sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Luta contra a corrupção - um dever de cidadania!


Considero esta iniciativa da Procuradoria-Geral da República bastante positiva, em particular pela possibilidade de os denunciantes poderem ir acompanhando a investigação.
E, ao contrário dos receios manifestados por Paulo Morais, da recentemente criada Associação Cívica Transparência e Integridade, não considero que a identificação do IP de quem faz a denúncia digital seja um problema, pois esse dado será do conhecimento exclusivo do DCIAP que, como é óbio, não o irá apresentar aos visados nas suspeitas de corrupção.

22 comentários:

João Geraldes disse...

História- parte 1
Não percebo nada deste “blog”. Falam, falam, mas não dizem nada.
Tanta conversa acerca das casas da Sra. Eng. Alexandra e das suas opções íntimas, mas afinal isso que interessa?
Seria muito melhor que vissem o brilhante percurso e carreira da Sra. Eng.ª, em vez de gastarem o tempo com banalidades ou mesmo aldrabices.
Conheço-a desde pequenina, das brincadeiras, dos namoricos, sempre muito esperta, e muito zelosa da sua opinião. Desde sempre a Mãe, Sra. D. Emília, de tão ocupada que estava pelos assuntos políticos da nossa terra, delegou nas melhores empregadas, a sua educação para a vida, nos sãos princípios da fé cristã, preparando-a assim o melhor possível para a vida adulta. Por mim, vou tentar ser sucinta e explicar o porquê de tanto a admirar.
A Sra. Eng.ª Alexandra é licenciada mesmo, nada de intrigas. Tirou o Curso de Química com 11 valores de média final. Após um curto trabalho em Lisboa, ingressou nos SMAS da nossa terra, logo para a chefia da Divisão das ETAR de Corroios, a única que existia, naquele tempo.
Esperta como é, muito rapidamente se apercebeu que, para progredir, nada melhor que usar o trabalho dos outros, fazendo de conta que era seu mesmo. E foi o que fez, com resultados magníficos. Teve uma ideia brilhante. Contratou estagiários, a quem prometeu lugares no quadro de pessoal, só para lhe fazerem trabalhos de especialidade que depois ela aproveitava para assinar e ir fazer figura junto dos vereadores. Até em Congressos apresentou como seus, trabalhos dos outros.
Quanto às promessas, esquecia-as depressa… Mas pronto, ninguém é perfeito!
Mais uma atitude de quem tem visão, pois sempre aproveitou o acesso que a Sra. D. Emília lhe dá, para apresentar junto de muitas entidades, como se fossem de sua autoria, trabalhos, estudos, etc., que outros faziam e ela ainda por cima tinha o trabalho (meritório) de assinar. Tinha apenas de manter na obscuridade os verdadeiros autores do trabalho realizado, escondendo-os de todos. Genial, não acham? Francamente, ainda conseguem dizer mal dela?
Depois veio o primo, e juntos tomaram conta do “core business” dos SMAS, que já era tempo de ambos serem Directores de Departamento, e acabar com as “velharias” que por lá andavam a fazer só asneiras e ainda por cima não eram familiares tão próximos, nem sabiam fazer negócios e aquisições, como devem ser transaccionados, para benefício de todos.
Mas tinha que “reforçar a equipa” e então chamou à Margem Sul, a Eng.ª Catarina Freitas, o pai desta (seu sogro), e amigos das duas, que logo tomaram conta de bons lugares de chefia, passando a colaborar todos activamente, para o bem comum (deles próprios).
Para chegarem a Directores, foi só contar com as “habilidades” (Concursos escondidos do público, para não aparecer concorrência, entre outras) de um certo senhor (Carlos Mendes) que já tinha feito tantas e tão boas, que o melhor era obedecer, senão, a Mamã…
Até foi fácil porque o ex-ajudante de electricista, Sr. Henrique Carreiras estava num tal estado de dependência (da Sra. D. Emília, claro!) que tudo assinava para beneficiar a nossa heroína Eng.ª Alexandra, só para não ser mais humilhado por aquela nas reuniões públicas de Câmara.

(continua…)

João Geraldes disse...

História- parte 2
É tão boa profissional, tão competente, tão conhecedora dos assuntos que vai sempre sozinha (ou com o primo, Eng. Carlos Sousa) às reuniões com fornecedores. Sabe de tudo, pelo que nunca necessita de ajuda para negociar com os empreiteiros.
Como se pode ver, é profunda conhecedora de todas as matérias, para azar dos que dizem mal da minha menina.
Claro que, com tanta actividade, não tinha a “nossa” querida Eng.ª tempo para a ETAR de Corroios de que era chefe, pelo que esta apodrecia de mau cheiro, por má gestão. Os moradores vizinhos que o digam. Mas pronto, ninguém é perfeito e eles são uns refilões!
Foi tempo das viagens de estudo, dos Congressos, de uma cansativa actividade paga pelos SMAS que a promoveu na sua imagem de líder brilhante, competente e respeitada. Sim, respeitada, porque nunca, jamais, em tempo algum, ela usou do medo que provoca nas pessoas, pelo facto de ser filha da patroa.
Depois vieram as novas ETARs e a necessidade de fiscalizar a concepção/construção delas. A (tão produtiva) receita foi de novo aplicada. Arranjou 3 engenheiros para fazerem o trabalho por ela, que ela trataria de assinar os relatórios deles e de os apresentar aos vereadores e outros Directores, como sendo de sua autoria. Como ia sozinha sempre para as reuniões, todos os presentes ficavam a “saber” que tão brilhantes relatórios eram todos de sua autoria.
Sentindo-se “liberta” para o trabalho, resolveu “meter o nariz” numa das novas ETARs, a da Mutela, para onde mudou mesmo o seu gabinete e desatou a tomar decisões, sozinha junto da firma construtora.
Está bom de ver que ainda hoje subsistem asneiras cometidas por ela que estão “escondidas”. Vejam lá como a nossa heroína é esperta! Se tivessem tido sucesso, lá viria ela brilhar na frente dos holofotes. Como deu “barraca”, refugia-se nos outros a quem acusa que terem feito mal o trabalho deles…
Admiro-a muito, é genial, é dinâmica, tem iniciativa, excelentes contactos e acessos, é o que se chama a pessoa certa, sempre do lado certo e sempre bem acompanhada e protegida.
Pronto, já vos contei a estória da verdadeira Sra. Eng.ª Alexandra Sousa. Vejam lá se agora a passam a tratar com respeitinho, e nada de “bocas” foleiras, está bem?

- FIM -

Anónimo disse...

Não se como os Almadenses têm tanta paciência para suportar tanta incompetência.

Tal mãe, tal filha.

Anónimo disse...

É incrível, uma tarde estupenda e Almada é um deserto.

Que passou nesta cidade ???

Anónimo disse...

Ao contrário do que um anónimo anunciou ontem, é hoje (6ª. feira 12) é que há Assembleia Municipal na Escola do Laranjeiro junto da Junta de Freguesia.

O tema é tão só a ECALMA e a mobilidade em Almada.

Anónimo disse...

Será verdade?

Contaram-me uma história – e quem ma contou é pessoa da máxima confiança e seriedade – em que mal posso acreditar. É assim do tipo "no melhor pano cai a nódoa". Querem que partilhe convosco?

Claro que querem. Situações escabrosas são mesmo convosco. Além de que depois de partilhar convosco o que me disseram, não poderão voltar a dizer que eu não trago nada de novo a este blog...

Então a história reza assim.

Este José Eduardo que por aqui anda, embora mais se assemelhe a um disco riscado que a outra coisa, parece que é um grande amigalhaço e aliado da dona do blog, a Ermelinda Toscano. Não é uma amizade nem uma aliança de há muito tempo, mas é muito intensa. Boa, por isso...

Este José Eduardo – pelo que me disseram – é um daqueles trabalhadores da Câmara Municipal de Almada que a Ermelinda Toscano tem referido repetidamente neste blog como sendo um "perseguido" pela mesma Câmara Municipal de Almada.

Este José Eduardo é motorista de profissão, mas possuirá uma licenciatura e, ao que parece, mas aí a minha fonte não tinha a certeza, até um mestrado. E estará, neste momento, a fazer um doutoramento no estrangeiro, aqui também sem certezas.

Disse-me a mesma pessoa amiga que este José Eduardo tem concorrido a inúmeros concursos para técnico superior na Câmara Municipal de Almada, mas não tem conseguido ser apurado em nenhum. Tem ficado sempre mal classificado.

Mas disse-me mais aquela pessoa amiga sobre este José Eduardo. Disse-me que há mais ou menos um ano, por altura das eleições autárquicas, o José Eduardo estava de baixa médica no serviço a que pertence por incapacidade física para conduzir, isto é, por incapacidade física para o exercício da sua profissão.

Nada de estranho até aqui, não fosse este mesmo José Eduardo ter sido visto, com frequência, zelo e assiduidade, e por diferentes pessoas, a conduzir uma das viaturas da campanha eleitoral do candidato do Partido Socialista à Presidência da Câmara Municipal de Almada naquelas eleições, que como todos se devem lembrar foi o Dr. Paulo Pedroso.

Aqui é que a história se começa a complicar. Pergunto eu: então se o José Eduardo estava de baixa médica por não poder exercer a sua profissão, que é de motorista, por razões de incapacidade física, como é que poderá ter andado a conduzir, seguramente alguns milhares de quilómetros, uma viatura numa campanha eleitoral? Será que a incapacidade física se restringia a um tipo específico de viaturas automóveis? Quem sabe, viaturas propriedade da Câmara Municipal de Almada ... Ou ter-se-á curado, digamos milagrosamente, para o período da campanha eleitoral?

Ainda assim, continuo a perguntar-me: será mesmo verdade o que me contaram?

Se for verdade, e volto a dizer que quem me contou tudo isto merece a minha total confiança, pergunto também: quem é que o Sr. José Eduardo andou a enganar durante o período em que, estando de baixa médica no seu serviço por não ter condições físicas para o exercício da sua profissão, que é a condução, andou no entanto a conduzir (intensamente, porque uma campanha eleitoral é intensa por natureza) na referida campanha eleitoral?

Respondo: como José Eduardo é funcionário público, andou-nos a enganar a todos!

A isto chama-se o quê? Honestidade? Integridade? Honra? O que é isto? Como qualificar a atitude de alguém que ainda tem a desvergonha de vir aqui escrever o que escreve? Perante isto, quem é que eu devo mandar abaixo? O fascista do José Eduardo? A fascista da Ermelinda Toscano? Quem?

assim se vê--- disse...

Faço um apelo aos verdadeiros comunistas que não ocupam lugares de topo na câmara--- porqueéque a tia imilia que leva para casa todos os meses5000aereos$$, e a filhotalurdes mais 5000aereos$$$ não entregam metade desse dineiro a uma intituição dicaridade. deste modo não iria esta ditadoura para o inferno-

José Eduardo disse...

Abaixo os Social Fascistas do PCP que desgovernam a CMA/SMAS em Almada = Dizem-se comunistas nas palavras e são fascistas nos actos!
Os crimes que têm cometido na gestão da CMA/SMAS e o nepotismo existente!
Abaixo os Social Fascistas do PCP.
Abaixo os Boys Social Fascistas do PCP.
Vamos libertar Almada, em breve, deste jugo Social Fascista do PCP.
Fascismo nunca mais.
Viva a Democracia.

João Geraldes disse...

Não percebo nada deste “blog”. Falam, falam, mas não dizem nada.
Tanta conversa acerca das casas da Sra. Eng. Alexandra e das suas opções íntimas, mas afinal isso que interessa?
Seria muito melhor que vissem o brilhante percurso e carreira da Sra. Eng.ª, em vez de gastarem o tempo com banalidades ou mesmo aldrabices.
Conheço-a desde pequenina, das brincadeiras, dos namoricos, sempre muito esperta, e muito zelosa da sua opinião. Desde sempre a Mãe, Sra. D. Emília, de tão ocupada que estava pelos assuntos políticos da nossa terra, delegou nas melhores empregadas, a sua educação para a vida, nos sãos princípios da fé cristã, preparando-a assim o melhor possível para a vida adulta. Por mim, vou tentar ser sucinta e explicar o porquê de tanto a admirar.
A Sra. Eng.ª Alexandra é licenciada mesmo, nada de intrigas. Tirou o Curso de Química com 11 valores de média final. Após um curto trabalho em Lisboa, ingressou nos SMAS da nossa terra, logo para a chefia da Divisão das ETAR de Corroios, a única que existia, naquele tempo.
Esperta como é, muito rapidamente se apercebeu que, para progredir, nada melhor que usar o trabalho dos outros, fazendo de conta que era seu mesmo. E foi o que fez, com resultados magníficos. Teve uma ideia brilhante. Contratou estagiários, a quem prometeu lugares no quadro de pessoal, só para lhe fazerem trabalhos de especialidade que depois ela aproveitava para assinar e ir fazer figura junto dos vereadores. Até em Congressos apresentou como seus, trabalhos dos outros.
Quanto às promessas, esquecia-as depressa… Mas pronto, ninguém é perfeito!
Mais uma atitude de quem tem visão, pois sempre aproveitou o acesso que a Sra. D. Emília lhe dá, para apresentar junto de muitas entidades, como se fossem de sua autoria, trabalhos, estudos, etc., que outros faziam e ela ainda por cima tinha o trabalho (meritório) de assinar. Tinha apenas de manter na obscuridade os verdadeiros autores do trabalho realizado, escondendo-os de todos. Genial, não acham? Francamente, ainda conseguem dizer mal dela?
Depois veio o primo, e juntos tomaram conta do “core business” dos SMAS, que já era tempo de ambos serem Directores de Departamento, e acabar com as “velharias” que por lá andavam a fazer só asneiras e ainda por cima não eram familiares tão próximos, nem sabiam fazer negócios e aquisições, como devem ser transaccionados, para benefício de todos.
Mas tinha que “reforçar a equipa” e então chamou à Margem Sul, a Eng.ª Catarina Freitas, o pai desta (seu sogro), e amigos das duas, que logo tomaram conta de bons lugares de chefia, passando a colaborar todos activamente, para o bem comum (deles próprios).
Para chegarem a Directores, foi só contar com as “habilidades” (Concursos escondidos do público, para não aparecer concorrência, entre outras) de um certo senhor (Carlos Mendes) que já tinha feito tantas e tão boas, que o melhor era obedecer, senão, a Mamã…
Até foi fácil porque o ex-ajudante de electricista, Sr. Henrique Carreiras estava num tal estado de dependência (da Sra. D. Emília, claro!) que tudo assinava para beneficiar a nossa heroína Eng.ª Alexandra, só para não ser mais humilhado por aquela nas reuniões públicas de Câmara.

João Geraldes disse...

É tão boa profissional, tão competente, tão conhecedora dos assuntos que vai sempre sozinha (ou com o primo, Eng. Carlos Sousa) às reuniões com fornecedores. Sabe de tudo, pelo que nunca necessita de ajuda para negociar com os empreiteiros.
Como se pode ver, é profunda conhecedora de todas as matérias, para azar dos que dizem mal da minha menina.
Claro que, com tanta actividade, não tinha a “nossa” querida Eng.ª tempo para a ETAR de Corroios de que era chefe, pelo que esta apodrecia de mau cheiro, por má gestão. Os moradores vizinhos que o digam. Mas pronto, ninguém é perfeito e eles são uns refilões!
Foi tempo das viagens de estudo, dos Congressos, de uma cansativa actividade paga pelos SMAS que a promoveu na sua imagem de líder brilhante, competente e respeitada. Sim, respeitada, porque nunca, jamais, em tempo algum, ela usou do medo que provoca nas pessoas, pelo facto de ser filha da patroa.
Depois vieram as novas ETARs e a necessidade de fiscalizar a concepção/construção delas. A (tão produtiva) receita foi de novo aplicada. Arranjou 3 engenheiros para fazerem o trabalho por ela, que ela trataria de assinar os relatórios deles e de os apresentar aos vereadores e outros Directores, como sendo de sua autoria. Como ia sozinha sempre para as reuniões, todos os presentes ficavam a “saber” que tão brilhantes relatórios eram todos de sua autoria.
Sentindo-se “liberta” para o trabalho, resolveu “meter o nariz” numa das novas ETARs, a da Mutela, para onde mudou mesmo o seu gabinete e desatou a tomar decisões, sozinha junto da firma construtora.
Está bom de ver que ainda hoje subsistem asneiras cometidas por ela que estão “escondidas”. Vejam lá como a nossa heroína é esperta! Se tivessem tido sucesso, lá viria ela brilhar na frente dos holofotes. Como deu “barraca”, refugia-se nos outros a quem acusa que terem feito mal o trabalho deles…
Admiro-a muito, é genial, é dinâmica, tem iniciativa, excelentes contactos e acessos, é o que se chama a pessoa certa, sempre do lado certo e sempre bem acompanhada e protegida.
Pronto, já vos contei a estória da verdadeira Sra. Eng.ª Alexandra Sousa. Vejam lá se agora a passam a tratar com respeitinho, e nada de “bocas” foleiras, está bem?

flash disse...

Que é que vos deu?
Então, isto agora é um carrossel de hastes fixas?

Fernando Miguel

Minda disse...

João Geraldes (?)

Este enredo já aqui foi apresentado.
Repeti-lo "n" vezes não adianta nada de novo.

Minda disse...

Anónimo das 17:42h

A questão é mais de prepotência.

Minda disse...

Anónimo das 17:45h

Passa-se que Almada está a morrer... cinzenta e triste, não agrada a ninguém.

Minda disse...

Anónimo das 19:06h

A Assembleia Municipal de hoje deve ser interessante. Pena tenho de não poder ir assistir.

Minda disse...

Assim se vê...

5000 euros por mês? Onde é que foi buscar essa quantia? Não é esse o valor do vencimento nem de Presidente da CMA nem de Directora de Departamento.

Minda disse...

José Eduardo:

Com a técnica da repetição que iniciaste, agora anda tudo a repetir o mesmo. Já tens seguidores... e esta hem?

Por isso, é tempo de arranjar novo discurso pois, assim, começa a ser cansativo.

Como sei que és capaz de "vestir nova roupagem" ao pensamento subjacente ao teu presente comentário, fico à espera de uma redacção renovada para a mensagem que ambos pretendemos fazer passar.

Minda disse...

Fernando Miguel:

Tem toda a razão. Isto assim começa a ser monótono...
Espero que durante o fim-de-semana a inspiração chegue a esta gente e possam surgir comentários mais adequados ao assunto em discussão.

Anónimo disse...

Agora já temos uma arma para desmascarar as aldrabices do pântano de areias movediças que é a CMA/CDU-Almada, Sim porque a CDU não tem culpa destes filhos ilegítimos corruptos que nascem como cogumelos após chuva.
Basta consultar os Diários da Republica para ficarmos a saber os valentes atropelos à nossa inteligencia e depois ainda têm a lata de escrever que a Minda não trata os problemas com seriedade.

Minda disse...

Anónimo das 19:32h

Também estou em crer que a CDU/PCP de Almada é especial. iferente... no mau sentido.
São as pessoas que cá estão que cometem os actos. E são essas que, no governo do município, temos de condenar pelo que de mau tem sido feito ao nível da gestão autárquica. É um facto.
Todavia, a CDU/PCP nacional não pode continuar a fechar os olhos como até aqui. Porque, sinceramente, duvido que não saibam do que se passa em Almada... mas dá jeito (em termos eleitorais) e convém (para colocar os camaradas) e, por isso, se calam.
E calrar é consentir.
Se não é: que se demarquem! Porque existe gente honesta na CDU/PCP, assim como existem vigaristas em todos os partidos.

Na CDU/PCP de Almada devem pensar que o Diário da República é uma espécie de jornal que branqueia as ilegalidades cometidas. Fiam-se em que ninguém lê o DR... azar o deles, a minha amiga ter-me enviado a lista das nomeações e eu começar a relacionar os dados...

Se isto é pouco sério, não sei como classificarão as irregularidades e até ilegalidades cometidas pela CMA/SMAS... desonesto, é pouco!

Anónimo disse...

Engraçado como o "João Geraldes disse..." escreve no feminino...

Anónimo disse...

Ermelinda, 5000aereos, mais ou menos!ajudinhas, carrinho próprio, gasóleo, e outras mordomias

Related Posts with Thumbnails