terça-feira, 9 de outubro de 2007

Quarto com vista para o que há-de vir

Em 8/11/2006, Cacilhas foi notícia na imprensa local e nacional, dos jornais à rádio e televisão, devido à mega operação (que envolveu 10 inspectores do SEF, 35 membros da PSP, a Comissão de Protecção de Menores e a autarquia) que culminou com a expulsão de cerca de seis dezenas de cidadãos romenos, instalados em edifícios abandonados no Cais do Ginjal e que, supostamente, se dedicavam à mendicidade utilizando crianças.

Na reunião extraordinária da respectiva Assembleia de Freguesia (16/11/2006) os presentes foram informados das medidas adoptadas: identificação de todos os membros da comunidade, emparedamento dos armazéns em causa e ordem de repatriamento dos ilegais. E ponto final.

O assunto é delicado e envolve mais do que simples acções pontuais, não só porque a Roménia é um país da comunidade europeia (da qual faz parte desde Janeiro último) e estes ciganos nómadas têm, também, os seus direitos, mas porque às questões legais se misturam as sociais e de cidadania.

Por isso, há que ter cautelas acrescidas, muita sensibilidade e bom senso, para evitar o crescimento do, por enquanto ténue, sentimento de xenofobia que se sente a pairar por terras almadenses e que me deixa muito preocupada ao ver a aparente indiferença das autoridades.
*



Não basta, portanto, aplicar medidas "à la carte", nem tão pouco impedir o acesso a um lugar resolve o problema da permanência inconveniente destas famílias. A demonstrá-lo estão as imagens que aqui vos deixo hoje, captadas entre os dias 2 e 7 do corrente mês, e sobre as quais me dispenso de tecer comentários.


* A este propósito leiam
a intervenção do PS na Assembleia Municipal de 20/09/2006, cujo teor merece a minha concordância.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails