sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Prestar contas!

Não podíamos terminar o ano de 2010 sem prestar contas do que fizemos neste último mês. Refiro-me, como é óbvio, à actividade da “Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada” que, ao que tudo indica, tem vindo a incomodar bastante gente, não só pelo dinamismo da sua acção mas, em particular, pela frontalidade com que temos abordado vários assuntos relativos à gestão autárquica mas que, até ao momento, andavam arredados do debate político.

Embora até à data tenhamos dado ênfase aos assuntos relativos à política de recursos humanos (porque a defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e do município em especial é uma das nossas prioridades), muitos são os temas em debate: desde a aquisição de bens e serviços (sobretudo por ajuste directo), à atribuição de subsídios, passando pela organização interna dos serviços municipais até ao funcionamento dos órgãos autárquicos, sem esquecer os actos administrativos concretos e o comportamento de alguns dirigentes que indiciam a prática de crimes de corrupção.

Temos vindo a desmascarar uma série de mitos sobre a exemplar gestão autárquica da CDU na Câmara Municipal de Almada, colocando a nu não só a negligência de alguns dos seus autarcas como a incompetência de uns quantos dirigentes da sua confiança política. Em consequência, os ataques de índole difamatória e injuriosa começaram a aparecer (na sua maioria anónimos), tentando descredibilizar-nos e tendo como objectivo principal levar-nos a desistir de continuar a nossa acção.

Estão, todavia, muito enganados. Em três meses de existência já desenvolvemos muito trabalho e pretendemos continuar em 2011 tendo até previstas novas iniciativas (veja o resumo no Observatório Autárquico n.º 14).

Finalmente, o prometido balanço n.º 3, referente ao mês de Dezembro.

Editámos seis números do nosso boletim informativo, o Observatório Autárquico:
N.º 9 – reunião da CM (3-12-2010);
N.º 10 – reunião da CM (15-12-2010);
N.º 11 – reunião da AM (16-12-2010);
N.º 12 – reunião da AM (17-12-2010);
N.º 13 – reunião da AM (20-12-2010);
N.º 14 – reunião da CM (29-12-2010).

Reunimos com vários trabalhadores da CM e SMAS de Almada, assim como com alguns comerciantes do eixo central de Almada.

Estivemos presentes em quatro audiências parlamentares na Assembleia da República com o PS, CDS, BE e PEV, a quem entregámos um dossier sobre a política de gestão de recursos humanos na CMA, com documentação diversa.

Mantivemos actualizados diariamente o blogue INFINITO’S e a página da Plataforma no Facebook.

Continuámos a investigação e o estudo sobre as irregularidades cometidas ao nível da gestão de pessoal;

Demos uma entrevista ao semanário Sol, que foi publicada no dia 17 de Dezembro de 2010.

Entregámos ao Ministério Público várias denúncias, não anónimas e devidamente fundamentadas com provas documentais e indicação de testemunhas, sobre fortes indícios de corrupção referentes a dirigentes dos SMAS de Almada, sendo que uma delas já está em fase de investigação pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

Fizemos uma intervenção na Assembleia Municipal realizada no dia 17 de Dezembro, sobre um vergonhoso caso de mobbing nos SMAS de Almada e que já aqui temos noticiado amiúde.
Balanços mensais anteriores:
Resta-nos desejar a todos um Próspero Ano Novo.
E cá nos encontraremos em 2011.

23 comentários:

flash disse...

Fica, então, como balanço de 2010, que a Plataforma desmascarou "uma série de mitos sobre a exemplar gestão autárquica; que as denúncias que levou a cabo tiveram, entre os seus efeitos, "incomodar bastante gente"........................
Para 2011 as "conversas de serão de carácter informal e intimista" de 2010, terão "prolongamento" em "tertúlias em locais públicos, abertas à participação popular"..........................
Quanto a soluções exequíveis e concretas, que correspondam a propostas verosímeis para as boas estratégicas e práticas que, no entendimento da Plataforma, sejam as adequadas para a execução da política camarária, e a participação consequente dos cidadãos, o que há a esclarecer e a propor pela Plataforma?
Para já, o que intuio é que estamos perante um núcleo "intimista" com uma face visível (a da Ermelinda Toscano), cuja identificação não é pública, núcleo esse, mais ou menos "iluminado" que se dispõe a "organizar tertúlias" nas quais haverá abertura para a "participação popular".
Qunto a tertúlias ou fóruns "abertos à participação popular", ou à dita participação, isso, por si próprio, já cá os temos......................
Fica-me a sensação, e alguma percepção, até, que a Plataforma, movimento que eu suponho que é, ou poderá ser uma mais valia, para a concretização de uma efectiva participação e intervenção popular na coisa pública, está como que a se escudar, temporãmente, ou a se blindar, em si mesmo, (mas quem são, efectivamente?), qual vanguarda ( fora de tempo e de uso) de qualquer coisa (ou coisa nenhuma?).

Fernando Miguel

José Eduardo disse...

Caro flash ou Fernando Miguel: parece muito descrente do trabalho realizado pela Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada (desvaloriza)! Considera, que não tem sido útil, à população do concelho tomar conhecimento dos crimes perpetrados por estes criminosos do PCP em Almada e falsos democratas? Está mais preocupado em conhecer os mentores da Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada? É isso que o preocupa? Julgo, que até ver, nenhum partido político em Almada, teve a ousadia de fazer o que esta Plataforma de cidadãos tem feito em prol da transparência da governação do município e, bem estar dos munícipes! Onde estão os partidos políticos, que deveriam fazer este trabalho e não o fazem? A troco de que interesses, assim não procedem?
Quero crer, que a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, a seu tempo e de acordo com os interesses dos cidadãos de Almada e da Plataforma, se apresentará (não se esqueça, que a Plataforma não está ligada a nenhum partido político) aos munícipes e, com as suas propostas! O que constato é que os partidos políticos, no concelho, andam muito nervosos! Querem à viva força saber quem são os mentores da Plataforma (para além da Ermelinda Toscano)! Devem ocupar-se: é de governar com transparência e fazer a oposição, para a qual foram mandatados em anterior eleição autárquica (não se podem queixar: já têm um rosto e credível). Quanto a si: espero vê-lo nesses próximos fóruns de discussão com a população, em breve e, com argumentação coerente, em prol da melhoria de cidadania dos almadenses. Tenha um bom ano novo de 2011.

flash disse...

Para esclarecer, para já, que aos "mentores" da Plataforma se aplica exactamente o(s) mesmo(s) princípios e requisitos atribuídos aos que são alvo da intervenção crítica da Plataforma.
As más práticas, as más atitudes e os maus compotamentos, são atribuíveis pela Plataforma a seres humanos e a situações identificados(as) e identificáveis.
É nessa medida, e só nessa, que abordei, entre outras situações, o imperativo de identificação, que, julgo, ser devido aos "mentores" da Plataforma.
Quanto ao mais, alguns comentários que tenho feito no Infinito´s poderão facilitar a compreensão do meu entendimento e da minha atitude.
Sem prejuízo de voltar ao tema, concluo afirmamdo que Flash é um nick, e o nome com que finalizo os meus comentários, Fernando Miguel, é completo Fernando Jorge Seixas Miguel, BI 2053223.

Fernando Miguel

José Eduardo disse...

Caro Fernando Miguel: a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada tem um rosto conhecido (Ermelinda Toscano) e com bastante credibilidade no concelho! Por enquanto, a Plataforma de Cidadania, que eu saiba, ainda não se candidatou a coisa nenhuma (que stress é esse?)! Tem-se limitado a afirmar factos e a denunciar situações escabrosas (crimes), da “gestão” do PCP na CMA/SMAS, com provas do que diz! Não me diga, que também quer os nomes de quem participa na Plataforma (a PIDE/DGS, já foi!)! Será, que quando vota também pede uma lista de militantes do partido no qual pretende votar? Diga lá, qual o tipo de "exorcismo", que pretende? Seja mais claro e objectivo! Ainda não entendi (neste momento) a relevância de identificar os participantes da Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada? Continuo a pensar, que é mais importante, esclarecer a população do que têm saqueado o erário público, estes criminosos do PCP, com o que é de todos nós e, a opressão a que têm sujeitado os trabalhadores da CMA/SMAS, sob o capote de “democratas”! Acredito, que se porventura a Plataforma de Cidadania se vier a apresentar a votos no concelho, de certeza, apresentará a sua lista candidata! Ainda falta muito para as eleições, caro Fernando Miguel!

Minda disse...

Caro Fernando Miguel:

Sinceramente não consigo entender esta sua leitura tão básica sobre aquele que tem sido o trabalho da Plataforma de Cidadania. E muito menos consigo perceber a sua insistência na necessidade de conhecer os nomes daqueles que fazem equipa comigo.
Muito teria para lhe dizer. Todavia, creio que o José Eduardo já disse o essencial. E como subscrevo, na íntegra, as suas palavras, tenha-as como sendo a minha resposta.

flash disse...

A leitura será básica, será simplista, e é-o, efectiva e propositadamente.
Para quê mastigar, de novo, aquilo, que, de quando em vez fui referindo?
A suposta simplicidade ("básica") do meu comentário não é, exactamente, associável à atenção que tenho dedicado à informação pública que a Plataforma tem trazido a lume.
O que julgo ter aprendido e apreendido convosco, deixa-me, em jeito de balanço, uma sensação de "poucochinho" e de muito vazio, tal como com o carro à frente dos bois : prevalece na Plataforma uma certa atitude de sobranceria, complexo elitista, algum diletantismo e deficiência de respeito pelos vossos alvos.
O que não invalida, repito-o, que a Plataforma não seja, potencialmente, um movimento que poderá concorrer para uma certa ideia de justiça e transparência, em benefício do concelho e dos seus cidadãos - assim se saiba depurar e gerir.
Penso que vos seria ajustada uma atitude demonstrativa de maior contenção e correcção no vervo, prudência na práxis e maturidade democrática.
Quanto à vossa identificação (que, para mim, nem sequer foi uma questão central, antes uma questão menor - daí a ter posto entre parêntesis) transformada por vós em algo, por mim, exigível, já que tanto insistem em bater na tecla, algo há, então, que seria justo concretizarem: identifiquem-se, na justa medida em que os vossos visados, também, por vós, o são.
O importante são as pessoas, a sua axiologia e a sua prática. Ou não?!

Minda disse...

Caro Fernando Miguel,

Parece que, afinal, não conseguimos fazê-lo entender qual foi o objectivo de criação deste movimento de cidadania a que resolvemos chamar Plataforma, por dele fazerem parte pessoas de várias tendências políticas.
Podendo admitir que, no futuro, tenhamos horizontes mais alargados, temos explicado (nomeadamente nos editoriais do Observatório Autárquico) que, por agora, a nossa missão é efectuar a sindicância sobre o funcionamento dos órgãos autárquicos, uma tarefa que também cabe aos cidadãos e não apenas aos partidos políticos. Não podendo abarcar todos os assuntos, escolhemos aqueles em que temos mais conhecimentos. E se em Almada é a CDU que está no poder, são os actos dos seus autarcas que analisamos. Mas faríamos o mesmo se lá estivesse, por exemplo, o PS ou o PSD.
Somos pela transparência na gestão autárquica. Pugnamos pela competência e profissionalismo no exercício de funções públicas. Lutamos contra a corrupção na administração local. Somos contra a demagogia. Defendemos os direitos dos trabalhadores. Temos opinião e manifestamo-la, de forma consciente e com coragem. Esse é um direito que nos assiste. E tudo o que até agora fizemos vai nesse sentido. Acha que fizemos pouco? Pois há quem considere que fizemos demais. Muito mais, até, dizem, do que aqueles que tendo mais meios e oportunidades do que nós, podendo fazer algo se têm acomodado ao longo dos anos. Não vou aqui repetir o que em três meses já conseguimos fazer. Basta consultar os arquivos do blogue.
Teremos os nossos defeitos. Não temos a pretensão de ser perfeitos. Mas tudo o que fazemos assumimos com frontalidade. Não fazemos denúncias anónimas, portanto os visados nas nossas críticas sabem sempre a quem se dirigir (para o efeito não necessitam de saber a lista completa de quem nos apoia). Apresentamos factos, sempre baseados em provas documentais. Somos rigorosos em todas as análises que fazemos (do ponto de vista técnico e em termos éticos). Respeitamos quem se dá aos respeito mesmo que não concorde connosco. Talvez por isso cada vez são mais os elogios vindos de todos os quadrantes políticos (da direita à esquerda).

flash disse...

Muito bem!
Sejam bem (e justamente) sucedidos nos vossos propósitos.
E é tudo.

Fernando Miguel

Churchill disse...

Cara Ermelinhda
Antes de mais um bom ano
Desculpe meter-me na sua conversa com o flash, que não conheço mas cuja opinião nestes últimos post eu corroboro, mas a Sra. e vários dos seus seguidores têm por hábito pedir a minha a identificação sempre que não lhe agradam as opiniões que expresso.
Até já

Minda disse...

Churchill,

Este blogue não é anónimo. A sua única administradora está identificada com o seu verdadeiro nome e fotografia. Aliás, como sempre o fez desde o tempo do blogue "O Sabor das Palavras", iniciado em Janeiro de 2004 e que se manteve até Junho de 2006 quando criei o “Infinito’s”... Já lá vão, portanto, sete anos de blogosfera em que sempre assumi, com frontalidade, todas as minhas opiniões.

Por isso, julgo ter toda a legitimidade para solicitar a quem visita a minha “casa virtual” que se identifique, em particular os que nela entram e resolvem ficar (comentar) para ofender e não para mostrar opiniões contrárias, como gostam de se desculpar. Apesar disso, mantenho sempre a porta aberta a todos os que aqui queiram entrar pois confio no discernimento de quem por cá passa habitualmente e pode comparar as palavras e os actos de cada interveniente.

Em relação à Plataforma de Cidadania, da qual sou, por enquanto, o rosto mais conhecido, serve para si a resposta que dei ao Fernando Miguel.

E termino agradecendo, e retribuindo, os votos de Bom Ano.

Até à próxima visita.

Churchill disse...

Ermelinda
Legitimidade tem toda, mas por isso mesmo também o flash a tem para pedir que os elementos da plataforma se mostrem.
.
É que uma coisa é enviar comentários a opiniões generalistas, para um blog (anónima e se quiser inconsequentemente), outra muito diferente é alguém vir aqui fazer acusações (de irregularidades, de falsidades, de ilegalidades), a eleitos e dirigentes da autarquia.
.
Se para si a aversão que tem à presidenta da CMA e à CDU (e ao BE almadense) é a evidente motivação, e se para o sr. Abreu isto é uma forma de mostrar a revolta, para outros pode bem ser uma maneira de derrubar os superiores, e assim conseguir ter "vagas abertas", por via da insinuação, de meias verdades, e de campanhas negras sobre a vida pessoal dos outros.
.
Acusar dirigentes de não ter habilitações (o que não é fácil de averiguar, a não ser que se tenha acesso ao processo na secção de pessoal!), é uma acusação muito grave.
.
Acusar alguém de favorecer empreiteiros, para beneficiar de apoios financeiros para campanhas, não é coisa pouca!
.
E deixe que lhe diga que apresentar ideias e soluções para a gestão autárquica é capaz de não ter muita audiência, mas era uma forma de ir construindo uma alternativa de poder sem ser pela via negativa.
Por exemplo sobre a antiga Lisnave, concordam com o que se pretende fazer?. E com a possível privatização de serviços de águas limpas, sujas e resíduos, acham que poderá ser uma solução?. E com o trânsito na cidade, querem aumentar a circulação de carros, diminuir, e como conciliam isso com a falta de vida da cidade (que tem sido falada por aqui)?. E outras coisas que interessam às pessoas que terão de escolher candidatos a gerir a autarquia.

Até logo

Minda disse...

Churchill,

Parce.me que está, deliberadamente, a confundir as coisas... não tenho aversão a ninguém. Apenas, confesso, sou pouco tolerante com a incompetência, a demagogia, a mentira, etc. etc... conforme já aqui tenho escrito e não vale a pena repetir.

Quanto a ideias para o futuro, a seu tempo virão. Algumas já vão aparecendo mas, mais uma vez deliberadamente, não as quer ver. Por isso, fiquemos por aqui que já é tarde e amanhã é dia de trabalho.

Cumprimentos,

Rui Rocha disse...

Viva

Como cidadão residente em Almada, cidade da qual muito dificilmente abdicarei de viver, registo com satisfação que existe um movimento pró-cidadania na minha cidade, e que tem como (suposto) objectivo lutar por uma cidade melhor, mais justa, mais organizada, menos corrupta, etc, etc, etc.
Devo lembrar desde já uma coisa: estamos em Portugal, e por esse simples facto, dificilmente teremos uma cidade nesses moldes (infelizmente), por não temos gente capaz disponivél para melhorar o nosso pais e consequentemente as cidades, e em particular a nossa. Mas isto foi só um desabafo.
Declaro desde já que a minha ideologia politica é tendencialmente de esquerda, mas não radical, do tipo "nós é que somos bons e o resto é tudo uma corja", contrariamente ao que tenho lido nestes apontamentos que alguém (que não conheço)aqui regista. Sim!!! Porque o que se tem passado aqui é pura e simplesmente dizer mal de quem lidera a autarquia, é apontar o que está errado e pedir cabeças por isso. Desculpem mas isso não é no meu entender ser cidadão. Será que é tudo mau em Almada? Será que só há gente corrupta em Almada? Será que são só asneiras que se fazem em Almada? Com certeza que há coisas mal feitas e todos temos de estar alertas para isso e chamar a atenção. Então e o que está bem feito? Não se elogia? Não será motivo de orgulho para os almadenses? Não será motivo para mostrar aos outros que vivemos num dos melhores locais deste miseravel pais?
E estou em total acordo com o "flash" e o "churchil". Quem são as outras pessoas que estão por detrás disto? Será só a Ermelinda Toscano? Se é um movimento e se fala em "nós", quem são os "nós"? Mostrem-se!!! Identifiquem-se!!! Dêem a cara!!! Ou têem medo de alguma coisa? O tempo em que os comunistas comiam crianças ao pequeno almoço já acabou!! Aliás, vê-se quem são os galifões que estão no poder para mais de 30 anos. Por um acaso não ter-se-á tornado Almada uma cidade "apetecivél"??? Quem é que quer o "poleiro"???? Quem conheceu Almada à 30 anos como eu conheci (e já só falo à 30 anos) consegue ver a diferença. AGORA apetece "estar" em Almada.
Para finalizar acho que os cidadãos se devem associar para trabalhar em conjunto com os autarcas no sentido de melhorar as cidades e as condições de vida das populações. Mas dizer mal é o mais fácil. Tenham a coragem de ir pelo mais dificil!!!! TRABALHEM EM PROL DE ALMADA!!!

Mas é este o povo que temos...

ainda sem me reformar disse...

Boa, Rui Rocha!
Agora, já sabes, sobes ao edifício da Câmara, passas pelo gabinete combinado e tens lá o cheque à tua espera.
O Churchill já lá passou, recebeu e aproveitou para matar saudades do pessoal que não via, desde que foi para a reforma.
Eles conhecem-no por A.D.
Viva o Partido!

Churchill disse...

Anónimo
Não sou o seu acusado de ter ido para a reforma.
Até logo

Rui Rocha (mais uma vez assino) disse...

Mais uma boca sem rosto (leia-se nome)... Olhe amigo "ainda sem me reformar..." (é um bom nome para o meu próximo filho). Tenho 37 anos, faltam-me muitos para me reformar e se Deus quiser hei-de ter saude para trabalhar até morrer. Sou perfeitamente distante dos partidos para estar à vontade para dizer o que penso (ao contrário de alguns). Todas as pessoas são válidas sejam elas vermelhas, azuis e amerelas, laranjas, côr-de-rosa (outroa também vermelhas), gordas, magras, velhos ou novos, gays ou machões, desde que venham com ideias positivas e que ajudem a melhorar o estado de coisas. Se calhar você fala desse modo por tem inveja do outro que recebeu o cheque (conforme você diz). Retrogrados e tacanhos são aqueles que só vêem o que é podre... Eu até era capaz de gostar de ver a câmara com outra côr partidária, mas não a vossa... é muito negra... Deixem de ser mesquinhos e TRABALHEM POR ALMADA!!!! Não me parece que quem lá está seja ditador. Os resultados eleitorais mostram isso. Ou será que também diz que à reslutados adulterados. Não sei realmente quem está por detrás deste movimento, mas desconfio...

Anónimo disse...

A Sandra Ramos foi buscar antes do Natal, e foi uma festa de compras no Forum!
Coitadinha da Mila, tá aqui tá falida com o que a obrigam a comprar....

Rui Rocha disse...

O António tem Dias, coitado.
Mas é bom tipo!

Rui Rocha (o genuino) disse...

Ok já percebi que isto aqui é a pura da estupidez. Não vou tornar a comentar este blogue porque não vale a pena. Há alguém a fazer-se passar por mim e como não estou para a turar palhaços (até nem gosto de circo), nem debeis mentais e velhos senis, e crianças aturo-as em casa, fico por aqui... Continuem a destilar o vosso veneno. Pode ser que se afogem com ele... Já agora, Sr. Dias, o comentário estupido não é meu.

Minda disse...

Rui (às 12:35h),

Agradeço o seu comentário.
Mas permitir-me-á esclarecer o seguinte:
Aqui não nos limitamos a dizer mal. As críticas que fazemos são todas fundamentadas.
Baseamos a nossa análise em factos concretos e objectivos. E citamos sempre as fontes.
Somos frontais na abordagem dos problemas e assumimos tudo o que se denuncia.
As irregularidades cometidas e os actos ilícitos detectados não “obra e graça do espírito santo”. Há responsáveis directos e quando eles são conhecidos dizemos quem são. Pior seria fazer acusações genéricas. Aliás, temo-nos limitado a relacionar informação pública disponível mas cujo conteúdo ninguém, antes, tinha comparado.
Nunca afirmámos que em Almada só se fazem asneiras e que só há gente corrupta. Criticamos os métodos de gestão da CM e dos SMAS de Almada. Se nem sequer estamos a analisar o conjunto de autarquias do concelho quanto mais estender isso ao município, como se falássemos do sector público e privado. Aliás, sempre fizemos questão de dizer que há dirigentes incompetentes e autarcas permissivos, por um lado, mas também há trabalhadores (e em larga maioria) que são excelentes profissionais.
Temo-nos debruçado, sobretudo, nas questões dos recursos humanos e do funcionamento dos órgãos autárquicos. Ora, nessas áreas, muitas têm sido as nossas sugestões para melhorar o desempenho dos serviços.
Quanto à identificação das pessoas que colaboram neste projecto muitas delas são conhecidas e já assumiram publicamente que apoiam a Plataforma de Cidadania. Sendo este um movimento informal, não vejo qual a necessidade de se estar a elencar uma lista com os currículos de cada. Na nossa nova página no Facebook alguns já lá têm lá o seu perfil (com os dados que querem partilhar) e as razões pelas quais aderiram. Isso é mais do que suficiente.
E muitos não podem mesmo identificar-se, por uma razão muito simples: são, sobretudo, trabalhadores da CMA e dos SMAS e temem, com justificadas razões, as represálias do poder político instalado.
Cidadãos a trabalhar em conjunto com os dirigentes sobre os quais recaem indícios de corrupção? Cidadãos a colaborar com autarcas que não cumprem a lei e desrespeitam ordens do Tribunal? Sabe-me dizer como é isso possível?

Minda disse...

Ainda sem reforma,

Acha que vale a pena comentários deste nível? Suspeitas desta índole têm de ser provadas. Todavia, como acabam por ser todos anónimos, ninguém sabe de quem se está a falar.

Minda disse...

Rui (às 14:32h)

Aqui as cores são as do arco-íris.
Mas negros são, por exemplo, os métodos de gestão de recursos humanos na CM e nos SMAS quando há políticos que dão o seu aval a práticas de assédio moral indignas de qualquer regime democrático.
Retrógrados, tacanhos e mesquinhos são aqueles que gerem com sectarismo a CMA, acham que nunca se enganam e se recusam a corrigir os erros cometidos por sobranceria e pedantismo político.
E lá por os resultados eleitorais serem válidos, os 18% de votos obtidos na CDU não faz deles democratas. A democracia pratica-se. E em Almada são muitos os tiques ditatoriais, como o demonstram, nomeadamente, o desrespeito reiterado das sentenças de Tribunal com as quais a CMA não concorda.

Minda disse...

Rui (às 17:55h),

Não se irrite, meu caro. Afinal são todos anónimos.
E escusa de ofender quem está.
É que bem pode ser sempre o mesmo “comentador” a fazer-se passar por todos os outros apenas para desestabilizar.
Além de que não são os comentários que fazem este blogue. E a liberdade de expressão que aqui é permitida (em virtude de não haver moderação) é também aquela que lhe permite a si intervir.
Mas se fica tão aborrecido com a suposta apropriação indevida do seu suposto nome, por que não se assume e comenta com uma identificação própria?
(parece-me até que esta foi uma boa desculpa para terminar dizendo o que diz)

Related Posts with Thumbnails