sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O seu NÃO conta!


Ontem, dia 9 de Dezembro, assinalou-se o Dia Internacional contra a Corrupção. Os jornais apresentaram as suas reportagens e o retrato do país saiu demasiado escuro. As duas frases que se seguem sintetizam bem o que se passa em Portugal. É lamentável!

«A maioria dos portugueses (83%) considera que a corrupção piorou em Portugal desde 2007, e 75% classificam como ineficaz o combate por parte do Governo. No ranking dos menos honestos a classe política surge à cabeça.» (Diário de Notícias)

«Na hora de corromper, as maiores suspeitas recaem sobre as empresas de construção, desporto, lares e escolas de condução enquanto os corrompidos são geralmente das câmaras municipais, juntas de freguesia, SMAS e empresas municipais.» (Público)

Apesar das muitas agruras que todos aqueles que, de forma assumida, se atrevem a denunciar casos de corrupção passam, não podemos baixar os braços e deixar que Portugal continue a ser visto como um país de corruptos.

É preciso unir esforços e apostar, também, na mudança de mentalidades (o português é demasiado tolerante com a corrupção) e na protecção dos denunciantes, além de melhorar o desempenho da justiça. Caso contrário, é a própria Democracia que está em risco.

Por isso, adira também à campanha “O seu NÃO conta”. O meu NÃO é veemente, persistente e activo! NÃO!
«O Conselho de Prevenção da Corrupção aderiu à campanha das Nações Unidas "O seu NÃO conta". Trata-se de uma mensagem de sensibilização dos cidadãos, uma vez que o fenómeno da Corrupção apenas poderá ser prevenido e combatido a partir da mobilização da sociedade civil e da tomada de consciência por todos da necessidade de haver uma atenção e um empenhamento constantes visando a erradicação do flagelo.»



29 comentários:

Anónimo disse...

Veja-se o caso do trabalhador que ousou denunciar o erro que foi aceitar a etar da Mutela, no Smas de Almada.
Foi despedido, ilicitamente. Foi ultrapassado no Concurso de Admissão que tinha ganho. e também este facto veio a ser anulado pelo Tribunal.
Viveu desempregado 4 anos, enquanto aguardava os recursos que o smas fez, só para ganhar tempo e prejudicar o trabalhador. A família dele ainda nem recuperou economicamente do mal que o Smas lhes fez, até porque o Smas ainda não lhe pagou a indemnização que foi condenado pelo Tribunal de trabalho.

O trabalhador ganhou todos os recursos, todos os processos.
Então só restou ao smas de Almada desterra-lo numa prisão isolada, a que chamaram posto de trabalho, que é o Depósito do Feijó.

O mais importante é que ele até tinha razão quando discordou da obra da Mutela: as avarias das máquinas, que desde 2005 se verificam foram previstas por ele, que é a sua especialidade, engenharia de máquinas.
Mas os caprichos (ou outra coisa...) da filha da Maria Emília, a Eng. Alexandra, falaram mais alto e assim liquidaram a vida profissional de um trabalhador que luta há 5 anos por sobreviver as atrocidades do Smas de Almada, contra ele.
Sem dúvida que é dificil denunciar irregularidades neste país, e os fortes corruptos ganham sempre.

Anónimo disse...

Realmente é difícil denunciar práticas de corrupção.
Os corruptos que estão no poder, têm a faca e o queijo na mão. Como acontce aqui em Almada.
E, pior ainda, quando há partidos na Oposição (???) que acabam por fazer o jogo desta gente e preferem que tudo se mantenha encoberto.
Assim é difícil, de facto, acabar com estas práticas indignas de acontecer numa democracia.
Mas deve-se cruzar os braços? Acho que não.
Em Portugal, e aqui no nosso concelho, há muita gente honesta e estou em crer que havemos de conseguir acabar com estas aberrações.

malta das ETAR disse...

Minda: a gente vai-lhe contar um dia destes o que o homem denunciou e a Eng. fufa "abafou"
A luta não acabou!

Morador da Mendo Gomes de Seabra disse...

Já pensaram o que vai na cabeça da Emilianov que sabe que só lhe resta um par de anos para se encher e encher a camarilha?
Coitada da mulher, o brilho desaparece. O Matos vai lamber outra freguesia, pudera esta mulher além de feia por fora é aterradora por dentro pois príncípios é coisa que não tem, o Salgadinho era capaz de dizer que a aberração da filha Lurdinhas é por ser dos camaradas depois de beberem umas vodkas. Desculpem deste desabafo mas Almada está saturada desta velhaca corrupta e nós moradores não vemos a hora da retirada da Emilianov. Estamos fartos.

Anónimo disse...

Correção: O nome é mesmo Emilianov Rascaputina.

Anónimo disse...

Se a ETAR da Mutela não é um caso de corrupção, então nenhum será !

Foi aceite cheia de defeitos e problemas por resolver, em Setembro de 2005, a um mês das Autarquicas ...
Coincidências, dirão os Anónimos zelosos deste "blog", como será coincidência o que se consta que foi a Teixeira Duarte (autora da obra) quem pagou a campanha eleitoral de 2005 da CDU em Almada...
Os defeitos que tinha a ETAR foram ignorados pela Sra. Eng. Alexandra Sousa (filha da recandidata a Presidente da Camara), que tratou de aceitar a obra sem hesitar.
Claro que depois as avarias foram tantas, que a ETAR esteve parada durante largos meses, senão anos, com o munícipe a pagar as despesas decorrentes do seu (não) funcionamento.
E o mesmo munícipe teve que custear a maior parte das reparações.
Claro que isso agora não interessa nada, pois as eleições foram "ganhas" pelo CDU, para não variar, e ficar a podridão...

Depois ainda se admiram que quem tecnicamente denunciou o erro desta recepção de obra não seja espezinhado pelos dirigentes dos SMAS, e condenado à pena de cadeia no Tarrafal (Depósiito do Feijó).
Erro tecnicamente falando, mas "grande jogada" politicamente analisando.

Como se vê, "Almada terra pensada"...
Fascismo é assim mesmo, qual é o espanto?
Agora venham os "palhaços-de-serviço" negar isto, se tiverem coragem!

Sousa disse...

Ao Anónimo anterior:
Como é óbvio, está enganado.
Quem tem Sousa no nome, em Almada e ocupa cargos de Direção na CMA e satélites, não é corrupto.
São os casos da Eng. Catarina Sousa Freitas, Eng. Carlos Sousa dos SMAS, Eng. Carlos Sousa da Geneal, Eng. Alexandra Sousa, dos SMAS, etc. Sousa...
Que o diga o camarada Jerónimo (Sousa...) que vê o seu partido bem abastecido de dinheiro desde a "offshore" de Almada...

Anónimo disse...

Os palhaços de serviço foram de fim de semana antecipado

Anónimo disse...

Gostei do nome Emilianov Rascaputin mas querem saber o que é corrupção vejam a vidinha do Fernando Mendes, do Carlos Mendes do Ramiro, do Carreiras, e seus familiares e amante das concubinas do Carlos Mendes, do Carlos Sousa, da Catarina e seu papá que se faz passar por arquitecto sendo carpinteiro, ou seja menosprezando donde vieram e fazem-se passar por famílias bem, pérolas a porcos meus senhores, pérolas a porcos.
- E o Carlos Mendes que se abotoou a um terreno na Aroeira que foi dado à colectividade, não é corrupção? - E a filha da Presidenta que tem mais de 16 casas algumas das quais numa cooperativa que foi ocupar terrenos que a camara expropriou para interesse público, não é corrupção?
- E o Ramiro que abre empresas e gasta material da Câmara e utiliza o Feijó para armazém onde até tiros houve, constrói casas à custa de mão de obra dos SMAS e material de canalização do mesmo, não è corrupção?

Anónimo disse...

E a casa do Ze Virgilio nas Ermidas do Sado ? quem a pagou ? quem a construiu ? vai ver que o pessoal dos smas, nas horas de serviço ...
E quem lhe ofereceu o jipe dos smas, depois de todo arranjadinho ?
Quem foi ? o Ramiro, claro !
O seu sócio das trapalhadas de sempre ...

Lina Matos disse...

Eu nunca vi em qualquer outro blogue gente com a lingua tão viperina. É o vale tudo. Qualquer coisa serve para que os fins da D. Ermelinda sejam atingidos.

Minda disse...

Anónimo das 05:38h

Vida de denunciante é muito difícil.
Culturalmente os portugueses são muito mais tolerantes com os corruptos do que com quem denuncia.
Logo, é muito difícil assumir uma atitude frontal de luta contra estas práticas que minam a Democracia.
Embora, depois, os mesmos que toleram queiram exigir rigor e transparência na Administração Pública.
E quem está no poder, que corrompe e se deixa corromper, sabe que as coisas funcionam assim e acaba por ficar sempre na mó de cima e facilmente espezinha quem se lhe opõe.
Como a justiça é lenta…

Minda disse...

Anónimo das 6:49h

Muitas das práticas de peculato, tráfico de influências, favorecimento, prevaricação e mesmo de corrupção vão-se descobrindo aos poucos (este é um crime muito difícil de provar). E muitas delas acontecem porque, de facto, a Oposição nos órgãos colegiais autárquicos não cumpre o seu dever de fiscalização mas ocorre, também, porque a CDU sedimentou no poder autárquico executivo o que acaba por criar um ambiente propício a tais práticas. Por isso sou a favor da delimitação temporal dos mandatos.

Minda disse...

Malta das ETAR:

Fico à espera dessa conversa.
Mas, seria escusado utilizar aquele adjectivo. Há que moderar a linguagem.
E a luta continua, sim!

Minda disse...

Morador da Mendo Gomes de Seabra:

Pedia-lhe alguma moderação na linguagem se faz favor. É que, depois vêm aqui acusar-me de estar rodeada de anónimos que só desprestigiam este espaço.
Almada está saturada desta gente que se diz de esquerda e funcionam com uma cartilha muito parecida com a do fascismo.
Mas a máscara está a cair.

Minda disse...

Anónimo das 10:30h

Essas informações devem ser transmitidas à Polícia Judiciária ou ao DCIAP para que investigue.
Se há provas elas devem ser entregues ao Ministério Público.
Os prevaricadores têm de ser penalizados.

Minda disse...

Anónimo das 11:01h

Mas isso é tudo família? Ou mera coincidência de apelidos? São Sousas a mais, realmente.
Mas se há actividades ilícitas, elas que sejam denunciadas a quem de direito para as investigar.

Minda disse...

Anónimo das 12:02h

As informações que aqui nos apresenta são graves e carecem de ser provadas. Caso contrário não passam de calúnias. Por isso é preciso ter cuidado com as afirmações proferidas.

Minda disse...

Anónimo das 13:16h

Se tem provas documentais ou testemunhou alguma das infracções que refere, apresente a denúncia ao Ministério Público.
Porque vir aqui deixar um comentário anónimo é, como disse anteriormente, dar hipótese a que pensem que são meros boatos caluniosos.

Minda disse...

Lina Matos:

Agradeço o seu comentário.
E informo-a que os meus propósitos são atingidos com provas concretas e não com informações caluniosas.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Anónimo disse:

Trabalho à trinta e quatro nesta autarquia e nesta caminhada, encontrei muita gente honesta, responsável, profissional e zeladora da coisa pública, dos mais diversos sectores e categorias profissionais, desde auxiliares, pessoal administrativo, técnicos e dirigentes, com quem tive o prazer de conviver e trabalhar.

Minda disse...

Anónimo das 19:22h

Nasci e cresci no concelho de Almada. Tenho 51 anos.
Conheço, obviamente, muita gente que trabalha na CMA, nas Juntas de Freguesia nos SMAS.
Tenho nestas autarquias muitos amigos e, até, familiares.
A maioria das suas centenas de trabalhadores e trabalhadoras são mesmo gente competente, cumpridora e honesta.
Por isso, mesmo com incompetentes à mistura e gente pouco séria no meio, funcionários e autarcas, a imagem que passa do funcionamento geral ainda tem nível.

Anónimo disse...

Por se mesmo, já é um escandalo que a filha da Emilia, a sua apaixonada e o seu sobrinho estejam em postos de responsabilidade na corrupta CMA, não tem mas família para pôr a \"trabalhar\" ???

Anónimo disse...

Postos de responsabilidade onde chegaram em meia dúzia de anos ao ponto mais alto da carreira salarial.
Estes oportunistas ganham cerca de 45.000 euros / ano.
Este é o salário. Não contando com o "resto" (o que não é salário...) que permite algum "poder de aquisição".
Por exemplo:

Av.da Igreja, 52 2ºDto
1700-239 Lisboa

Loteamento Guadiana Foz
Av. Da Republica, 6 2ºA
8900-201 Vila Real de Sto. Antonio

Praceta Vasco da Gama,
nº1, 1A, nº2, 2A, nº3, 3A, nº4, 4A, nº5, 5A, nº6, 6A, nº7,7A, nº8, 8A
Vila Nova da Caparica
2825-144 Caparica
(terreno expropriado pela CMA por interesse público, dado à cooperativa por troca das casinhas para a filhinha)

Av.Oscar Monteiro Torres, 42 R/c Dto
1000-219 Lisboa

R. José Lins do Rego, 14 5ºDto
1700-264 Lisboa
(morada habitual da família)

é o património imobiliário do casal Catarina Sousa Freitas & Lurdes Alexandra Sousa, respectivamente nora e filha da Sra. Presidente da Câmara de Almada.

Anónimo disse...

Hoje fiquei a saber que a casa onde habito, que adquiri por escritura pública lavrada em 15 de Janeiro de 1992, sita na Praceta Vasco da Gama em Vila Nova da Caparica, afinal não me pertence!...Dê-se a merecida gargalhada!...
Meus senhores tudo tem limites.
Não sei como é que gente desta laia tem o desplante de criticar seja quem for, quando eles próprios se servem não importa de que mentira seja para arrastar na lama a vida das pessoas.
Poderia ainda fazer prova de outras mentiras que têm sido ditas neste blogue, mas creio que os visados não deixarão de o fazer pelos meios próprios.

Minda disse...

Anónimo das 11:25h

A CMA enquanto entidade não é corrupta. Sê-lo-ão alguns dos que lá exercem funções. Mas isso caberá às entidades judiciais provar.

Minda disse...

Anónimo das 12:39h

As irregularidades na nomeação do pessoal dirigente, entre eles família da senhora Presidente, amigos e militantes do PCP, sobretudo nos SMAS, já não são de agora. A própria IGAT detectou muitas ilegalidades a quando da inspecção em 2006.
E a Plataforma já entregou u processo no Ministério Público (em 7 de Outubro de 2010).
Quanto ao património que aponta, atenção: para afirmar o que diz é preciso provas sobre a titularidade dos bens. Não bastam suspeitas.

Minda disse...

Anónimo das 17:26h

Se é verdade o que diz, porque não se identifica? Nem sequer indica qual é a fracção de que é proprietário. E sendo os registos prediais públicos, porque não indica o n.º do artigo matricial? Assim seria fácil provar que está a dizer a verdade e o anónimo anterior a mentir. Ou a sua afirmação é pura manobra de distracção?
E se pode fazer prova (bem, se for como no caso da suposta propriedade… afinal não prova nada) de mentiras que eu aqui tenho dito (digo eu! Aquelas que eu assino e não as que uns quaisquer anónimos aqui vêm dizer), acho que as deve apresentar para que a verdade fique esclarecida. Porque dizer que digo mentiras e nem sequer indicar quais elas são é insuficiente.

Anónimo disse...

ao anónimo de 11 de Dezembro de 2010 17:26

muito bem estar a contribuir para a verdade . estará?
só uma pergunta, a sua casinha, lembra-se a quem a comprou, ou vai resposnder que isso agora não interessa nada?
ou foi uma prendinha também?

Related Posts with Thumbnails