terça-feira, 16 de outubro de 2007

"Triunfo da memória contra o esquecimento"



Adriano Correia de Oliveira morreu em 16 de Outubro de 1982. Faz hoje, precisamente, 25 anos.
Para assinalar esta data, o Público editou uma colecção de sete volumes (livro + CD). E assim será todas as 3.ªs feiras até ao dia 27 de Novembro. Por 8,90€ semanais (0,90€ do jornal + 8,0€ do CD), ou seja, 62,30€ no total, podemos ficar com a obra completa de Adriano, organizada e coordenada por José Niza que, na introdução deste 1.º volume, descreve o objectivo desta homenagem:
«Durante muitos anos, demasiados anos, os seus discos estiveram fora do mercado da praça das canções. Morreram em forma de vinil e só recentemente voltaram em compact disc. Um intervalo de esquecimento que separou duas gerações.
Por iniciativa do Público, Adriano assiste agora, a título póstumo, ao triunfo da memória contra o esquecimento.
Estou certo de que as canções que Adriano cantou vão ser um conforto de alma para o mundo dos seus amigos e constituir uma surpresa para as gerações mais novas.»
Além da capa e contracapa do livro que acompanha o CD, deixo-vos parte do texto que Manuel Alegre escreveu sobre o amigo. A descrição da voz de Adriano explica parte da razão porque ouvi-la me deixa tão emocionada, tal como aconteceu agora mesmo ao acabar de deliciar-me com a "Canção de Fornos", "Balada do Estudante", "Minha mãe" ou "Trova do Amor Lusíada"... cantada por Adriano, não há uma canção de que não goste, mas tenho algumas que me tocam mais fundo.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails