sexta-feira, 22 de julho de 2011

Oposição "Um - dó - li - tá"

Vem este título a propósito daquele que tem sido o comportamento dos partidos na oposição em Almada. À vez, lá vão permitindo que as propostas da CDU passem todas... umas vezes é o BE que facilita, outras o PSD, e muito raramente o PS (pois nem precisa... já que os outros dois cumprem muito bem o seu trabalho).


Vejamos o que aconteceu na última reunião do executivo, realizada na passada quarta-feira. Peguemos na questão da suspensão do PDM. O Bloco de Esquerda votou contra (e bem, na minha óptica - aliás, posso dizer que concordo, na íntegra, com a posição assumida pela vereadora Helena Oliveira) e... o PSD, convenientemente, absteve-se. Assim, permitiu-se que a proposta passasse. Portanto, o PDM vai ser mesmo suspenso. Eu sei, falta, ainda, a aprovação na Assembleia Municipal: mas, aí, até a oposição pode toda votar contra que o Maia desempata, a favor da CMA, obviamente.


E como sucedeu neste caso, noutros assim acontece amiúde. Um de cada vez, BE e PSD, servindo-se da mesma muleta, lá vão facilitando a vida à CDU. Quase me parece que os votos contra de cada um destes partidos só aparecem quando se supõe, com algumas garantias, que o outro se absterá (ou vota mesmo a favor), dando liberdade de opção sem comprometer a solução final: que as porpostas da CDU serão sempre aprovadas.... e neste caso a vereadora do BE é perita em informar previamente, às vezes em supostas conferências de imprensa (como aconteceu com o voto do Plano e Orçamento para 2011) ou em entrevistas à comunicação social (como o recente episódio acerca da extinção da ECALMA).


A este propósito, lembro uma frase do Prof. Cândido de Oliveira no seu livro Democracia Local. Aspectos jurídicos (ed. Coimbra Editores, 2005):


«...a prática política portuguesa [tem] demonstrado que a permanência em cargos de poder (nomeadamente presidente de junta de freguesia e presidente de câmara municipal), por largos períodos de tempo, tende a desvalorizar as regras de funcionamento democrático das instituições. Estabelece-se frequentemente, com o decorrer do tempo, a vários níveis, uma rede de relações, entre os titulares dos cargos e os eleitores [e os autarcas, acrescento eu] e ainda instituições da vida local que personalizam o exercício do poder e dificultam, de modo inaceitável, o trabalho da oposição. O enfraquecimento da oposição, por sua vez, facilita a manutenção do poder nas mãos de quem o vem exercendo.» Assim é, infelizmente, o retrato do que se passa em Almada...



Fossem de facto oposição, e já poderiam ter feito muito nomeadamente a nível da política de gestão dos recursos humanos. Aí sim, tivessem coragem de ser oposição a sério e já poderiam ter mudado muita coisa. Por exemplo: acabar com certas práticas fascizantes de discriminação de trabalhadores. Mas de uma forma ou outra vão-se encolhendo e não conseguem agir. Até deixaram passar uma estrutura orgânica (na CM e nos SMAS) com uma norma inconstitucional...


Embora na Assembleia Municipal ser ou não oposição não leve a lado nenhum (apesar de não ter maioria absoluta, devido à presença neste órgão deliberativo dos presidentes de junta - que estão na AM não por eleição directa mas por inerência do cargo que desempenham, a CDU acaba por, mercê do desempate do Presidente, estar em posição de maioria absoluta), há sempre a possibilidade de, como resultado do trabalho desta comissão eventual (se os seus membros se comportarem de forma isenta e imparcial) se chegar a conclusões que municiem os partidos para, individualmente, poderem assumir determinadas posições públicas, dando-lhes uma força e legitimidade que antes não tinham.


Confesso que estou na expectativa do que daqui virá. Mesmo que a CDU esperneie (ao fim e ao cabo vai ser muito difícil não deixar que o partidarismo se sobreponha à verdade) e o BE se cale (a conivência dos últimos dois anos a isso os obrigará, mesmo indo em contrário aos princípios programáticos do partido), estou em crer que o PS, o PSD e o CDS não vão querer ficar mal no retrato, agora que o assunto chegou à comunicação social.

11 comentários:

Anónimo disse...

As elites da CDU/Almada lá vão atropelando a constituição, mais a mamâ do Bruno Dias intelectual de meia tigela pensa que é a maior.
Há não sabiam a família tem toda tachitos como é de esperar na kamarilha.

Churchill disse...

A democracia é uma chatice, não é GT?

O que dava jeito era uma espécie de governo à Zé Du (o de Angola, que o que por aqui anda ladra mas não morde!), não era?

Bye, e resto de boas férias

Anónimo disse...

wc ouvimos dizer que tua mãe é que gemia e bem...não escapava um canito...bela cadela...

José Eduardo disse...

Pestilento W.C: fico feliz ao saber que o incomodo tanto!

Já diziam os mais antigos: "quem desdenha quer comprar!"

Outros diriam, também: "só se fala de quem é importante!"

Tem, ainda, os que dizem: "os cães ladram e a caravana passa!"

Por último: "o que vem de baixo não me atinge!"

Pode continuar com essa sua
obsessão...eheheheh.

Pena é que não os tenha no sítio para se dar a conhecer...

Como a vida dá muitas voltas, quem sabe...

Anónimo disse...

Almada e uma cidade falida.

Churchill disse...

Oh Zé Du, não é incomodo nenhum.

Incomodado ficaria se alguma vez viesse a ter poder, pois denota todos os traços dos piores ditadores, e acrescenta em relação a alguns uma triste falta de coerência.

Mas vejo que na plataforma já têm uns anónimos de nível, como o dromedário das 00:10. Mais um brilhante membro.

Mas porque é que me quer assim tanto conhecer?, não me diga que me vai bater? ou já está a desenvolver alguma paixão (para quem se assumia como homofóbico ainda há pouco tempo sempre é uma grande evolução, ainda o vamos ver a sair do armário).

até logo

José Eduardo disse...

Pestilento W.C.: como diria o outro: "ri-te agora que choras depois!" Eheheheheheh.

Churchill disse...

Zé Du
Antes isso que chorar agora e continuar a chorar depois.
Capice!

José Eduardo disse...

Pestilento W.C.: respondo-lhe com a mesma resposta a um "célebre" personagem Social Fascista do PCP, nos Paços do Concelho de Almada: "cá se fazem cá se pagam!"

"Em Portugal, as pessoas são imbecis ou por vocação, ou por coacção, ou por devoção."
Fonte - Diário (1946) Autor - Torga , Miguel

Churchill disse...

Zé Du
Então e qual das três opções é o seu caso?

E agora num outro assunto, já falou com a GT para verem quanto irão contribuir nas dividas do poeta Alegre, que ficou pendurado com 400.000€ na ultima candidatura a presidente?

Até logo

EMALMADA disse...

PS, PSD e BE pegam na mesma colher para mexer o mesmo tacho, por mais falinhas que cada um tenha.
O resto são tretas para enganar o eleitor e ficarem bem no retrato desta fedorenta democracia almadense controlada pelos capitalistas comunistas.

Related Posts with Thumbnails