terça-feira, 27 de junho de 2006

BIBLIODOMUS


Li, hoje, no jornal Público (o meu diário preferido, e sem o qual não passo enquanto bebo o cafezinho da manhã e ganho forças para iniciar mais uma jornada de trabalho… trabalho sim, que isto de dizer que os funcionários públicos são todos uns preguiçosos é extremamente injusto… adiante!) uma notícia que não posso deixar de vir aqui, publicamente, louvar.
Trata-se do projecto Bibliodomus – Biblioteca em Casa, Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura da Câmara do Seixal, e cuja Biblioteca Municipal deu já início à fase piloto.
Esta iniciativa, que eu considero de primordial importância e que deveria ser implementada noutros conselhos, visa levar o livro a populações carenciadas, ou com dificuldades de mobilidade que as impeçam de frequentar as bibliotecas do concelho ou usar a informação nelas disponível.
Nesta fase inicial, prevê-se dar apoio a cerca de 140 munícipes, levando até suas casas livros, música e filmes, além de “dois dedos de conversa”, na medida em que muitos dos destinatários são idosos e a solidão a sua companheira mais frequente.
Sendo este um projecto aberto e dinâmico, várias outras ideias estão a madurar entre os dinamizadores, à espera do momento oportuno para arrancarem no terreno, nomeadamente após conseguirem a colaboração de algumas empresas e agentes locais do sector: o INFODOMUS, que pretende levar a informática junto destes agora info-excluídos e potenciais utilizadores, e o TURISMO CULTURAL, que prevê «levar os idosos a passeios que tenham os livros como inspiração».
O combate a todas as formas de isolamento é, pois, o principal objectivo desta louvável iniciativa, que não podemos deixar de assinalar, esperando que outros municípios lhe sigam o exemplo.
Fotografia: retirada do site da Sociedade Filarmónica União Seixalense.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails