segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Portugal Desigual


«Novo site, hoje online

Várias vezes a pergunta foi feita e várias vezes ficou sem resposta. Quem é que perdeu mais nos últimos anos com a crise? Os mais ricos ou os mais pobres? Foi a classe média que saiu mais penalizada deste período? Nunca faltaram argumentos para defender as diferentes perspectivas. O que faltava eram os números.
A Fundação apresenta hoje o projecto digital Portugal Desigual. Desde 2009 até ao presente, a situação económica e social do nosso país alterou-se significativamente. Assim, considerou-se de absoluta importância acompanhar o fenómeno e prolongar o primeiro estudo da Fundação sobre Desigualdade, cuja análise terminava em 2009, conhecendo os efeitos das políticas de austeridade nas condições de vida das famílias.
Com este objectivo, apresenta-se hoje uma nova análise sobre os impactos da crise económica: o estudo “Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: Consequências Sociais do Programa de Ajustamento”, da autoria de Carlos Farinha Rodrigues e cujas principais conclusões se encontram em Portugal Desigual.

No site encontra estatísticas e gráficos interactivos bem como um glossário e funções de ajuda à leitura, com explicações acessíveis de vários conceitos, como a diferença entre desigualdade e pobreza, a intensidade de pobreza, como calcular a linha de pobreza e o que é viver em privação material severa. Os textos, da autoria da jornalista Raquel Albuquerque, são acompanhados de entrevistas a vários especialistas, artigos do jornal Expresso e reportagens (realizadas pela SIC), ambos parceiros do projecto, que transportam o leitor para o campo da investigação jornalística sobre o tema.»

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails