domingo, 10 de outubro de 2010

Tranquilidade e rigor?!



«Almada: Plataforma de cidadania apresenta denúncia contra a autarquia ao Ministério Público

08-10-2010

Almada, Setúbal, 08 out (Lusa) - A Plataforma de Cidadania de Almada entregou na quinta feira ao Ministério Público uma denúncia contra a autarquia (CDU) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) por alegadamente cometerem "atos ilícitos" na gestão de recursos humanos.

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz do movimento, Ermelinda Toscano, que renunciou em agosto deste ano ao mandato de deputada municipal pelo Bloco de Esquerda, explicou que a denúncia pretende "demonstrar a forma parcial, injusta e discriminatória como os responsáveis políticos da câmara municipal de Almada (CMA) e dos SMAS têm vindo a atuar há vários anos consecutivos ao nível da gestão dos recursos humanos".

Na perspetiva da Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, estas entidades têm agido sem se coibir de praticar "atos de duvidosa legalidade" para "beneficiar aqueles que têm ligações familiares diretas à presidente da autarquia ou ao PCP".

Questionada pela agência Lusa, fonte do gabinete de imprensa da câmara municipal de Almada afirmou não conhecer o conteúdo da denúncia em questão mas disse estar "tranquila". "Os serviços municipais têm desempenhado ao longo do tempo todos os procedimentos com o máximo rigor", afirmou.

A mesma fonte disse ainda que "a pessoa que está por detrás desta plataforma está numa cruzada contra a câmara, não tendo, até hoje, conseguido provar rigorosamente nenhuma das acusações que fez".

A denúncia entregue no Ministério Público, afirmou a porta-voz da Plataforma de Cidadãos, está organizada por capítulos: "Fazem parte da denúncia casos referentes a assédio moral e coação psicológica, discriminação no acesso à carreira, nomeações de pessoal dirigente e contratos de prestação de serviços", enumerou.

Ermelinda Toscano considera que "avaliando os documentos anexos à denúncia, as benesses se tornam demasiado evidentes" e defende que "muitas das ilegalidades cometidas são passíveis de procedimento judicial".

JYF. *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** Lusa/fim»


=================

Encontrei esta notícia apenas na página Web do GUIA DE PORTUGAL, certamente um imperdoável lapso de quem fez a crónica de imprensa.

É que não deixa de ser interessante verificar o destaque dado, por exemplo, à história do Canil de Vale Cavala (na Charneca) – que apareceu num sem número de jornais locais e nacionais (online e na versão em papel) – e, agora, o que foi dado a este assunto muito mais grave.

Completamente abafado. Serão os tentáculos do polvo a apertar? E dizem que estão tranquilos... nota-se! É como o rigor que os serviços têm tido ao longo dos tempos... é de tal ordem que até são condenados no Tribunal por:

Terem despedido ilicitamente um trabalhador e, num outro processo, por o terem retirado, de forma ilegal, da lista de candidatos admitidos num concurso de pessoal;

Enriquecimento sem causa (em vários casos de expropriação).

Etc. Etc. (são tudo notícias que pode consultar seguindo os links na coluna da direita).

26 comentários:

Anónimo disse...

Pois que os procedimentos concursais e de nomeação para cargos FORAM E SÃO IGUAIS AOS TEUS... PIOLHA

Anónimo disse...

Quanto ao velho Pai Natal, brevemente ficarão a saber a boa nova.

Anónimo disse...

Bom, quanto ás denúncias feitas à Lusa e, segundo a CMA, impossíveis de confirmar, não poderei ser de qualquer benefício.
Contudo, posso (e terei o maior prazer em fazê-lo!)conprovar a existência de ilegalidades gritantes e nojentos abusos de poder no que concerne à contratação e desepedimento de funcionários, vulgo Trabalho Precário.
Nisso, garanto-vos, a CMA é mestra! E sabem como eu sei? porque acabei de o sofrer na pele. Estou disponível para contar a minha história e dar a minha cara e quero ver se a CMA continua a dizer que é mentira!

Minda disse...

Anónimo das 9:56h

Todas as denúncias apresentadas pela Plataforma de Cidadania forma devidamente comprovadas (em anexo à queixa iam 92 documentos de suporte à cerca de uma dúzia de casos concretos).

E haveriam muitos outros exemplos a referir. Pelos vistos como o seu...

Estamos disponíveis para o ouvir e ajudar a denunciar a sua situação, se assim o entender. Basta que nos contacte através do e-mail almada.plataforma.cidadania@gmail.com.

Anónimo disse...

Bom Dia:

O facto de eu ficar ao lado do meu amigo que matou alguém, só faz de mim um bom amigo, que como tal não fará com que esteja de acordo com o seu acto. Esta gente, vê que os factos mostram e, mesmo assim diz que é mentira e parte para a ofensa.O pior cego é o que não quer ver. Por isso as minhas dúvidas sâo:
1- não serão eles que cometem as atrocidades?
2- será que estão a ser obrigados a dizer isto?
3- ou será que estão tão embrenhados que o discernimento se foi?
4- ou será o medo, e, pensam que com insultos conseguem travar este comboio que já está em alta velocidade?

Mas, todos os comentários que fazem apenas mostram o que são. Não li um único comentário desta gente que não fosse ofensivo/ordinário.

Hoje é Domingo, dia do Senhor, vão à igreja (uma qualquer, até pode ser uma bem longe onde niguém vos conheça, por via das coisas...), confessem os vossos pecados, mostrem arrependimento, comunguem, orem, libertem-se desses males e, vão para casa ver a tarde de cinema em familia, que como dizem alguns chefes da CMA "não há horas extras, porque a familia é o mais importante, e, o tempo em familia é precioso...",vá lá e saiam do PC porque isso é dos capitalistas. Vá lá, sigam o meu conselho (que até é de borla), e vão ver que amanhã até conseguem quase sorrir.

Bom trabalho Minda, não desista, até porque o polvo tem muitos tentáculos, mas tem uma média de vida baixa.

Minda disse...

Caro Anónimo das 11:08h

Bom Dia também para si.
Muito obrigada pelas suas sensatas palavras. Bem precisávamos de ouvir um discurso deste tipo para que a sensatez possa regressar aos comentários deste blogue.
Subscrevo todas as suas palavras. Em particular o seu conselho…
E agradeço-lhe, também, o incentivo ao meu trabalho.
É bom sentir que não estamos sós. E a nossa plataforma de cidadania vai crescendo a olhos vistos, excedendo todas as expectativas.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 09:56:

Todas as situações que forem denunciadas só podem trazer beneficio, uma vez que demonstram o que se passa na CMA. Nem que seja só para que as pessoas saibam em quem têm confiado.

Eu sou do tempo em que a agora Presidente era veradora nos Espaços Verdes, uns anos depois já então como Presidente (é só para situar no tempo), faleceu um encarregado, pessoa tão boa, mas tão boa, que os trabalhadores foram ao velório e ao funeral, não por lamentarem a sua morte, mas para terem a certeza de que ele tinha morrido, houve até quem fosse lá mexer, tal era o terror. Mas, segundo a Presidenta que até sabia do que se passava, ele tinha sido um funcionário exemplar, tinha lá o feitio dele, mas pronto, Deus agora perdoa-lhe. E o tempo em que ele fez a vida negra aos outros? Como vê há muitas coisas que guardamos e, que mesmo que queiramos nunca nos vamos esquecer. Até podemos não falar disso todos os dias, mas estão cá no nosso íntimo, por isso não nos venham falar de Democracia nem de Liberdade, e, muito menos de direitos dos trabalhadores, porque são eles os primeiros a prevaricar. Mas durante estes anos todos nunca ousámos sequer abrir a boca, porque sabíamos bem o que nos aconteceria. Este espaço permite-nos pelo menos isso. Não sei se revolvemos alguma coisa, mas pelo menos desabafamos.Vamos com calma e força a outra ditadura também durou quase meio século.

Um abraço

Anónimo disse...

Minda,

Já vi que passastes o Domingo a escrever. Realmente não tens vergonha, como ninguém te liga vais colocando uns comentários como anónima. Estás no teu direito, mas devias escrever de outra maneira, porque assim facilmente se identifica quem escreve. Já dizia o teu ex-marido, É FÁCIL MANDAR PEDRADAS PARA O TELHADO DOS OUTROS. Se ele é o próprio a dizer que não bates bem da carola, quem sou eu para o desmentir. Ficas bem ao lado do Bonanza ! Na próxima escova primeiro os dentes e para as fotos de preferência de boca fechada. A Menina ainda não aprendeu que os lábios contornam o cilindro ! Ai ai ai sua gulosona

Anónimo disse...

caro anónimo das 19:10

Deixe lá a Minda um bocadinho. Sabe é que o sol quando nasce é para todos. Se alguma coisa a Republica nos trouxe foi o podermos ir à escola todos. Não tenho culpa se uns quiseram aprender e outros quiseram ficar no recreio. Ou pensa que só a Minda é que sabe escrever, palermita. Pelos vistos não orou o suficiente, e, que tal mais umas Avé-Marias e deixa lá a Minda, que ela tem mais que fazer do que ler os seus impropérios.

Vá, vá lá dar Graças ao Senhor.

Minda, a Senhora desculpe, mas às vezes estes palermas chateiam.

Beatriz Ferreira disse...

Este ano o movimento de cidadãos contra a Ecalma marcou uma reportagem com a TVI. Reuniram-se cerca de 30 pessoas na Praça São João Baptista e gravou-se a reportagem. Dois dias depois, a jornalista informou que a sua chefe de redacção não quis passar a peça.

Mais tarde informei-me junto de uma pessoa que disse que a CMA é a que mais gasta em anúncios na televisão e deu-me a entender que se calhar...enfim.

Fico feliz por saber que isto começa a ter a divulgação que merece

José Eduardo disse...

Os primeiros passos para acabar com o Social fascismo (PCP) em Almada foram dados, outros se seguirão!
Antes da existência da Plataforma de Cidadania de Almada o que existia era a boçalidade e o pacovismo de uns palermas que chegaram à cidade (alentejanos) para trabalhar na Lisnave.
Utilizando esses pacóvios destruíram a indústria que existia em Almada (greves selvagens) e que dava emprego a tanta gente. Aos mais "espertos", como o Maia da ferrugem, arranjaram um tacho na CMA e empregos aos filhotes que assim puderam melhorar de condição de vida...
Ermelinda: dos fracos não reza a história e tu és uma mulher de armas...Almada saberá retribuir-te.

Unknown disse...

Quero anunciar que brevemente vamos ter a comunicação em peso,na nossa cidade e as portas da CMA.

Hoje foi um primeiro exemplo,quem viu na SIC, Jantar comemoração 25 de abri,34.000€.

Drª Ermelinda esteja descansado que estamos no bom caminho.

Aguardemos serenamente.

assim se vê força da CDU disse...

A criatura que a imilia gostava e os comunistas de almada promoveram a capataz era um canalha que antes do 25 de Abril era proximo da PIDE. Depois arranjou trabalho na Câmara nos jardins e tornou-se comunista e carrasco.

Anónimo disse...

Pois é assim se vê a força da CDU:

Sabemos de quem estamos a falar...

Mas há muitos mais, porque depois deixaram cá as crias.

Minda disse...

Anónimo das 17:23h

Desabafar é importante porque alivia, diz o povo.
Mas para que as coisas mudem, é preciso coragem de assumir denunciá-las, caso contrário fica todo na mesma.
Apesar da documentação existente, em tribunal os testemunhos pessoais são fundamentais.
A união ainda faz a força!

Minda disse...

Anónimo das 20:04h

Esta gente , além de ordinária e reles, é muito pouco inteligente.
São mais dignos de pena do que outra coisa qualquer.
É caso para dizer: “Deus tenha piedade deles…”

Minda disse...

Beatriz:

Pois é, parece que a CMA está a mostrar a sua verdadeira face: antidemocrática e social fascista.
Mas temos de continuar a nossa luta. Não podemos desistir!
E vou-te confessar uma coisa: não tarda nada vou aderir ao vosso movimento. Ainda aceitam adesões? Começo mesmo a estar farta da intransigência da ECALMA.

Minda disse...

José Eduardo:

Olá. Ora viva. Que tal vai isso por essas bandas?
Tens toda a razão. Como dizemos no n.º 4 do nosso Boletim (o Observatório Autárquico) o processo entregue na 5.ª feira ao Ministério Público foi apenas o primeiro.
Obrigada pelo apoio. Mesmo à distância ele é essencial.

Minda disse...

João:

Ora aí está uma boa notícia. Espero que os tentáculos do polvo não os estrangulem, como aconteceu com a notícia da LUSA e o caso que a Beatriz aqui nos contou.
Vamos aguardar, como dizes, serenamente.

Minda disse...

Assim se vê…

Mas isso é natural. Ou ainda não reparaste que estes têm, exactamente, o mesmo estilo?

Minda disse...

Anónimo das 23:14h

Tem razão. Mas temos de os combater a todos...
É difícil, mas não é impossível.

Anónimo disse...

à anónima das 19-17
Alexandra Sousa
Se olhasses para a tua cara verias umas enormes crateras as tuas ventas parecem uma esponja, cheias de buracos. Não te esqueças que nem saias de casa.

Francisco Vasco disse...

ao anónimo das 19:17

Não acha que a sua linguagem é muito baixa vê-se logo de onde é. Quando não tem argumentos válidos desata a insultar.
Não tem um pouco de inteligência nem sequer de democracia só assim se compreende o facto de não respeitar os que são diferentes da sua cor política.
Qué do chavão "todos diferentes todos iguais", esqueceu ou anda a comer muito queijo à conta da Emilinha. Ela é das poucas que faz notícia pelo almoços bem regados no país veja hoje a SIC aqui ela não faz muita propaganda ou então já chega de atropelos à inteligência de cada um, daí a noticia.
Esta mulher Emilia Sousa ANDA A BRINCAR COM DINHEIRO DE TODOS NÓS.

Anónimo disse...

Penso que não vai demorar muito tempo, para o tacho acabar!
Ora vamos lá fazer as contas:
2000 + ou - funcionarios (com respectivas familias e amigos)
os do PS, Bloco, CDS e etc.
Todos contra a ditadura da CDU em Almada.
Perderam!!!!
LOLlll
Adeus... pois, não fazem falta alguma.
Agora, Pessoal do Staff comecem a procura de emprego!? é só um conselho.

Minda disse...

Francisco:

Exactamente: quando alguém não tem argumentos válidos para contrapor, desatar a insultar é o caminho mais fácil. Mas, quem age assim, além de cobarde, é pouco inteligente… porque quem fica mal no retrato é o próprio.

Minda disse...

Anónimo das 19:28h

Um bom conselho: que comecem à procura de emprego noutro lado.

Related Posts with Thumbnails