almada.

Minda disse...

Anónimo das 17:27h

Aproveite você também. Parece-me que está a precisar.

Anónimo disse...

Durante o dia é normal os carros passarem e estacionarem na chamada "zona pedonal".
Já nem a CMA e os seus agentes de serviço passam cartão à proibição de circular na referida zona.
O que sobra é um problema e grande, ou seja o piso deixa muito a desejar em termos de sabermos se estamos no passeio ou na rua.
Outra questão que ainda não está resolvida é a mobilidade dos invisuais.
Como é que conseguem passar de Almada Leste para Almada Oeste?
E desta vez nem foi preciso erguer um muro...

Dias disse...

"Uma zona que sendo-o não o é..." e que hoje está provado que nunca devia ter sido.
O plano de mobilidade foi um projecto ousado, creio que com boas intenções. Vamos ser realistas, sem raivas, sem ódios:
O centro desta cidade já contava com muitos anos sem manutenção nem reabilitação nem de imóveis nem de monumentos nem de ruas. Foram retirados todos os serviços,( Hospital,Policia,Edp,Tribunal,Etc. O centro foi sujeito a dois anos de intensas obras, a seguir retirou-se o estacionamento e bloqueou-se a única avenida que tinha lógica dentro da cidade criando-se uma zona pedonal( atravessada por um metro) mas sem uma paragem no meio da tal zona pedonal. Quando acabaram as obras era preciso ter-se pensado em condições para esta zona voltar a ser o que era. Tirar os carros mas deixar as pessoas não será assim? Mas sem serviços, sem estacionamento e por consequência sem pessoas o comercio fecha as portas. Se em todos os outros locais se pode passar de carro e há facilidade de estacionamento à porta, então porquê vir á freguesia de Almada? As queixas que se ouvem, umas mais bem ditas outras mais nervosas todas têm razão de ser. Só não vê que que a Freguesia de Almada não voltou a ter movimento quem não pensar com consciência. É hora de se apreciar a situação sem orgulhos. A alteração talvez num momento de não crise e com mais mais algum cuidado e prevenção, tivesse resultado mas assim como está é demasiado evidente. Vamos ser sinceros e deixarmos de agredir uma zona que somou a crise com a imposição de uma alteração que não resultou. Manter é destruir o resto. Repensar rápido é urgente.A nossa cidade já não tem centro (comercio, serviços, escritórios, pessoas, lojas de marca etc),como qualquer outra tem, está dispersa e isso não é bom para ninguém.

Rui Rocha disse...

Ora cá está um comentário decente. Critico mas apelativo à resolução do problema. Não se aponta ninguém, não se ofende ninguém e não se expoem ninguém. Boa Dias... Comentários desses é que são necessários para ajudar a resolver os problemas. Pelo menos é um inicio. Agora aos restantes "senhores comentadores": soluções???? Alguém tem ideias???
Vamos ser construtivos e não mesquinhos, por favor. Para um "peditório" como este eu também dou...

Minda disse...

Anónimo de dia 30, 00:18h

Normal estacionarem não será, mas que é habitual lá isso é.
E tem razão quanto às observações que faz sobre o indiferenciação do piso e da inexistência de sinalização específica para invisuais.
Era já tempo de se rever este plano de mobilidade.

Minda disse...

Dias:

Mas alguém aqui está a falar com raivas e com ódios? Quando as verdades não são convenientes… bem, adiante.
Reconhecer que o plano de mobilidade era ousado e bem intencionado, é uma coisa. Agora verificar que a sua implementação falhou, é outra. E reconhecer que houve erros não ficaria mal à CMA. E muito menos corrigi-los seria desprestigiante. Muito pelo contrário. Mas a intolerância da administração acaba por afastar qualquer diálogo construtivo.
Reconheço que é urgente repensar este plano de mobilidade. E que é preciso um plano estratégico para dinamização do comércio e serviços, ninguém o nega. Ideias não faltam (do PS ao PSD, até do BE e do CDS) mas a CDU não tem aproveitado nenhuma e insiste em manter tudo como está. Porquê?

Minda disse...

Rui Rocha:

Se dá para esse “peditório” que tal começar a apresentar algumas ideias também?

Dias disse...

Minda:
Quando me referi a raivas e a ódios referia-me a muito que tenho lido ao longo destes últimos anos em muitos comentários, contudo compreendo que por vezes o desanimo é muito e que se escreve com o sangue a ferver. Refere: Ideias não faltam (do PS ao PSD, até do BE e do CDS) mas a CDU não tem aproveitado nenhuma e insiste em manter tudo como está. Porquê?
Há ideias, já é um principio. Também existem elementos da CDU que vêm o que não resultou e o quanto está a prejudicar. Todos os que tiverem sugestões poderiam exprimi-las no mesmo local, em anónimo ou com nome, isso é o que menos interessa, desde que sejam construtivos. (Claro que em outros capítulos se continuava á procura do PORQUÊ?)
Sugiro que o INFINITOS criasse um capitulo, sempre visível, em que cada um ( moradores, funcionários, comerciantes, estudantes, etc) escrevesse sugestões para a zona mais afectada ( zona pedonal) e ruas adjacentes, ou seja freguesia de Almada, desde Centro Sul até Cacilhas. Vamos falar do que se pode fazer, ultrapassando os que por mau senso ou seja pelo que fôr, estão a ignorar a situação. Quem sabe um dia Almada se poderia comparar com outras cidades que neste momento estão cheias de movimento, pessoas, comercio, estudantes, escritórios, loja do cidadão, lojas de marca, etc. ISTO É: UMA CIDADE NORMAL COM UM CENTRO A FUNCIONAR COMO TODAS AS OUTRAS. Isto não passa de uma sugestão. Boa noite a todos.

Dias disse...

Rui Rocha:
Falou em "peditório", não percebi bem qual seria, mas parece-me boa ideia talvez quando tivéssemos muitas sugestões, esquematiza-las, resumi-las e fazer uma petição de assinaturas de todos os que estivessem de acordo.

Rui Rocha disse...

Uma ideia... então cá vai.
Sendo Almada um cidade com um polo universitário e tecnológico de valor reconhecido, uma solução para trazer vida ao centro da cidade era criar forma de alojar no centro da cidade os estudantes e os investigadores que estão deslocados. Aproveitando a rede do metro que "até" liga o centro da cidade ao polo universitário. Confesso que não sei como está o parque habitacional em Almada, se há muita disponibilidade ou não, mas parece-me que haverá muitos prédios velhos e desabitados. É obvio que não se pode é pedir as "anormalidades" de valores de rendas, mas aì a câmara poderia ter um papel fundamental, apoiando os proprietários com maior dificuldade ou até assumindo a recuperação e posterior exploração desses imóveis.

Outra ideia era criar forma de o comercio local estar aberto até às 23h. Porque razão as pessoas vão para o Forum Almada e não ao comércio local? Porque quem trabalha não tem horários compativeis com o funcionamento do comércio local que encerra às 19h. A essa hora as pessoas estão a chegar a casa. O que resta? As grandes superficies. Como é que se faz isso? Pois não sei... mas é uma ideia. Se fizer um inquérito às pessoas que vivem em Almada, com certeza que serão desta opinião.
Só estas duas ideias poderiam ajudar a dinamizar o centro e a dar vida à zona pedonal.

Minda disse...

Dias:

Ora aí está aquilo que eu considero uma excelente ideia.
E a provar que até concordo consigo vou seguir a sua sugestão.
Irei retomar o assunto no artigo de amanhã e colocá-lo em permanência na coluna da direita, em destaque, para poder ir recebendo os contributos de cada um mesmo que o assunto já tenha saído da primeira página.
Muito obrigada pelo conselho.

Minda disse...

Rui Rocha:

Como disse ao Dias, vou seguir a sugestão dele e criar um “capítulo” para podermos recolher as ideias para melhorar o centro da nossa cidade.
Por isso, pedia-lhe o favor de voltar a repetir aquelas que aqui apresenta no artigo de amanhã, se faz favor, para que fiquem elencadas em conjunto com outras que, espero, possam aparecer.
Quanto àquelas que refere, tenho a dizer-lhe que concordo inteiramente com as sugestões apresentadas.
Obrigada pela sua participação.

Estudante disse...

Almada n tem vida n temos pontos de interesse cidade parece morta..n tem animaçao,nd d interessante pr fazer, nem um cinemazito podemos ver.. a malta assim sem nd k vai pra aí fazer??????

Jorge Almeida disse...

Ás vezes ao ouvirem-nos falar pode parecer a quem n conheça a realidade de Almada que estamos comentando factos de há 25 anos atrás, tão abrupta foi a queda mas n... nem 20, nem 15, nem 10... falamos de há 7 ou 8 anos, em que tinhamos uma cidade viva, com gente caminhando por todo lado tanto nas ruas principais como até arterias secundarias.. eu como comerciante posso infelizmente afirmar,e acreditem ou não estamos falar de menos de metade do ke se fazia anteriormente...então pra onde foram meus clientes??? é facil explicar...com parqueamento gratuito Forum, com caos que se instalou no transito nas arterias principais e secundarias de Almada, tentem sair ou entrar na cidade nas horas de mais afluxo por exemplo depois das 18 horas e vejam como transito flui... é facil n é??Pergunto a todos aqueles que n habitam em Almada mas sim em outras freguesias do concelho: Se nao trabalhasse-mos aqui viriamos nós para cá???? a resposta está mais do que dada pelas pessoas que com estas condições deixaram de nos visitar...pk para alem de pagarem estacionamento,virem-se aflitas para entrar e sair daqui, ainda se deparam com o risco enorme, de pararem carro para darem um saltinho a uma loja e voltarem a correr mas esperando-lhes já uma multinha... o que ouvimos tantas e tantas vezes de aqueles que nos visitavam e tinhamos a sua preferencia??? Almada está caótica, quem a viu quem a vê, centro da cidade então...parei carro fui determinado sitio num instante levei multa etc etc etc...bom com estas condições como podemos lutar contra tamanha desigualdade???? não podemos negar que a vida n está como estava há 10 anos atrás economicamente falando, mas meus amigos muitos clientes que tinha e circulavam por Almada com poder de compra continuam a tê-lo... onde exercem esse poder de compra é que já n é aqui, pelos motivos que enumerei, e muitos deles que eles proprios me foram enumerando...só n quer entender, quem sinceramente penso, n quer ver nem sentir o coração da cidade...

Minda disse...

Estudante:

Tens razão.
Almada não tem uma sala de cinema.
E, para os jovens, os atractivos da cidade são, de facto, poucos.

Minda disse...

Jorge Almeida:

O Almada Fórum, as obras do MST e o Plano de Mobilidade Almada XXI, além da incúria dos autarcas, a par da falta de iniciativa de alguns comerciantes, em particular da respectiva associação, mais do que a crise, são os responsáveis pela desetificação do cenro de Almada.
Mas assumir uma postura derrotista não é solução. Almada precisa de ideias para se renovar e cabe-nos a nós todos exigir aos responsáveis que as implementem rapidamente.

Related Posts with Thumbnails